Pergunta à Biblioteca

Perguntas Frequentes

Apresentação

A Biblioteca é uma Unidade Funcional dotada de autonomia administrativa que acolhe todas as bibliotecas da Universidade do Algarve, tendo por função a gestão dos espaços, recursos humanos, materiais e tecnológicos a ela afetos, de forma coordenada e integrada. Os seus objetivos são gerir todas as atividades relativas à informação e documentação bibliográfica e afins, dar suporte à atividade científica e pedagógica, e organizar, apoiar e promover atividades de extensão cultural nas diversas áreas de interesse da Universidade.

A Biblioteca da UAlg está presente nos campi de Gambelas, Penha, e Portimão.

A sua estrutura orgânica está patente no Regulamento Orgânico homologado em 21/05/2009.

De entre os recursos informativos acessíveis, distinguem-se os impressos dos eletrónicos. Para além de um acervo de mais de 200.000 volumes impressos, a variedade atual dos recursos eletrónicos adquiridos pela Universidade possibilita, à comunidade académica, novas estratégias de pesquisa e acesso a documentos das diversas áreas do conhecimento. Destacamos a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), as bases de dados bibliográficos e os livros eletrónicos.

Biblioteca no campus de Gambelas

Biblioteca do Campus de Gambelas

A Comissão Instaladora da Universidade do Algarve criou, em 1982, o Serviço de Documentação e Informação (que se localizava na Praça da Liberdade em Faro - no atual edifício da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve). Em 1987, com a construção em Gambelas de instalações provisórias destinadas ao ensino universitário, o fundo documental e os serviços foram aí acomodados.

No ano 2000, foi concluída a construção de um edifício de raiz para a biblioteca e, em março desse ano, instalados novos equipamentos, os serviços e o fundo documental. As características e condições deste edifício abriram à Biblioteca uma perspetiva de desenvolvimento e melhoria dos serviços oferecidos à comunidade académica.

Aqui encontramos áreas de estudo individual ou em grupo, adequado acondicionamento do fundo documental, nos seus vários suportes, consulta local, empréstimo domiciliário e empréstimo interbibliotecas, salas para trabalho em grupo, computadores para a elaboração de trabalhos e para pesquisas na Internet, facilidades de impressão, fotocópias e digitalização, em regime de autosserviço, um ponto de acesso às publicações do INE e o Centro de Documentação Europeia.

Na biblioteca do campus de Gambelas, a sala de leitura tem cerca de 3300 m2, 410 lugares sentados e 26 gabinetes de estudo, computadores e uma sala para formação e conferências.

 

Biblioteca no campus da Penha

Biblioteca do Campus da Penha

A Biblioteca no campus da Penha, um espaço adequado ao estudo e à reflexão, abriu ao público a 1 de outubro de 2009 e está instalada no edifício poente do Complexo Pedagógico. Foi criada a partir da fusão das três bibliotecas existentes nas escolas superiores do campus da Penha: Escola Superior de Educação e Comunicação, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo e Instituto Superior de Engenharia, com o objetivo de disponibilizar melhores instalações, novos serviços e otimizar recursos. Recebeu os fundos documentais daquelas bibliotecas, apresentados em livre acesso nas salas de leitura dos dois pisos.

É uma biblioteca com instalações modernas, tem 2 salas de leitura, 160 lugares, 8 gabinetes para trabalhos de grupo, sala de computadores e sala de formação.

 

Biblioteca no campus de Portimão

Biblioteca do Campus de Portimão

A Biblioteca no campus de Portimão foi criada em setembro de 1992. Situa-se nas instalações da Universidade do Algarve, no Largo Eng. Sárrea Prado, onde está sediada também a estação dos comboios, em Portimão.

Tem uma área de 72,5 m², dividida por duas salas, com capacidade para 20 lugares e está equipada com ar condicionado e um sistema de segurança.

O fundo documental da Biblioteca do campus de Portimão, é constituído maioritariamente por bibliografia de apoio aos cursos lecionados em Portimão, nas áreas do Turismo e da Gestão.

A Biblioteca dispõe ainda de um computador de pesquisas, com acesso a todos os recursos online que a Biblioteca da Universidade disponibiliza aos seus utilizadores.

 

O cumprimento do Regulamento da Biblioteca garante melhores serviços aos seus utilizadores, nomeadamente a partilha correta e equitativa dos recursos bibliográficos existentes.

Consultar aqui ou solicitar uma cópia impressa ao balcão.

A Biblioteca tem como objetivo servir alunos, docentes e funcionários da UAlg. Está, no entanto, aberta a todos os interessados, de forma a servir a Comunidade onde se insere. É necessário estar inscrito como leitor e apresentar o respetivo cartão (os membros da comunidade académica utilizam o cartão de identificação da UAlg), para usufruir dos serviços de empréstimo.

As bibliotecas da UAlg dispõem de salas de leitura, de acesso livre. Os utilizadores devem fazer bom uso das instalações e dos recursos informativos disponibilizados, respeitando as disposições patentes no Regulamento (respeitar a norma de silêncio, desligar o som dos telemóveis, não comer, não provocar danos nos documentos).

A Biblioteca funciona em regime de livre acesso às estantes, embora alguns documentos tenham de ser solicitados ao balcão, como os números mais antigos das publicações periódicas, alguma literatura cinzenta ou os recursos audiovisuais. Finda a utilização, os livros ou revistas deverão ser colocados sobre as mesas de trabalho ou entregues ao balcão.

Coleções: grande diversidade de livros, revistas científicas ou de informação, jornais, cartografia e documentos multimédia.

Catálogo em linha: todos os documentos disponíveis podem ser pesquisados nos computadores locais ou através da Internet em www.ualg.pt.   

Recursos eletrónicos: 

  • Acesso a recursos em livre-acesso (RCAAP, SAPIENTIA…)
  • eBooks’ e várias bases de dados bibliográficos, que abrangem diversas áreas do conhecimento, acesso ao texto integral de publicações científicas internacionais, através do consórcio b-on  (que inclui Web of Science, Wiley, Taylor & Francis, Springer, SIAM, Sage, Nature, IEEE, Elsevier, entre outras editoras).

 

O acesso aos recursos online adquiridos pela UAlg é restrito ao reconhecimento por IP. Se estiver registado como membro da UAlg, também deve configurar o seu portátil e usá-lo acedendo à rede sem fios Eduroam.

A Biblioteca disponibiliza um Guia de Pesquisas, para facilitar o acesso a recursos eletrónicos por áreas temáticas.

Os livros estão arrumados nas estantes, segundo a Classificação Decimal Universal (CDU), por 10 áreas temáticas, correspondendo a cada uma dessas áreas um número. Este número (cota) é colocado nas estantes e numa etiqueta na lombada dos documentos que permite a localização rápida dos mesmos.

0   Generalidades. Ciência. Conhecimento. Informação.

1   Filosofia. Psicologia.

2   Religião. Teologia.

3   Ciências Sociais.

4   [Reservada para desenvolvimento futuro]

5   Matemática. Ciências Naturais.

6   Ciências aplicadas. Medicina. Tecnologia.

7   Arte. Desporto.

8   Língua. Linguística. Literatura.

9   Geografia. Biografia. História

 

As publicações periódicas encontram-se em estantes com cacifos e estão organizadas por ordem alfabética de títulos.

 

Existem documentos que, pela sua especificidade, raridade ou diminuta procura, estão arrumados nos depósitos, mas que podem ser solicitados no balcão de atendimento (teses de doutoramento e mestrado, reservados, edições mais antigas, documentos audiovisuais, etc.)

Antes de se dirigir às estantes, consulte o Catálogo (base de dados da Biblioteca) para mais facilmente localizar os documentos.

Número de documentos e prazos de empréstimo

Alunos e funcionários: máximo de 5 documentos, de cada biblioteca, por 7 dias.

Professores: máximo de 10 documentos de cada biblioteca, por 15 dias.

Leitores externos: máximo de 2 documentos por 7 dias.

É possível efetuar duas renovações do período de tempo do empréstimo, se não houver pedido de outro leitor para o mesmo livro.

As renovações podem ser feitas aqui desde que se esteja autenticado, através do e-mail bibrenova@ualg.pt ou ao balcão de cada biblioteca.

Empréstimo condicionado

Algumas obras, em virtude da sua elevada procura, têm o empréstimo domiciliário condicionado. Informe-se junto de cada balcão de atendimento.

Autodevolução na biblioteca em Gambelas e na Penha

Consiste numa caixa de correio, existente do lado direito da entrada da biblioteca, por onde se introduzem os documentos permitindo a devolução de documentos fora do horário normal de abertura, de 2ª feira a sábado.

Documentos excluídos do empréstimo

  • Obras de referência: Dicionários, Enciclopédias, Atlas, etc.
  • Periódicos: Jornais e Revistas
  • Materiais cartográficos
  • Obras da secção de reservados
  • Teses e Relatórios de Estágio

Responsabilidade

O leitor é sempre o único responsável pelos documentos que lhe são confiados. Em caso de dano ou perda dos mesmos fica obrigado a indemnizar a UAlg e a repor os documentos na Biblioteca, nos termos do Regulamento.

Penalizações

O incumprimento das normas de empréstimo será penalizado.

Os atrasos na devolução das obras implicarão o pagamento de uma multa de 0,25 Euros, por dia e por documento atrasado.

O leitor com pagamentos em atraso fica impedido de requisitar documentos até ao cabal pagamento da dívida e poderá ver limitado o seu direito à passagem de certidões e diplomas pelos Serviços Académicos da UAlg.

Para usar este serviço deverá aceder aqui

1. Inserir o login e password da UAlg

2. Aceder a Área Pessoal (na parte inferior da página)

3. Certificar-se da correção dos dados apresentados: nome, n.º de aluno e escolher Consultar Empréstimos em Curso

4. No lado esquerdo da tabela clicar na seta para renovar o empréstimo do documento.

No caso de não conseguir realizar renovações de empréstimos deve contactar o balcão da Biblioteca ou através do email bibrenova@ualg.pt

A biblioteca disponibiliza o serviço de Empréstimo Inter-Bibliotecas (EIB), através do qual é possível pedir documentos ou a sua reprodução, a bibliotecas nacionais ou estrangeiras.

Utilizadores da Biblioteca da UAlg

Enviar e-mail com o pedido e dados pessoais para bibeib@ualg.pt ou no balcão de atendimento preencher o formulário "Pedido de EIB".

Estes pedidos estão sujeitos a prazos de entrega e custos variáveis, consoante a instituição fornecedora e o tipo de utilizador. Quando a obra der entrada na Biblioteca, o requisitante recebe uma sms de correio eletrónico.

Utilizadores externos

O Serviço de EIB possibilita também o envio de documentos para bibliotecas nacionais e estrangeiras. A biblioteca requisitante deve enviar os pedidos para bibeib@ualg.pt

Os documentos pesquisados nos computadores da Biblioteca podem ser impressos na multifunções pré-configurada para o efeito. Devem ser solicitados no balcão de atendimento, onde aguardam a ordem definitiva de impressão e o respetivo pagamento.

Também é possível usar as funções do scaner para digitalizar e imprimir, ou enviar documentos por e-mail.

O serviço de fotocópias também está disponível, desde que observada a legislação que regula os Direitos de Autor.

Existem gabinetes de estudo adjacentes às salas de leitura (exceto na biblioteca no Campus de Portimão), destinados preferencialmente ao trabalho em grupo, que não requerem marcação prévia.

Devem ser ocupados em função da sua dimensão e os ocupantes devem evitar perturbar os restantes utilizadores.

(Acesso condicionado, enquanto durarem as restrições motivadas pela CoViD-19)

Estão disponíveis computadores para pesquisas e realização de trabalhos, com acesso à Internet, programas do Office e SPSS.

A Biblioteca disponibiliza mensalmente vários tipos de formação, dirigida a diferentes públicos.

Consulte o menu Formação

Pessoas interessadas (individualmente ou em grupo), novos ou antigos alunos da UAlg ou turmas de escolas da região acompanhadas por um docente, podem usufruir de visitas guiadas às bibliotecas da UAlg.

Para tal, basta solicitar a visita através do email biblioteca@ualg.pt.

Centro de Documentação Europeia

O Centro de Documentação Europeia da Universidade do Algarve (CDE-UAlg), é um Centro Europeu de divulgação de documentação e informação, criado em 1995 através de um protocolo assinado com a Comissão Europeia.

Tem como objetivo principal apoiar a Universidade na promoção e desenvolvimento de estudos e investigação em matérias comunitárias e promover ações de divulgação sobre as políticas da União Europeia (EU). Tem um fundo documental de cerca de 6000 publicações sobre a União Europeia, na sua maior parte documentos que podem ser requisitados pelos utilizadores.

O CDE organiza anualmente diversos eventos, relacionados com as suas funções como veículo de difusão da informação da UE: palestras, seminários, cursos livres, exposições, apresentações de livros e participa em iniciativas conjuntas com outros organismos de informação europeia.

O CDE situa-se no piso de R/c da Biblioteca em Gambelas e funciona no mesmo horário.