Brainstorm
Jaime Aníbal
Departamento de Engenharia Alimentar, Instituto Superior de Engenharia
Licenciatura em Tecnologia e Segurança Alimentar (2º ano)
Nº de estudantes: 15
Objetivo que se pretende atingir com o uso da estratégia
Participação ativa dos alunos na aula
Tempo (i) de preparação e (ii) em aula
1 minuto
Recursos necessários (ex. espaço, organização do espaço, material, etc.)
Quadro branco e canetas de várias cores
"Frequência" de utilização (apenas uma vez ou frequentemente?)
1 vez durante a aula (e só em algumas aulas)
"Prática": como é aplicada, o que requer dos estudantes, que instruções devem ser dadas
Escrever no quadro uma palavra ou uma expressão sobre a qual é solicitado aos alunos que indiquem o que lhes "vier à cabeça" sobre esse tema. De forma envolver ainda mais os alunos, o ideal é pedir-lhes que venham eles escrever no quadro a sua contribuição.
Principal motivação para colocar a estratégia em prática?
Envolver os alunos ativamente na própria aula, emitindo a sua opinião sobre uma questão colocada
Reação ou resposta dos estudantes?
Desconforto no início, grande colaboração depois de perceberem o que têm realmente de fazer
Evidência(s) do sucesso da estratégia (para si próprio, enquanto docente, e para os estudantes)?
Permitir aos estudantes emitirem opiniões/contribuições para um dado assunto, sem estarem preocupados com juízos de valor. Permitir ter ideias "fora da caixa".
Escala - "usabilidade" com turmas grandes e/ou pequenas?
Turmas muito grandes tornam o processo um pouco mais desafiante, mas não é impossível de implementar
Transferabilidade para outras UC que leciona? Como? Porquê?
Esta estratégia pode ser aplicada a qualquer UC, de qualquer área científica, e de qualquer nível de escolaridade.