V Conferência Internacional do projeto MILAGE junta centenas de docentes

A V Conferência Internacional de aprendizagem móvel no projeto MILAGE, subordinada ao tema "Avaliação Para as Aprendizagens”, realizou-se no dia 29 de setembro, contando com a participação do secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e de várias centenas de professores de vários países.
gcp

Na sessão de abertura, que contou com a presença do vice-reitor da UAlg, Saúl de Jesus, o secretário de Estado Adjunto e da Educação deu início às apresentações com a comunicação “Pensar a avaliação nas políticas educativas”. Foram ainda apresentadas várias comunicações nacionais e internacionais, nomeadamente: “Evaluación de competencias: tareas auténticas, evaluación auténtica” (Javier Cortés De las Heras, consultor educacional, Espanha), “O lugar da avaliação formativa no contexto brasileiro (Isabel Lucena, Universidade Federal do Pará, Brasil)”, “Avaliar para aprender: contributo para uma reflexão” (Ariana Cosme, Universidade do Porto),  e “Avaliação pedagógica e avaliação em larga escala: perspetivas, limites e relações” (António Borralho). A comunicação final, intitulada “Avaliação para as aprendizagens no projeto MILAGE”, foi proferida Mauro Figueiredo, docente da Universidade do Algarve, mentor e coordenador do projeto MILAGE.

Segundo Mauro Figueiredo, “MILAGE APRENDER+ é uma plataforma gratuita para que todos tenham acesso a recursos educacionais de qualidade. Estimula a aprendizagem ativa, num ambiente gamificado, promove a autonomia e a diferenciação pedagógica, com vídeos educacionais para que todos aprendam. Estimula a avaliação formativa, o desenvolvimento de competências do século XXI, o sucesso escolar de todas as crianças e jovens e a construção de uma comunidade de professores e alunos autores de recursos educativos MILAGE APRENDER+.”

Trata-se de um projeto internacional com patente registada nos EUA e que, em parceria com as Associações de Professores de Matemática de Espanha, Alemanha e Chipre, está também a disseminar práticas pedagógicas inovadoras além-fronteiras.

No dia 6 de outubro será realizada a “3ª edição dos Prémios MILAGE APRENDER+” para a entrega dos prémios “Professor inovador de Portugal” e “Aluno aprender+ de Portugal”.

Projeto Milage