Qualidade

A política institucional para a qualidade da UAlg tem como base a partilha e o comprometimento da comunidade académica com a missão e valores definidos nos seus Estatutos e com as linhas orientadoras definidas no seu Plano Estratégico, com o objetivo da melhoria contínua da sua atividade.

Política para a Qualidade

O Plano Estratégico integra objetivos, iniciativas estratégicas e respetivos indicadores, estabelecidos para cada uma das vertentes, Ensino, Investigação, Extensão e Governança, e foi objeto de um processo intenso de consulta e debate interno e externo.

A prossecução dos objetivos para a qualidade é supervisionada através de processos e procedimentos que permitem a monitorização e avaliação das atividades desenvolvidas, de forma a garantir o cumprimento dos requisitos internos e externos que, simultaneamente, conduzem à melhoria contínua do desempenho da Universidade.

Sistema Interno de Garantia da Qualidade da UAlg (SIGQUALG)

A política institucional para a qualidade da Universidade do Algarve (UAlg) encontra-se intimamente associada à missão e estratégia de desenvolvimento da instituição, pelo que o Sistema Interno de Garantia da Qualidade da UAlg (SIGQUAlg) se baseia, na sua essência, em dois documentos, o Manual da Qualidade e o Plano Estratégico, que são coadjuvados por um terceiro documento, o Plano Anual de Atividades.

No Manual da Qualidade sistematiza-se a informação referente à política da qualidade e à organização do SIGQUAlg, explicitando a interligação entre a política para a qualidade e a missão e estratégia da UAlg, as competências e relações dos órgãos de governo no âmbito do SIGQUAlg, os procedimentos, regulamentos e normativos e outros documentos, bem como as formas de participação e de envolvimento de todos os interessados no processo de melhoria contínua das atividades desenvolvidas no âmbito da missão da UAlg. 

Plano Estratégico quadrienal, estabelece as orientações de desenvolvimento da UAlg e integra para cada vertente da sua missão, objetivos, iniciativas estratégicas e indicadores de desempenho.

Plano Anual de Atividades integra ações previstas para a concretização dos objetivos e iniciativas estratégicas previstos no Plano Estratégico. Para cada ação é identificado o processo da sua execução, os intervenientes e os resultados esperados.

 

O SIGQUAlg sistematiza, integra e estabelece os documentos e os procedimentos necessários para a recolha de informação, sua análise e avaliação, com o objetivo de monitorizar e melhorar, de forma contínua, as atividades desenvolvidas pela UAlg no âmbito da sua missão. Contribui ainda para o desenvolvimento de uma cultura da qualidade, percetível e participada por todos (comunidade académica e partes externas interessadas) e alinhada com a política institucional para a qualidade da UAlg.

A garantia interna da qualidade tem por objetivo a transparência e a melhoria contínua da missão da UAlg, através da monitorização do seu desempenho e contribuição para o seu desenvolvimento, valorizando os diversos intervenientes nas atividades desenvolvidas e comprometendo-os com a importância do cumprimento das normas, procedimentos e objetivos estabelecidos.

O desenvolvimento e implementação do SIGQUAlg tem sido um processo participado pela Comunidade Académica e entidades externas interessadas e encontra-se em constante desenvolvimento, para dar resposta às necessidades internas e aos requisitos externos que se encontram em permanente evolução.

Estruturas do SIGQUALG

Atribuições

  • Assegurar que a Política da Qualidade, bem como os processos de Garantia da Qualidade integram a contribuição de todos os interessados (interna e externamente)\
  • Assegurar que o SIGQUAlg contribui para a efetiva melhoria da qualidade da missão da Universidade do Algarve
  • Assegurar que os processos de Garantia da Qualidade se encontram articulados com o plano estratégico e com os planos de atividades e respondem adequadamente às orientações definidas pelos sistemas nacional e europeu de garantia da qualidade do ensino superior

Constituição

  • Reitor (que coordena)
  • Vice-Reitores e Pró-Reitores
  • Diretores de Unidades Orgânicas e Presidente do Departamento de Ciências Biomédicas
  • Presidentes do Conselho Científico e do Conselho Técnico-Científico
  • Presidentes do Conselho Pedagógico
  • Coordenadores dos Centros de Investigação
  • Provedor do estudante
  • Presidente da Associação Académica
  • Administrador da Universidade do Algarve
  • Administrador dos Serviços de Ação Social
  • Diretores dos Serviços da Universidade do Algarve
  • Diretor da Biblioteca
  • Coordenador(a) do Gabinete de Avaliação e Qualidade
  • Coordenador(a) da Unidade de Apoio à Investigação Científica
  • Um estudante por Unidade Orgânica e Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, designado pelos seus pares do respetivo Conselho Pedagógico

Funcionamento

  • O Conselho reúne ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente por decisão do Reitor
  • As decisões da CGQ constam em atas, elaboradas pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade, disponibilizadas na intranet da UAlg

Nota: Para consultar a informação disponível referente às deliberações do Conselho Consultivo para a Qualidade, deverá aceder aqui (intranet).

Atribuições

  • Propor ao Reitor a política institucional e os objetivos para a qualidade
  • Assegurar a adequação do SIGQUAlg à legislação em vigor bem como às normas e orientações definidas pelos sistemas nacional e europeu para a garantia de qualidade das instituições de ensino superior
  • Definir os procedimentos, a organização, os instrumentos e os planos de ação necessários à implementação e monitorização do SIGQUAlg
  • Monitorizar a implementação do SIGQUAlg
  • Apreciar os relatórios de autoavaliação resultantes do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem bem como os relatórios de autoavaliação das demais atividades da instituição a submeter ao Reitor
  • Propor melhorias ao sistema de interno de garantia da qualidade
  • Rever o Manual da Qualidade

Constituição

  • Vice-Reitor para a qualidade (que coordena)
  • Vice-Reitores
  • Diretores das Unidades Orgânicas e Presidente do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (um por cada subsistema de ensino, designados pelos seus pares de entre os membros do CCQ)
  • Um Coordenador de um Centro de Investigação (designado pelos seus pares de entre os membros do CCQ)
  • Presidentes do Conselho Científico/Conselho Técnico-Científico (um por cada subsistema de ensino, designados pelos seus pares de entre os membros do CCQ)
  • Presidentes do Conselho Pedagógico (um por cada subsistema de ensino, designados pelos seus pares de entre os membros do CCQ)
  • Representantes dos estudantes (um por cada subsistema de ensino, designados pelos seus pares de entre os membros do CCQ)
  • Administrador da Universidade do Algarve
  • Coordenador do Gabinete de Avaliação e Qualidade

Funcionamento

  • A CGQ reúne ordinariamente uma vez por semestre e extraordinariamente sempre que for convocado por decisão do coordenador
  • As decisões da CGQ constam em atas, elaboradas pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade, disponibilizadas na intranet da UAlg

Nota: Para consultar a informação disponível referente às deliberações do Comissão de Garantia de Qualidade, deverá aceder aqui (intranet).

O Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ) encontra-se representado nas duas estruturas anteriores e é responsável pela operacionalização do SIGQUAlg em articulação permanente com a Reitoria.

Tem como atribuições

  • Apoiar técnica e administrativamente o funcionamento das estruturas do SIGQUAlg
  • Coordenar e dinamizar a implementação e melhoria do SIGQUAlg em articulação com as diversas estruturas e órgãos da UAlg
  • Acompanhar o desenvolvimento e manutenção da estrutura informática que suporta o SIGQUAlg
  • Preparar ferramentas de avaliação para apoiar a gestão das atividades de ensino, investigação e transferência de conhecimento e a prossecução de objetivos para a qualidade
  • Colaborar na implementação dos mecanismos de autoavaliação regular do desempenho das unidades orgânicas, dos cursos, dos serviços, bem como das atividades científicas e pedagógicas sujeitas ao sistema nacional de avaliação e acreditação
  • Dinamizar, em coordenação com as unidades orgânicas e serviços, os processos para a avaliação/acreditação externa dos cursos
  • Apoiar a realização de relatórios periódicos de avaliação da qualidade das atividades da Universidade
  • Avaliar o impacto das atividades da instituição na comunidade, em articulação com o Gabinete de Estudos e Planeamento
  • Executar outras atividades que lhe sejam cometidas no domínio da avaliação e qualidade
  • Preparar os relatórios de autoavaliação resultantes do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem (SIMEA) bem como os relatórios de autoavaliação institucional
  • Garantir a atualização permanente dos indicadores e da informação necessária ao SIGQUAlg

Calendarização

Itens de informação Responsáveis Prazos
Prazos de preparação do ano letivo: de definição da oferta formativa, das unidades curriculares, distribuição do serviço docente, horários e inscrições nas turmas Reitor (Despacho Reitoral), ouvidas as Unidades Orgânicas Até ao final de fevereiro do ano letivo anterior
Calendário académico Reitor (Despacho Reitoral), ouvidas as Unidades Orgânicas Até 31 de julho do ano letivo anterior
Calendário escolar Reitor (Despacho Reitoral), ouvidas as Unidades Orgânicas Até 31 de julho do ano letivo anterior
Responsável e docentes da UC Conselho científico e diretor de UO Até 30 de junho do ano letivo anterior
Ficha de unidade curricular Proposta pelo responsável pela unidade curricular e validada pelo diretor de curso, conforme guião da FUC Até 31 de julho do ano letivo anterior, conforme Regulamento geral de avaliação da UAlg
Horários letivos Conselho pedagógico e diretor de UO Até 1.ª semana de julho do ano letivo anterior
Sumários e materiais pedagógicos relevantes Responsável e docentes da UC No próprio dia da aula e até 72 horas após, conforme Regulamento geral de avaliação da UAlg.
Classificações dos estudantes Responsável da UC Com antecedência mínima de 3 dias úteis em relação à data da avaliação em relação à avaliação seguinte da mesma unidade curricular, conforme regulamento geral de avaliação da UAlg
Itens de informação Responsáveis Prazos
Monitorização contínua do ensino e aprendizagem Diretor de curso Sem prazo
Questionários à Perceção do Ensino e Aprendizagem dos Docentes e Estudantes GAQ Constantes da Norma SIMEA
Relatório da UC Responsável da UC Constantes da Norma SIMEA
Relatório de Curso Diretor do Curso Constantes da Norma SIMEA
Relatórios dos cursos da UO Conselho Pedagógico Constantes da Norma SIMEA
Aprovação das medidas de melhoria para os cursos Conselho Científico/Técnico-Científico Constantes da Norma SIMEA
Relatório de autoavaliação dos cursos da UO Diretor de Unidade Orgânica Constantes da Norma SIMEA

Sistema integrado de monitorização do ensino e aprendizagem (SIMEA)

De acordo com as orientações emanadas pelas instituições europeias da garantia da qualidade, a Universidade do Algarve (UAlg) tem como objetivo, em colaboração com toda a comunidade académica, a melhoria contínua da qualidade no conjunto do ensino, investigação, extensão e governança, a concretizar através da implementação de um sistema de garantia de qualidade.

Sendo o processo de ensino e aprendizagem um dos aspetos fundamentais de suporte dos objetivos definidos é incontornável não só o envolvimento de todos os intervenientes, como o sistema de avaliação do mesmo. Este sistema é feito sequencialmente, a partir da preparação do ano letivo, estabelece a análise do funcionamento das unidades curriculares até ao próprio curso a que estas pertencem e respetivas implicações pós conclusão do curso. Inclui também as melhorias a implementar e seu seguimento pelos órgãos competentes.

Este processo de avaliação inicia com os questionários de Perceção do Ensino e Aprendizagem aos Docentes e aos Estudantes (PEADE) que consubstanciam o Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem (SIMEA)

Através da plataforma SIMEA, e em resposta ao questionário correspondente, a todos os docentes é-lhes pedido que expressem a sua opinião sobre aspetos relacionados com o funcionamento das UC que lecionou assim como dos estudantes que as frequentaram.

A informação a recolher sobre a Perceção do Ensino e Aprendizagem dos Docentes (PEA-D) está estruturada no questionário em blocos, e por grandes temas:

  1. Avaliação dos estudantes na UC;
  2. Funcionamento da UC;
  3. Recursos de apoio ao ensino e aprendizagem da UC.

Elaborado de forma concordante com o PEA-D, igualmente no âmbito do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem, os estudantes da UAlg são chamados, de forma anónima, a formular a sua opinião sobre o funcionamento das UC frequentadas.

Igualmente através da plataforma SIMEA, e em resposta ao questionário correspondente, a todos os estudantes é-lhes pedido que expressem a sua opinião sobre aspetos relacionados com o funcionamento das UC que frequentou assim como dos docentes que as lecionaram.

 A informação a recolher sobre a Perceção do Ensino e Aprendizagem dos Estudantes ( PEA-E) está estruturada no questionário em blocos, e por grandes temas:

  1. Autoavaliação do estudante na UC;
  2. Desenvolvimento de competências na UC;
  3. Funcionamento da UC;
  4. Desempenho docente na UC;
  5. Recursos de apoio ao ensino e aprendizagem da UC;
  6. Informação geral.

A coordenação, dinamização e apoio técnico a estas ações está atribuída ao Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ), em colaboração com os representantes das unidades orgânicas e dos serviços.

O mecanismo de avaliação integra várias fontes sequenciais de informação, permitindo aos diversos intervenientes disporem dos contributos que vão sendo incorporados, à medida que o processo ultrapassa cada uma das fases.

As ferramentas informativas do SIMEA, e ordenadas de forma sequencial, são:

  1. Ficha da Unidade Curricular (FUC);
  2. Questionários à Perceção do Ensino e Aprendizagem aos Docentes e aos Estudantes (PEADE);
  3. Relatório da Unidade Curricular pelo Responsável da Unidade Curricular;
  4. Relatório do Curso pelo Diretor de Curso;
  5. Relatório de Avaliação e Melhoria Contínua dos cursos da Unidade Orgânica pelo Conselho Pedagógico;
  6. Relatório de Autoavaliação do Diretor da Unidade Orgânica;
  7. Relatório Global de Autoavaliação pelo GAQ.

Do tratamento da informação produzida por estas ferramentas são extraídos os resultados, os quais são disponibilizados aos intervenientes de acordo com as suas responsabilidades, o Diretor de Curso enquanto responsável pela implementação das medidas e recomendações de melhoria da qualidade e ao Diretor da Unidade Orgânica que, em articulação com o Conselho Pedagógico, avaliará os resultados no ciclo seguinte.

No âmbito do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem, assim como está prevista no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade do Algarve, a Ficha da Unidade Curricular (FUC) é uma ferramenta de avaliação das diferentes unidades curriculares de um plano de estudos.

A gestão das FUC pertence, dentro de uma Unidade Orgânica, ao Conselho Pedagógico com a colaboração da respetiva Técnica para a Qualidade.

A FUC é individualmente preenchida com conteúdos informativos, em português e inglês, sobre cada Unidade Curricular (UC) dos planos de estudos. O Responsável da Unidade Curricular é também aquele que deverá fazer uma proposta dos conteúdos que será validada para um plano de estudos pelo Diretor de Curso.

Para esta função, e de acordo com as diferentes responsabilidades, existem diversos apoios explicativos:

Monitorização Pedagógica

Caracterização dos novos estudantes (CNE)

Inserido na política de melhoria contínua das atividades de ensino na UAlg, e enquanto ferramenta de apoio à gestão, o conhecimento do perfil dos novos estudantes no momento do acesso à instituição é de significante importância na definição da estratégia para a oferta formativa e permite estabelecer condições que favoreçam a fidelização dos estudantes, contrariando eventuais tendências para o abandono ou procura da concorrência.

O GAQ implementa anualmente um questionário denominado Caracterização dos Novos Estudantes (CNE), tendo como alvo os novos estudantes colocados nesta instituição via as diferentes formas de acesso ao ensino superior português. Este questionário, como o nome deixa antever, tem como objetivo analisar e definir qual o perfil dos indivíduos colocados nos cursos da UAlg com vagas disponibilizadas.

A informação a recolher no CNE, e complementada para efeitos de análise com dados fornecidos no processo de inscrição, está estruturada no questionário por grandes temas:

  1. Percurso escolar anterior;
  2. Informações sobre o curso e Instituição de Ensino Superior;
  3. Motivações para a escolha da universidade, Faculdade ou Escola;
  4. Motivações para a escolha do curso;
  5. Expetativas em relação à instituição;
  6. Adaptação e envolvimento;
  7. Dados de caracterização pessoal.

A participação de todos os novos estudantes neste momento da vida académica é de capital importância para criar e proporcionar as melhores condições aos que nos confiam esta fase, normalmente tão definitiva para o futuro profissional.

    Caracterização dos Novos Estudantes

    2017/2018

    Anteriores (desde 2009/10) (apenas de acesso interno)

    Acreditações e certificações

    Avaliação e Acreditação dos ciclos de estudos

    Desde 2009, a Agência para a Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES), membro de pleno direito da European Association for Quality Assurance in Higher Education, foi estabelecida como a autoridade responsável pelo processo de reconhecimento internacional da qualidade do ensino superior ministrado em Portugal. Como resultado da sua criação, todas as Instituições de Ensino Superior passaram submeter a sua oferta formativa (ciclos de estudos) à acreditação da agência para cumprimento de garantia e promoção da qualidade.

    Toda a oferta formativa de ensino superior da UAlg, vocacionada para obtenção de grau (licenciatura, mestrado e doutoramento), foi objeto de análise no primeiro ciclo de avaliação/acreditação pela A3ES. As deliberações de acreditação bem como os relatórios de avaliação correspondentes, podem ser consultadas na informação relativa a cada curso, na base de dados da A3ES (link).

    A partir do ano lectivo de 2017/2018, iniciou o segundo ciclo de avaliação/acreditação, devidamente planeada e distribuída por agrupamento e decorrerá até 2021/22.

    Certificação do Sistema Interno de Garantia de Qualidade

    As Instituições do Ensino Superior, de forma voluntária, podem submeter seus Sistemas Internos de Garantia da Qualidade a um processo de auditoria com vista à sua certificação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

    A UAlg decidiu, em 2017, propor o seu Sistema Interno de Garantia de Qualidade (SIGQUAlg) à certificação pela A3ES (link), tendo o Conselho de Administração decidido certificar o SIGQUAlg (link).

    Este reconhecimento e certificação externo vem ao encontro da estratégia de diferenciação pretendida pela UAlg, alicerçada nos seus pontos fortes, na afirmação da instituição nos planos nacional e internacional e na melhoria continua da sua oferta formativa e da instituição como um todo.
     

    Acreditação Institucional

    A UAlg integrou, em 2017, o processo de avaliação institucional da A3ES (link). Este processo surge como fecho natural de um ciclo completo de avaliação/acreditação dos ciclos de estudo e que pretende abranger as dimensões institucional e da respetiva oferta formativa. Decidiu o Conselho de Administração certificar (link)

    Segundo a A3ES “A avaliação institucional incide sobre a qualidade de desempenho do estabelecimento de ensino superior, globalmente considerado, e sobre cada uma das suas unidades orgânicas, tendo em vista proporcionar uma visão geral e integrada da Instituição e de cada uma das suas estruturas organizativas autónomas.”

    PEA-E

    O questionário à Perceção do Ensino e Aprendizagem pelos Estudantes (PEA-E) consiste num instrumento de recolha de informação para o processo de melhoria contínua do ensino e da aprendizagem. O PEA-E é constituído por 5 blocos de questões sobre a perceção para o semestre/ano letivo em avaliação, relativamente à autoavaliação do estudante na unidade curricular (UC), ao desenvolvimento de competências na UC, ao funcionamento da UC, ao desempenho do docente na UC e aos recursos de apoio ao ensino e aprendizagem da UC

    PEA-D

    O Questionário à Perceção do Ensino e Aprendizagem pelos Docentes (PEA-D) consiste num instrumento de recolha de informação para o processo de melhoria contínua do ensino e da aprendizagem. O PEA-D contém 3 blocos de questões sobre a avaliação dos estudantes na unidade curricular (UC), o funcionamento da UC e os recursos de apoio ao ensino e aprendizagem da UC.

    QDEL

    O questionário do Delegado de Ano (QDEL) é aplicado a um estudante eleito pelos seus pares (um por cada ano curricular do curso) que, em representação dos restantes estudantes, e usando por base os indicadores resultantes do questionário PEA-E, recolhe as opiniões dos colegas sobre o funcionamento das unidades curriculares (UC), assim como sobre aspetos dos processos e recursos de ensino e aprendizagem não contemplados nos questionários PEA-E. O QDEL expõe, ainda, uma análise dos pontos fracos e fortes das UC e as propostas de melhoria face aos resultados obtidos.

    QRUC

    O Questionário do Responsável de Unidade Curricular (QRUC) é aplicado ao docente a quem compete a organização e funcionamento, incluindo os métodos de avaliação, de cada unidade curricular (UC) e apresenta a avaliação do mesmo sobre a UC, com base nos resultados dos indicadores do PEA-E e do PEA-D, nos dados referentes ao sucesso escolar da UC, entre outros. O QRUC expõe, ainda, a avaliação das medidas de melhoria apresentadas anteriormente e sua implementação, uma análise dos pontos fracos e fortes da UC e elenca as propostas de melhoria a serem adotadas face aos resultados obtidos. O questionário funciona, após o preenchimento, como Relatório da Unidade Curricular.

    QDC

    O Questionário do Diretor de Curso (QDC) é aplicado ao docente a quem compete a coordenação do funcionamento global do curso e apresenta a avaliação do mesmo sobre o curso, com base na análise da informação recolhida previamente pelos questionários PEA-E, PEA-D, QDel e QRUC, bem como no conhecimento próprio, no âmbito do desempenho da função. O QDC expõe, ainda, uma análise dos pontos e fortes e fracos do curso e elenca as propostas de melhoria a serem adotadas face aos resultados obtidos. Do QDC aplicado no 2º semestre origina o Relatório Anual de Curso (RAC), o qual é publicado (versão síntese) no portal da UAlg e constitui um dos elementos integrantes do processo de acreditação do Curso, junto da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

    Responda Aqui

    QCP

    O Conselho Pedagógico é responsável por coordenar, monitorizar e promover o Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem (SIMEA) nas Unidades Orgânicas (UO), em articulação com os seus Diretores, os Presidentes dos Concelhos Científicos ou Técnico-Científicos e os Diretores de Curso, com a colaboração dos docentes e dos estudantes. O Questionário do Conselho Pedagógico (QCP) contempla a apreciação do plano de ação apresentado pelos Diretores de Curso e a definição das propostas de medidas de melhoria a implementar no período seguinte. O QCP apresenta, ainda, o balanço final sobre os aspetos fundamentais de funcionamento e do sucesso dos Cursos da UO.

    QCC/CTC

    O Conselho Científico ou Técnico-Científico, por via do Questionário do Conselho Científico/Técnico-Científico (QCC/CTC), procede à análise e comentário do relatório de cada curso da Unidade Orgânica (UO), à apreciação e à aprovação, ou não, das propostas de medidas de melhoria e respetiva calendarização, apresentadas no QCP, tendo em vista o sucesso de todos os cursos da UO.

    QDUO

    O Diretor de Unidade Orgânica, por via do Questionário do Diretor de Unidade Orgânica (QDUO), homologa as medidas de melhoria e respetiva calendarização aprovadas no QCC/CTC, resultantes de uma reflexão sobre as condições de funcionamento dos cursos e das UC que os compõem, dos resultados dos PEA-E, PEA-D, dos QRUC, dos QDel e dos QDC, e ainda do sucesso dos estudantes e de outros indicadores. O QDUO finaliza o processo do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem (SIMEA) do período letivo em avaliação, culminando na elaboração do Relatório de Autoavaliação, depois do preenchimento do QDUO do 2º semestre. Este relatório fecha o ciclo de avaliação dos cursos da Unidade Orgânica (UO) e deve versar, de uma forma genérica, sobre todos os cursos, com base no SIMEA e no próprio funcionamento dos mesmos.

    O questionário da Caracterização dos Novos Estudantes (CNE) tem como alvo os indivíduos colocados na Universidade do Algarve (UAlg), via as diferentes formas de acesso ao ensino superior português, e tem como objetivo conhecer as características dos novos estudantes, de forma a adequar, por um lado, a estratégia da promoção da oferta formativa e, por outro, estabelecer condições que favoreçam a sua permanência na instituição, contrariando eventuais tendências para o abandono escolar. O CNE está disponível para preenchimento durante todo o período de matrículas / inscrições online.

    O questionário “Clima Organizacional e Satisfação Profissional” trata-se de um estudo de natureza quantitativa desenvolvido junto dos profissionais (docentes, não docentes, bolseiros e investigadores) da Universidade do Algarve (UAlg). Este questionário tem como principal objetivo conhecer as perceções dos profissionais da UAlg, a respeito de variáveis associadas ao clima de segurança, às suas atitudes face ao trabalho e à instituição, e ainda à autoavaliação do seu desempenho, de forma a avaliar as suas expetativas, bem como o seu grau de satisfação.

     
     

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    E-mail: gaq@ualg.pt

    Vice-Reitora para o Desenvolvimento Institucional: Ana de Freitas

    Gestora da Qualidade: Sofia Custódio

    Equipa Técnica: Teresa Soeiro, Pedro Rodrigues e Vanessa Oliveira