Times Higher Education World University Rankings
O Times Higher Education World University Rankings é reconhecido desde 1994 como uma das fontes mais relevantes na publicação de rankings das universidades.
A avaliação das instituições de ensino superior é baseada nos seguintes critérios e respetivas ponderações:
- Ensino: ambiente de aprendizagem, nomeadamente, através do número de trabalhadores, do corpo docente, incluindo o número de professores doutorados, em relação ao número de estudantes (30%);
- Investigação: investigação desenvolvida e produtividade nomeadamente, da receita obtida para projetos e número de publicações de referência (30%);
- Citações: impacto das publicações, medido através do número de citações das publicações(30%);
- Internacionalização: grau de internacionalização, medido pela quantidade de trabalhadores e estudantes estrangeiros e número de publicações com colaboradores internacionais (7,5%);
- Receita da indústria: analisa a capacidade da universidade atrair investimento da indústria e para a inovação, patentes e consultoria (2,5%).
Times Higher Education - World University Rankings
De acordo com os resultados disponibilizados pela Times Higher Education (THE), na edição 2022 dos World University Rankings, a Universidade do Algarve volta a obter a pontuação mais elevada entre as universidades portuguesas no indicador que avalia a projeção internacional.
A UAlg integra pelo quinto ano consecutivo este ranking mundial das universidades, mantendo-se entre as posições 801 e 1000, não obstante a edição do ranking de 2022 incluir mais 135 instituições face ao ano anterior.
Este Ranking considera que o ponto mais forte da Academia algarvia continua a ser a sua projeção internacional, colocando-a na posição 341 entre as 1662 instituições avaliadas de 99 países.
Consultar mais informações aqui.
THE World University Rankings - Resultados
Edição | Mundo | N.º IES Mundo | Portugal | N.º IES Portugal |
---|---|---|---|---|
2022 | 801-1000 | 1662 | 8-11 | 12 |
2021 | 801-1000 | 1527 | 6-10 | 12 |
2020 | 801-1000 | 1258 | 6-10 | 13 |
2019 | 601-800 | 1103 | 6-10 | 13 |
2018 | 601-800 | 1000 | 6-9 | 9 |
THE Subject Ranking - Resultados
Área | Mundo | ||
---|---|---|---|
2022 | 2021 | 2020 | |
Business and Economics | 501-600 | 501-600 | 401-500 |
Clinical and Health | 601+ | 601+ | 501-600 |
Engineering | 601-800 | --- | --- |
Life Sciences | 501-600 | 501-600 | 401-500 |
Physical Sciences | 501-600 | 501-600 | --- |
Social Sciences | 401-500 | 301-400 | 301-400 |
Área | Portugal | ||
---|---|---|---|
2022 | 2021 | 2020 | |
Business and Economics | 7-9 | 8-9 | 4-9 |
Clinical and Health | 7-10 | 7-9 | 4-5 |
Engineering | 9-11 | --- | --- |
Life Sciences | 5 | 5-7 | 4-6 |
Physical Sciences | 1-6 | 1-6 | --- |
Social Sciences | 2-4 | 2-4 | 1-4 |
Times Higher Education - Young University Rankings
O Times Higher Education (THE) Young University Rankings, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, conta pela 6.ª vez com a UAlg. Na edição 2023, entre as nove instituições de ensino superior portuguesas que integram este ranking (mais uma que na edição anterior), a UAlg destaca-se, novamente, no indicador que avalia a projeção internacional.
A lista do THE apenas indica o lugar exato das instituições até à 100.ª posição, a partir da qual passam a ser classificadas por grandes intervalos, sem hierarquia.
Não obstante o aumento da competitividade deste ranking, a UAlg classifica-se entre as posições 301 e 350. Este é o 12.º ano de publicação da avaliação do THE, que nesta edição vê aumentado o número de instituições de 539 para 605, bem como de países, passando de 74 no ano transato, para 78 em 2023.
Os 13 indicadores avaliados são os mesmos utilizados no Ranking Mundial das Universidades da Times Higher Education e organizam-se em torno de cinco grandes áreas: a qualidade do ensino e da investigação, as citações dos artigos científicos produzidos, a sua relação com a indústria ou a projeção internacional.
Os resultados deste ranking podem ser consultados aqui.
THE Young University Ranking - Resultados
Edição | Mundo | N.º IES Mundo | Portugal | N.º IES Portugal |
---|---|---|---|---|
2023 | 301-350 | 605 | 5 | 9 |
2022 | 251-300 | 539 | 7 | 8 |
2021 | 201-250 | 475 | 5-6 | 8 |
2020 | 201-250 | 414 | 5-6 | 8 |
2019 | 151-200 | 351 | 3-6 | 8 |
2018 | 151-200 | 250 | 5-6 | 6 |
Times Higher Education - Impact Rankings
A Universidade do Algarve integra desde 2020 o "Times Higher Education Impact Rankings", que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Na mais recente edição 2022, a UAlg aparece na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, que este ano contou com 14 IES portuguesas, de entre 1406 IES de 106 países, mais 289 IES e 12 países do que na edição anterior, que cumpriram os requisitos de inclusão na classificação global deste ranking.
Nesta quarta edição o ranking a Universidade submeteu informação para a totalidade dos 17 ODS. Cada objetivo tem várias métricas específicas associadas, que medem o impacto das IES para a prossecução desse ODS. As universidades podem enviar dados para o número de ODS que desejarem, mas para serem incluídas no ranking global os requisitos são a submissão de dados para um mínimo de 3 ODS à escolha, sendo que o objetivo 17, que contabiliza as parcerias para o desenvolvimento dos objetivos, é obrigatório.
Este ano, 1524 universidades ficaram posicionadas em um ou mais ODS, um aumento relevante face às 1239 de 2021.
Neste ranking, que avalia as universidades pela forma como estas contribuem para a sociedade, as instituições são avaliadas tendo em conta três indicadores: a investigação, que produz conhecimento para ajudar a resolver os problemas do mundo; a administração, que deve gerir bem os recursos; e a ação direta, ou seja, a forma como a universidade atua na sociedade.
Mais informação sobre este ranking pode ser consultada aqui.
THE Impact Rankings - Resultados Globais
Edição | Mundo | N.º IES Mundo | Portugal | N.º IES Portugal |
---|---|---|---|---|
2022 | 201-300 | 1406 | 3-6 | 14 |
2021 | 101-200 | 1118 | 3-6 | 11 |
2020 | 201-300 | 768 | 5-7 | 10 |
THE Impact Rankings - Resultados por ODS
ODS | 2022 | 2021 | 2020 | |
---|---|---|---|---|
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101-200 | 101-200 | =69 | |
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101-200 | =59 | 101-200 | |
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201-300 | 301-400 | 201-300 | |
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101-200 | 101-200 | 24 | |
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=48 | 101-200 | 101-200 | |
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201-300 | 101-200 | --- | |
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=63 | 101-200 | --- | |
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301-400 | --- | --- | |
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201-300 | 201-300 | 101-200 | |
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101-200 | 79 | 301-400 | |
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201-300 | 201-300 | 201-300 | |
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301-400 | 201-300 | --- | |
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101-200 | =100 | --- | |
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73 | =59 | 78 | |
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101-200 | =48 | --- | |
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91 | 16 | 201-300 | |
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301-400 | 201-300 | 201-300 |