Brainstorm

Jaime Aníbal

Departamento de Engenharia Alimentar, Instituto Superior de Engenharia

Licenciatura em Tecnologia e Segurança Alimentar (2º ano)

 

Nº de estudantes: 15

 

Objetivo que se pretende atingir com o uso da estratégia

Participação ativa dos alunos na aula

 

Tempo (i) de preparação e (ii) em aula       

1 minuto

 

Recursos necessários (ex. espaço, organização do espaço, material, etc.)         

Quadro branco e canetas de várias cores

 

"Frequência" de utilização (apenas uma vez ou frequentemente?)         

1 vez durante a aula (e só em algumas aulas)

 

"Prática": como é aplicada, o que requer dos estudantes, que instruções devem ser dadas     

Escrever no quadro uma palavra ou uma expressão sobre a qual é solicitado aos alunos que indiquem o que lhes "vier à cabeça" sobre esse tema. De forma envolver ainda mais os alunos, o ideal é pedir-lhes que venham eles escrever no quadro a sua contribuição.

 

Principal motivação para colocar a estratégia em prática?         

Envolver os alunos ativamente na própria aula, emitindo a sua opinião sobre uma questão colocada

 

Reação ou resposta dos estudantes?          

Desconforto no início, grande colaboração depois de perceberem o que têm realmente de fazer

 

Evidência(s) do sucesso da estratégia (para si próprio, enquanto docente, e para os estudantes)?     

Permitir aos estudantes emitirem opiniões/contribuições para um dado assunto, sem estarem preocupados com juízos de valor. Permitir ter ideias "fora da caixa".

 

Escala - "usabilidade" com turmas grandes e/ou pequenas?

Turmas muito grandes tornam o processo um pouco mais desafiante, mas não é impossível de implementar

 

Transferabilidade para outras UC que leciona? Como? Porquê?  

Esta estratégia pode ser aplicada a qualquer UC, de qualquer área científica, e de qualquer nível de escolaridade.