Silhueta de pessoa indiferenciada

Carla Rolo Antunes

Professor auxiliar
Subsistema
Orgãos de Gestão
Regime
Exclusividade
Vínculo
Cargo Político / Mandato
Carla Rolo Antunes (1969) é Licenciada em Engenharia Biofísica pela Universidade de Évora -UE (1993), Mestre em Hidráulica e Recursos Hídricos pelo Instituto Superior Técnico - IST (1996) e Doutorada em Geociências, ramo Hidrologia, pela Universidade do Algarve - UAlg (2010). De 1995 a 2001 exerceu atividades de engenheira projetista (Hidroprojecto), na área de recursos hídricos, ordenamento do território e estudos ambientais. No ano lectivo 2000/2001 foi Assistente Convidada na Faculdade de Engenharia dos Recursos Naturais da Universidade do Algarve, tendo passado, em outubro de 2001, a Assistente. Desde maio de 2010 é Professora Auxiliar na UAlg. É membro colaborador do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), diretora do Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção (CEPAC), diretora de curso de mestrado em Gestão Sustentável dos Espaços Rurais e membro do Conselho Cientifico da Faculdade de Ciências e Tecnologia. De 2011 a 2015 foi diretora do curso da licenciatura em Arquitetura Paisagista. Tem desenvolvido a sua atividade científica na área dos recursos hídricos, do ordenamento do território e da avaliação ambiental, sendo autora de vários artigos e capítulos de livros nestas temáticas. No âmbito da atividade de consultoria destaca-se a sua participação em Estudos Ambientais (Estudos de Impacte Ambiental e de Avaliação Ambiental Estratégica), Estudos Hidrológicos, Projetos de Recuperação Ambiental e Integração Paisagística e Planos e Programas de Ordenamento.

Atividades

Atividades
2020 - 2021/03. Arbitragem científica em conferência. 15º Congresso da Água. Lisboa.
2021/01 - Presente. Arbitragem científica em revista. Agriculture (2077-0472). MDPI.
2019 - 2020. Orientação. Water Sensitive Urban Design para criação de uma Water Sensitive City. Caso de Estudo: Cidade de Quarteira.Ciclo Urbano da Água (Mestrado). Orientador.
Consultoria / Parecer. "Ação de Formação Interna - Engenharia Natural. Técnicas aplicadas em linhas de água.” Associação Portuguesa de Engenharia Natural. Município de Oeiras..
2020/12/02. Júri de grau académico. Otimização dos circuitos de recolha de resíduos urbanos indiferenciados no concelho de Silves. Arguente. Bruno Gago Pires Espanha (Mestrado).
2020/11/11. Júri de grau académico. Water Sensitive Urban Design para criação de uma Water Sensitive City. Caso de Estudo: Cidade de Quarteira.. Orientador. Miguel Silva Rodrigues (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/10/09. Júri de grau académico. Parâmetros Agroecológicos para a Análise da Produção Sustentável de Água na Microbacia do Ribeirão do EMA, Paraná, Brasil. . Arguente. Thaisa Dario Bossi (Outro). Universidade Estadual de Maringá.
2020/07/30. Júri de grau académico. Percurso de Conetividade e interpretação da paisagem. Ligação entre a cidade de Tavira e o Pego do Inferno. Arguente. Ricardo Jorge Gonçalves Neto (Mestrado). Universidade do Algarve.
2020/04 - Presente. Arbitragem científica em revista. Urban Science (2413-8851). MDPI.
2019/09 - 2020/01. Curso / Disciplina lecionado. Seminários Avançados em Gestão Sustentável do Espaço Rural I. Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017 - 2019. Orientação. Contributos para a mitigação dos fenómenos hidrológicos extremos na bacia hidrográfica da Ribeira de Albufeira. Proposta de Infraestrutura Verde.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2017 - 2019. Orientação. Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de Alcoutim.Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (Mestrado). Orientador.
2019. Júri de grau académico. Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de Alcoutim. Orientador. Ioana Vicente Cavaco (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019. Júri de grau académico. Contributos para a mitigação dos fenómenos hidrológicos extremos na bacia hidrográfica da Ribeira de Albufeira. Proposta de Infraestrutura Verde. Orientador. Mafalda Sofia Rodrigues Castilho (Mestrado). Universidade do Algarve.
2019. Júri de grau académico. Traçado para um novo percurso pedestre nas margens da ribeira do Vascão. Orientador. Ana Margarida Barrincho Nunes Gancho (Mestrado).
2019. Júri de grau académico. O néctar na cultura da framboesa em estufa: Extração pelas abelhas. Presidente do júri. Tomás de Almeida Brito (Mestrado).
2019 - 2019. Arbitragem científica em conferência. INCREaSE 2019 - Congresso Internacional de Engenharia e Sustentabilidade no séc. XXI. Faro.
2019. Apresentação oral de trabalho. A Paisagem no Algarve – litoral, barrocal e serra”. Comunicação oral a convite integrado na Oficina do Conhecimento “Património Natural e Cultural do Algarve".
2019. Apresentação oral de trabalho. Engenharia Natural: Estratégia para a conservação da natureza e a resiliência do território. Sociedade de Geografia de Lisboa.
2019 - Presente. Arbitragem científica em revista. Sustainability ( 2071-1050). MDPI.
2019 - Presente. Arbitragem científica em revista. Water (2073-4441). MDPI.
2019 - Presente. Arbitragem científica em revista. CATENA (0341-8162). Elsevier .
2019 - Presente. Arbitragem científica em revista. Urban Studies Research (2090-4193). Hindawi Limited.
Consultoria / Parecer. Programa das albufeiras de águas públicas de Régua e Carrapatelo.
Consultoria / Parecer. Planos de Gestão de Zonas Especiais de Conservação (ZEC), no âmbito da Diretiva Habitats.
2018 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Gestão e Avaliação de Impactes Ambientais. Gestão Marinha e Costeira (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2019 - 2019/04/09. Orientação. Traçado para um novo Percurso Pedestre ´Nas margens da ribeira do Vascão´.Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (Mestrado). Orientador.
2018. Júri de grau académico. Certificações como uma estratégia para o desenvolvimento local: O caso da batata doce de Aljezur IGP/ Algarve-Portugal. Presidente do júri. Érica Sá Santos Ferrand (Mestrado).
2018. Júri de grau académico. Reabilitação urbana da vila de Alcoutim: proposta de criação de uma rede integrada de alojamento como estratégia de turismo sustentável em áreas de baixa densidade. Presidente do júri. Raquel Boto (Mestrado).
2018. Júri de grau académico. O emparcelamento rural. Caso de estudo: concelho de Alcoutim. Orientador. Carlos Amaral Ludovico (Mestrado).
2018. Júri de grau académico. Quantificação da pegada de carbono associada ao consumo de energia elétrica no Município de Loulé. Arguente principal. Ruben Filipe Dourado Simão (Mestrado).
2018 - 2018. Arbitragem científica em conferência. X Conference AEIP APENA EFIB ECOMED – Soil and Water Bioengineering in the Mediterranean Ecoregion,. Madrid.
2018. Apresentação oral de trabalho. Contribuições da avaliação ambiental na gestão dos recursos hídricos. Caso de estudo: RH Tejo”. . Congresso do Tejo III. Mais Tejo, mais Futuro Um Compromisso Nacional.
2018. Apresentação oral de trabalho. Soil and Water Bioengineering in the Mediterranean Ecoregion. X Conference AEIP APENA EFIB ECOMED – Soil and Water Bioengineering in the Mediterranean Ecoregion.
2018 - Presente. Arbitragem científica em revista. Heliyon (2405-8440). Elsevier .
Consultoria / Parecer. Programa da albufeira de águas públicas de Castelo de Bode.
Consultoria / Parecer. Aproveitamento Hidroeléctrico de Ribeiradio-Ermida - Programa das albufeiras de águas públicas de Ribeiradio e Ermida..
Consultoria / Parecer. Programa de Ordenamento da Orla Costeira Odeceixe – Vilamoura.
Consultoria / Parecer. Revisão do Plano Diretor Municipal de Almeirim.
Consultoria / Parecer. Projeto de Requalificação e Valorização da Pateira de Fermentelos. Projecto do Açude em Requeixo / Rio Águeda e Plano de Recuperação Paisagista.
2009 - 2018. Curso / Disciplina lecionado. Instrumentos de Avaliação Ambiental. Arquitetura Paisagista (Mestrado). Universidade do Algarve.
2018 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Hidrologia Agrícola. Agronomia (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2018 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Planeamento Ecológico. Arquitectura Paisagista (Mestrado). Universidade do Algarve.
2018 - 2018/07/23. Orientação. O emparcelamento rural. Caso de estudo: concelho de Alcoutim.Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (Mestrado). Orientador.
2017. Júri de grau académico. Ferrovias em Espaço Urbano – Sua Transformação em Vias Verdes. O caso de Vila Real de Santo António. Arguente. Inês Isabel Guerreiro Cavaco (Mestrado).
2017. Júri de grau académico. Pegada de Carbono no Município de Faro. Arguente principal. Adriana Sofia Ramos Pires (Mestrado).
2017 - 2017. Arbitragem científica em conferência. INCREaSE 2017 - Congresso Internacional de Engenharia e Sustentabilidade no séc. XXI. Faro.
2017 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista de Ciências Agrárias (2183-041X). Sociedade de Ciencias Agrarias de Portugal.
2016. Júri de grau académico. Avaliação de preparados homeopáticos na produtividade da alface. Presidente do júri. Cidália Luís Brás Romão (Mestrado).
2016. Júri de grau académico. Agricultura na Construção da Paisagem Multifuncional. Contributos para a definição de uma estrutura ecológica municipal sustentável nas freguesias de Ferreiras e Paderne. Orientador. Patricia Sofia Guerreiro António (Mestrado).
2016. Júri de grau académico. Projeto de Implementação de um Corredor Verde no Concelho de Torres Vedras. Orientador. Lígia da Conceição Franco Gomes (Mestrado).
2016. Júri de grau académico. A pegada hídrica da agricultura em Portugal. Arguente. Álvaro Alexandre Cavalcante Pereira (Mestrado).
2016 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Seminários Avançados em Gestão Sustentável do Espaço Rural II. Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Projeto de Dissertação. Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (Mestrado). Universidade do Algarve.
2016 - 2016/06/17. Orientação. A AGRICULTURA NA CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM MULTIFUNCIONAL. Contributos para a definição de uma estrutura ecológica municipal sustentável nas freguesias de Ferreiras e Paderne.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2016 - 2016/05/25. Orientação. PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM CORREDOR VERDE NO CONCELHO DE TORRES VEDRAS.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2015. Júri de grau académico. Pegada Ecológica da aplicação de fertilizantes em citrinos na Região Algarvia. Arguente. Sílvia Margarida da Silva Cruz (Mestrado).
2015. Júri de grau académico. Assessing soil erosion due to land use change at the Alqueva reservoir surrounding area. Vogal. Vera Lúcia Matias Ferreira (Doutoramento).
2015. Júri de grau académico. O combate à desertificação nas Cumeadas do Baixo Guadiana. Presidente do júri. Leila Van Melle (Mestrado).
2015. Júri de grau académico. O contributo dos caprinos na sustentabilidade de sistemas agrários desfavorecidos no Algarve. O caso das queijarias artesanais. Presidente do júri. João Cassinello Lopes Dias (Mestrado).
Consultoria / Parecer. Recuperação e proteção dos sistemas dunares degradados e renaturalização das áreas naturais degradadas integrada no Programa Polis Litoral Norte.
Consultoria / Parecer. Avaliação Ambiental Estratégica da Revisão do Plano Director Municipal de Vila Velha de Rodão - componente Recursos Hídricos.
2015 - 2015/07/08. Orientação. PARQUE AGROECOLÓGICO DA CAMPINA DE FARO.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2012 - 2014. Orientação. Carta de Desporto da Natureza para o Parque Natural da Serra da Estrela.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2013 - 2014. Orientação. Análise dos efeitos da avaliação ambiental estratégica em áreas sujeitas a programas Polis. Casos de estudo: Polis Albufeira e Polis do Litoral..Engenharia do Ambiente (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. Comparative Analysis of Freshwater Wetlands of Belarus and Portugal on the Aspect of their Present Status, Nature Conservation Performance and Future Perspectives.Gestão Sustentável dos Espaços Rurais. Orientador.
2014. Júri de grau académico. Regadios Tradicionais no Território Português. O Caso de Querença no Barrocal Algarvio. Arguente principal. Rosa Maria Antão Fernandes (Mestrado).
2014. Júri de grau académico. Comparative Analysis of Freshwater Wetlands of Belarus and Portugal on the Aspect of their Present Status, Nature Conservation Performance and Future Perspectives. Orientador. Lizaveta Stikevich (Mestrado).
2014. Júri de grau académico. Análise dos Efeitos da Avaliação Ambiental Estratégica em Áreas Sujeitas a Programas Polis. Casos de Estudo: Polis Albufeira e Polis Litoral. Orientador. Cátia Vanessa (Mestrado).
2014. Júri de grau académico. Contributos para a Carta de Desporto da Natureza do Parque Natural da Serra da Estrela. Orientador. Hugo Renato Almeida Ramos (Mestrado).
2014 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Ordenamento do Território. Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Planeamento Urbano e Serviços dos Ecossistemas. Ciclo Urbano da Água (Mestrado). Universidade do Algarve.
2014 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Políticas Urbanas da Água Governança. Ciclo Urbano da Água (Mestrado). Universidade do Algarve.
2012 - 2013. Orientação. Corredores fluviais de montanha: contributos da bioengenharia para a estabilização de taludes e manutenção da galeria ripícola. Caso de estudo: Barranco dos Pisões, no concelho de Monchique.Arquitetura Paisagista (Mestrado). Orientador.
2013. Júri de grau académico. Alterações da paisagem decorrentes da construção da barragem do Alqueva: Cenários para 2025, 2050 e 2010. Arguente. André Filipe Samora Arvela (Mestrado).
2013. Júri de grau académico. Corredores fluviais de montanha: contributos da bioengenharia para a estabilização de taludes e manutenção da galeria ripícola. Caso de estudo: Barranco dos Pisões, no concelho de Monchique”. Orientador. Tiago Santana Águas (Mestrado).
2013. Júri de grau académico. Técnicas de sustentabilidade ecológica aplicadas ao projecto de arquitectura paisagista. Casos de estudo: projectos da Câmara municipal de Tavira. Arguente. Andreia Filipa Carvalho Martins (Mestrado).
2012. Júri de grau académico. Reabilitação e Valorização de Cursos de Água em Meio Rural. O Caso do Ribeiro da Roda, em Moura. Arguente principal. Vanessa dos Santos Mestre (Mestrado).
2012. Júri de grau académico. Evolução sobre o espaço público de Olhão. Inventário e aplicação em SIG. Arguente. Cláudio Dias da Costa (Mestrado).
2012. Júri de grau académico. Desenvolvimento de um Sistema de Classificação Paisagística para Campos de Golfe. Arguente principal. Cláudia Alexandra Nunes Mariano Pereira (Mestrado).
2012 - 2012. Arbitragem científica em conferência. 5th IASME / WSEAS International Conference on Landscape Architecture (LA´12), World Scientific and Engineering Academy and Society. Faro.
Consultoria / Parecer. Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo e o Plano da Bacia Hidrográfica das Ribeiras do Oeste - Avaliação Ambiental Estratégica..
Consultoria / Parecer. Projecto de Intervenção Gestão Ambiental e Requalificação de Sistemas Fluviais no Vale do Sorraia – Soluções e Medidas..
2010 - 2011. Orientação. O Golfe no Algarve. Paisagem e Sustentabilidade.Arquitectura Paisagista (Mestrado). Coorientador.
2011. Júri de grau académico. Soil conservation and torrential control measures of mountain streams in Madeira island. Arguente. Chiara Testolin (Mestrado). Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico.
2011. Júri de grau académico. O Golfe no Algarve. Paisagem e Sustentabilidade. Orientador. Ana Silva (Mestrado).
2011. Apresentação oral de trabalho. Requalificação de sistemas fluviais no concelho de Silves recorrendo a técnicas de bioengenharia. Primeiro Congresso Ibérico “Restaura Rios”.. León, Espanha .
2001 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Hidrologia. Arquitectura Paisagista (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2001 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Geomorfologia. Arquitectura Paisagista (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2007 - 2009. Curso / Disciplina lecionado. Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental/ . Engenharia do Ambiente (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Água no Projeto de Arquitectura Paisagista . Arquitetura Paisagista (Licenciatura). Universidade do Algarve.
2009 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Introdução ao Ordenamento do Território. Arquitetura paisagista (Licenciatura). Universidade do Algarve.
Consultoria / Parecer. Projecto de Enquadramento e Recuperação Paisagística das Barragens da Amoreira, Brinches e Serpa. .
2001 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Ordenamento do Território II . Arquitetura Paisagista (Licenciatura). Universidade do Algarve.
Consultoria / Parecer. Plano Estratégico de Ambiente de Vila Franca de Xira. Responsável pela atividade recursos hídricos.

Projetos

Projetos
2019 - 2021/09/30. Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação, Rede Rural Nacional, no âmbito da Parceria Portuguesa para a Inovação.. Investigador. Universidade do Algarve.
2020 - Presente. BRIDGE - Bridging Science and Local Communities for Wildfire Risk Reduction. Investigador.
2018 - 2019. TerraSeixe – Gestão Ambiental Partilhada no Sudoeste de Portugal, PI.6.3 – Património Natural do CRESC Algarve 2020. Investigador. Universidade do Algarve.
2018 - 2018. Avaliação Ambiental Estratégica _Porto Comercial de Faro. Outra. Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.

Produções

Antunes, C.R. . 2020. "A Interpretaçao da Paisagem na Definição de Percursos de Ecoturismo no Sudoeste de Portugal". Em Saberes e Práticas da Geografia, 145-152. Ponta Grossa - Paraná, Brasil: Atena Editora. https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3691
Antunes, C.R. . 2020. "Water Sensitive Urban Design: Gestão do Ciclo Urbano da Água para uma Cidade de Quarteira Sensível à Água". Revista Recursos Hídricos .
Coutinho, Miguel de Azevedo; Oliveira, Rodrigo Proença de; Antunes, Carla Rolo; Caetano, Cláudia Tomás. 2019. "Avaliação da ameaça de erosão hídrica na ilha da Madeira - Portugal". https://doi.org/10.1080/23863781.2019.1642594
Coutinho, Miguel Azevedo; Antunes, Carla Rolo. 2019. "Erosividade da precipitação para a ilha da Madeira. Análise da catástrofe de 20 de Fevereiro de 2010". https://revistas.rcaap.pt/index.php/rca/article/view/16327
Antunes, Carla. 2019. "Ecoturismo – Percursos de Interpretação da Paisagem". Trabalho apresentado em XII Congresso da Geografia Portuguesa "Geografias de Transição para a Sustentabilidade", Guimarães, Portugal,novembro, 2019, 227--233.
Antunes, Carla; Ana Gancho. 2019. "O Pedestrianismo como aposta turística para espaços rurais”.". Trabalho apresentado em XII Congresso da Geografia Portuguesa "Geografias de Transição para a Sustentabilidade", Guimarães, Portugal,novembro, 2019, 276-282.
Antunes, C.R. . 2019. Greenhouse rain harvest: economical evaluation for greenhouse industry in Portugal. Em GreenSys 2019 International Symposium on Advanced Technologies and Management for Innovative Greenhouses.
Antunes, Carla Rolo; Coutinho, Miguel Azevedo. 2018. "The vegetation cover factor, for tree and bush canopies, in models of water erosion". https://revistas.rcaap.pt/index.php/rca/article/view/15965
Antunes, Carla. 2018. "Emparcelamento como instrumento de sustentabilidade dos espaços rurais de baixa densidade. Caso de estudo: concelho de Alcoutim". Trabalho apresentado em XVI Colóquio Ibérico e Geografia. Península Ibérica no Mundo: problemas e desafios para uma intervenção ativa da Geografia, Lisboa, Portugal,2018, 1484-1492..
Antunes, Carla. 2018. "Avaliação Ambiental Estratégica. Contributos na Gestão dos Recursos Hídricos". Trabalho apresentado em X Congresso Ibérico de Gestão e Planeamento da Água. Fundação Nueva Cultura del Água., Coimbra, Portugal,2018.
Antunes, Carla. 2018. "Corredores fluviais de montanha. Recurso água: Gestão e património cultural". Trabalho apresentado em 1º Congresso Ibero Americano em Estudos de Paisagem. Conhecer para proteger, gerir e ordenar, Sintra, Portugal,2018, 335-349. .
Antunes, Carla. 2017. "O papel da água na construção da paisagem". Trabalho apresentado em Estudos de Paisagem,2017.
Antunes, Carla. 2017. "Turismo em Espaço Rural: Concelho de Monchique". Cadernos de Geografia, (36): 101-110.
Xavier, António; Freitas, Maria de Belém Costa; Antunes, Carla Rolo. 2016. "The water surfaces' ecosystem services and the opinion of different stakeholders: an approach based on goal programming". International Journal of Management and Decision Making, 15 (2). https://doi.org/10.1504/ijmdm.2016.077771
Antunes, Carla. 2015. "Agricultura peri-urbana multifuncional: novos paradigmas culturais e processos de transformação na Ria de Alvor e na Campina de Faro (Algarve)”. ". Em Planeamento Cultural Urbano em Áreas Metropolitanas: Revitalização dos Espaços Pós-Suburbanos, 187-200. 1ºª ed. Casal de Cambra: Editora Caleidoscópio.
Antunes, Carla. 2015. "Modelling Water Balance and Erosion in Agro-Forestry: Water Retention in Tree and Bush Canopies". Advances in GeoEcology , (44).
Antunes, Carla. 2015. "Efeitos das intempéries do Inverno de 2013/2014 nos sistemas dunares – o caso da Duna do Caldeirão". Trabalho apresentado em 12ºSISLUBA Gestão da Água e do Território: Perspectivando Sinergias. Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa, Brasilia, Brasil,2015.
Antunes, Carla. 2015. "Cartografia da ameaça de erosão hídrica para a ilha da Madeira (Portugal)". Trabalho apresentado em 12ºSISLUBA Gestão da Água e do Território: Perspectivando Sinergias. Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa, Brasilia, Brasil,2015.
Antunes, Carla. 2015. "Requalificação de Sistemas Fluviais no Vale do Sorraia". Em A BACIA DO SORRAIA. meio século de dinâmica fluvial.
Antunes, Carla. 2014. "Agricultura peri-urbana multifuncional: novos paradigmas culturais e processos de transformação na Ria de Alvor e na Campina de Faro (Algarve). ". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Planeamento Cultural Urbano em Áreas Metropolitanas: Revitalização dos Espaços Pós-Suburbanos, Almada, Portugal,2014.
Antunes, Carla. 2014. "Agricultura Urbana. Contributos para a sustentabilidade da estrutura ecológica municipal". INGENIUM, 144.
Antunes, Carla. 2014. "Contributos da agricultura urbana na sustentabilidade da estrutura ecológica municipal. Caso de estudo: município de Albufeira". Trabalho apresentado em XX Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros, Porto,2014.
Antunes, Carla. 2014. "Multifuncionalidade do território na interface urbano-rural. Proposta de delimitação do parque agroecológico na campina de Faro". Trabalho apresentado em PLURIS’14 (re)inventar a cidade em tempos de mudança, 6º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável,, Lisboa, Portugal,2014, 2567-2567.
Antunes, Carla. 2014. "Bioengineering technology for the restoration of river systems in the Sorraia’s valley". Trabalho apresentado em World Fórum on Soil Bioengineering and Land Management New Challenges, Cascais, Portugal,2014, 239-247.
Antunes, Carla. 2014. "Proposal for an Agroecological Park in the Faro urban fringe". Trabalho apresentado em ECLAS Conference 2014 Landscape: A Place of Cultivation – Universidade do Porto, Porto, Portugal,2014, 392-392-.
Antunes, Carla. 2014. "Vivência do território rural como novo espaço de turismo". Trabalho apresentado em 20º APDR Congress “Renaissance of the Regions of Southern Europe”, , Évora, Portugal,2014, 1254-1264.
Antunes, Carla. 2014. "Técnicas de bioengenharia na prevenção de risco na zona costeira". Trabalho apresentado em 12º Congresso da Água/ 16º ENASD/ XVI SILUBESA “Que futuro queremos, Lisboa, Portugal,2014.
Antunes, Carla. 2014. "Land planning policies to improving the resilience of territories to flooding". Trabalho apresentado em 19th Workshop da APDR - Resilient Territories: Innovation and creativity for new modes of regional development, Faro,2014, 30-35.
Antunes, Carla. 2014. "Resilience of Territories to Extreme Stream Flooding". Journal of Maritime Research, XI (1): 11-15. http://www.jmr.unican.es/index.php/jmr/article/view/318
Coutinho,Miguel Azevedo; Antunes,Carla Rolo. 2013. "Erosividade da precipitação para a ilha da Madeira: Análise da catástrofe de 20 de Fevereiro de 2010". http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-018X2013000400005
Antunes, Carla. 2013. "Turismo no Parque Natural da Serra da Estrela". Trabalho apresentado em IX Congresso de Geografia Portuguesa – Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência, Évora,2013, 210-217.
Antunes, Carla. 2013. "Riscos naturais associados à água. Caso de estudo: áreas inundáveis no concelho de Almeirim". Trabalho apresentado em 10ª Conferência Nacional do Ambiente. XII Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente, Aveirp,2013.
Antunes, Carla. 2013. "Sustainability in the use of the territory and landscape in the municipality of Monchique (Algarve, Portugal)”. ". Trabalho apresentado em ECLAS Conference 2013 , Hamburg, Alemanha,2013.
Antunes, Carla. 2013. "Erosividade da precipitação para a ilha da Madeira. Análise da catástrofe de 20 de Fevereiro de 2010". Revista de Ciências Agrárias , 36 (4): 417-425.
Antunes, Carla. 2013. "Paisagem e património ligados à água na serra de Monchique". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de Ingenieria Civil y Território. Norte de Portugal-Galiza, Vigo, Espanha,2013.
Antunes, Carla. 2013. "Os rios como elementos estruturantes do território". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de Ingenieria Civil y Território. Norte de Portugal-Galiza. “Àgua, Cultura e Sociedad, Vigo, Espanha,2013.
Antunes, Carla. 2012. "Obtenção do parâmetro R de Wischmeier (USLE/RUSLE) a partir de dados limitados de precipitação.". Trabalho apresentado em V Congresso Ibérico da Ciência do Solo,2012.
Antunes, Carla. 2012. "Importância da monitorização na gestão integrada dos recursos hídricos". Trabalho apresentado em A Engenharia dos Aproveitamentos Hidroagrícolas: Actualidade e Desafios Futuros. ,2012.
Antunes, Carla. 2012. "Landscape and Sustainability in Golf Courses in the Algarve Region. Portugal". Trabalho apresentado em 5th WSEAS International Conference on Landscape Architecture (LA´12). Recent Researchs in Environmental Science and Landscaping,2012.
Antunes, Carla. 2012. "Práticas de Bioengenharia na Reabilitação de Sistemas Fluviais em Clima Mediterrânico. Caso de Estudo: Ribeira de Barcarena". Trabalho apresentado em 11º Congresso da Água, Porto,2012.
Antunes, Carla. 2012. "Contribuições de Avaliação Ambiental na Gestão dos Recursos Hídricos. Região Hidrográfica do Tejo". Trabalho apresentado em 11º Congresso da Água, Porto,2012.
Antunes,Carla Rolo; Coutinho,Miguel Azevedo. 2011. "O factor de coberto vegetal, para árvores e Arbustos, em modelos de erosão hídrica". Revista de Ciências Agrárias. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-018X2011000200021
Antunes, Carla. 2011. "O Golfe, como forma de turismo. Boas práticas ambientais para a sua sustentabilidade". Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Turismo e Ambiente,2011.
Antunes, Carla. 2011. "A Água no Ordenamento do Território". Trabalho apresentado em VII Congreso Ibérico sobre Gestión y Planificación del Agua, Talavera de la Reina, Espanha,2011.
Antunes, Carla. 2010. "Gestão Ambiental da Água em Campos de Golfe: Ordenamento e Uso da Paisagem". Doutoramento.
Antunes, Carla. 2007. "Evaluation the Use of Fytofoam on the Water Management, Turfgrass Germination and Reestablishment in Golf Courses". Trabalho apresentado em 3rd IASME/WSEAS International Conference on Energy, Environment, Ecosystems and Sustainable Development, Grécia,2007.
Antunes, C.R. . 2006. "Valorização e Reabilitação da Rede Hidrográfica". Em Dicionário Histórico do Ministério das Obras Públicas. Volume V (1982-2002).. Vol. V . Lisboa.
Antunes, C.R. . 2003. "The Montado as a Traditional Sustainable Land Use System and an Efficcient Soil Conservation Measure.". Trabalho apresentado em International Symposium on the Sustainability of Dehesas, Montados and other Agrosylvopastoral Systems, Caceres, Espanha,2003.
Antunes, C.R. . 1999. "Erosion Model for Tree and Bush Canopy Covers". Trabalho apresentado em 10th International Soil Conservation Organization Conference – Sustaining the Global Farm – Local Action for Land Stewardship – Universidade de Purdue, Purdue, West Lafayette, Indiana, Estados Unidos,1999.
Antunes, C.R. . 1999. "A conceptual Model of Rainfall Interception for Tree and Bush Canopies.". Trabalho apresentado em 10 th International Soil Conservation Organization Conference – Sustaining the Global Farm – Local Action for Land Stewardship – Universidade de Purdue, Purdue, West Lafayette, Indiana, Estados Unidos,1999.
Antunes, C.R. . 1998. "O Montado e a Conservação do Solo.". Trabalho apresentado em Congresso’98. Ordem dos Engenheiros, Lisboa,1998.
Antunes, C.R. . 1996. "Caracterização da Erosão Hídrica no Sul de Portugal. Identificação das Zonas Críticas de Intervenção para Combate à Degradação dos Solos". Trabalho apresentado em 3º Congresso da Água, Lisboa,1996.
Antunes, C.R. . 1994. Dealing With Land Degradation In Southern Portugal. Em International Symposium and Workshop on Desertification in Developed Countries: Why Can't Control It.
Antunes, C.R. . 1994. "Reversing Land Degradation Through Risk Assessment and Adequate Planning. Evaluation of Models Adequacy". Trabalho apresentado em International Symposium and Workshop on Desertification in Developed Countries: Why Can't Control It?, Tucson, Arizona, Estados Unidos,1994.
Antunes, Carla. 1993. "Coberto Vegetal na Conservação do Solo e da Água. Modelação do Coberto para Estudo de Erosão Hídrica". Mestrado.
 

Contacto