Notícias

Bolsas de Excelência 2019/2020
Todos os alunos que tenham terminado o ensino secundário e que ingressem na Universidade do Algarve (UAlg), em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores passam a ter bolsa de excelência garantida. Com esta iniciativa, que pagará integralmente a propina do 1.º ano, fixada em € 871,52, a UAlg, com o apoio de mais de 40 empresas, pretende... (ver mais)
Para o ano letivo de 2019/20
A Universidade do Algarve irá reabrir, já no próximo ano letivo 2019/2020, a licenciatura em Engenharia Alimentar, que será lecionada no Instituto Superior de Engenharia (ISE). Este curso, que irá substituir a atual licenciatura em Tecnologia e Segurança Alimentar, já havia sido lecionado na Academia algarvia, mas surge agora reestruturado, nomeadamente no que concerne ao... (ver mais)
Nova plataforma disponível aqui
A Universidade do Algarve disponibiliza uma nova plataforma, o Balcão Académico de Atendimento Online,  que pretende esclarecer, de modo imediato, questões académicas. Esta nova funcionalidade permite , ainda, requerer e/ou solicitar documentos diversos.​​​​​​​ Bem-vindo ao Balcão Académico de Atendimento Online da UAlg Selecione uma das opções abaixo... (ver mais)
Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019
A Universidade do Algarve aparece pela primeira vez, na posição 101-125, no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias. Este ranking integra 258 instituições e classifica as principais instituições de ensino superior (IES) da Europa, usando 14 indicadores de... (ver mais)
Candidaturas abertas
​​​​​​​A 2ª edição do Comboio do Conhecimento arrancou dia 28 de junho, com o objetivo de premiar o aproveitamento escolar dos novos estudantes do ensino superior. A iniciativa insere-se no âmbito do programa “Estudar mais é preciso” e visa estimular a aquisição de competências e de formação superior, aliada ao sucesso académico, e promover... (ver mais)
Volta a colocar a UAlg entre as melhores universidades jovens do mundo
​​​​​​​ A Universidade do Algarve aparece pela segunda vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos. Entre as oito instituições de ensino superior portuguesas que integram este ranking internacional, a UAlg destaca-se no indicador que avalia a... (ver mais)
A Universidade de Huelva, em colaboração com o departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Superior de Engenheira da Universidade do Algarve, organizou o SUR URBAN RACE (S.U.R), que decorreu no passado dia 30 de maio, em Huelva. O S.U.R é uma competição de veículos elétricos solares, que tem como principal objetivo incentivar os alunos do Ensino Secundário e... (ver mais)
Nova edição: «40 anos a criar futuro»
A Universidade do Algarve (UAlg) acaba de lançar o nº 12 da revista institucional «UALGzine». Com uma periodicidade anual, esta edição, sob o lema "40 anos a criar futuro””, é alusiva às comemorações do 40º aniversário da UAlg. Como a história de qualquer organização é feita por pessoas, nesta edição, apresentada por décadas, dão-se a conhecer alguns factos importantes... (ver mais)
Candidaturas Abertas
A Feira de Inovação, Projetos e Tecnologia (FIPT) é uma iniciativa do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve (UAlg). A FIPT é organizada por um conjunto de alunos e docentes do ISE, com o apoio da respetiva Direção do Instituto. A 1ª edição da FIPT irá decorrer segundo a seguinte calendarização: FASES DATAS... (ver mais)
Comemorações do 30º Aniversário do ISE terminou com um dia dedicado à Inovação Pedagógica
Numa iniciativa, copromovida pelo Conselho Pedagógico do ISE, integrada nas comemorações do 30º Aniversário do ISE, no ciclo de Encontros de Partilha e Inovação Pedagógica e em resposta a um desafio lançado no âmbito do curso EScAPE - Estratégias Pedagógicas Ativas no Ensino Superior, foram apresentadoos alguns exemplos de Boas Práticas Pedagógicas que já se aplicam... (ver mais)
Numa iniciativa, copromovida pelo Conselho Pedagógico do ISE e em resposta a um desafio lançado no âmbito do curso EScAPE - Estratégias Pedagógicas Ativas no Ensino Superior, recolheram-se estratégias promotoras de aprendizagem ativa desenvolvidas por colegas no ISE e criou-se o repositório (LINK) para partilha dessas práticas.    Convidam-se os... (ver mais)
REPOSITÓRIO DE ESTRATÉGIAS
REPOSITÓRIO DE ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DE PEDAGOGIAS ATIVAS DO ISE   Aprendizagem baseada em projeto Tema: Segurança alimentar UC Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar. Licenciatura em Tecnologia e Segurança Alimentar (3º ano) Isabel Ratão   Brainstorm Tema: Apresentação da UC aos alunos UC Bioquímica de Alimentos. Licenciatura em... (ver mais)
O Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve
O Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve encontra-se a organizar a segunda edição do Congresso Internacional de Engenharia e Sustentabilidade no Século XXI – INCREaSE 2019, previsto para outubro do próximo ano. Mais informação disponível em: http://increase.ualg.pt/2019/
As cerimónias do dia 17 de outubro iniciaram-se com uma conferência sobre “O papel da Engenharia na Sociedade”, seguindo-se várias apresentações e troca de experiências de antigos alunos e do Presidente da Associação Académica. A sessão terminou com a atuação do “Grupo de Jazz da Universidade do Algarve”, seguido de um brinde com Moscatel do Algarve e Bolo de Aniversário... (ver mais)
Para consultar as listas de seriação aos mestrados clique no link:https://ise.ualg.pt/pt/cursos/mestrado
Para consultar as listas de seriação aos mestrados clique no link: https://ise.ualg.pt/pt/cursos/mestrado Após entrar no curso pretendido escolha o separador "Candidaturas" e o resultado está abaixo em "Seriação".
Cláudia Sequeira, docente no departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Algarve (UAlg) e investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), participa em vários projetos Europeus entre os quais o "PAMS"  Performance Analysis of a Multifloat Spar financiado pelo programa europeu MaRINET2.   Link... (ver mais)
Cláudia Sequeira, docente no departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Algarve (UAlg) e investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), participa em vários projetos Europeus entre os quais o "PAMS"  Performance Analysis of a Multifloat Spar financiado pelo programa europeu MaRINET2. Link  ... (ver mais)
Para consultar as listagens clique nos seguintes links:
Para consultar as listagens clique nos seguintes links: MESTRADOS: Ciclo Urbano da Água Engenharia Civil Engenharia Elétrica e Eletrónica Engenharia Mecânica - Energia, Climatização e Refrigeração Segurança e Saúde no Trabalho Tecnologia dos Alimentos PÓS-GRADUAÇÕES: Reabilitação - Edifícios e Áreas Urbanas  
Vários docentes do ISE participam no projeto AGERAR
Vários docentes do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve participam no projeto AGERAR (Armazenamento e Gestão de Energia Renovável em Aplicações comerciais e Residenciais), enquadrado no Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP), do INTERREG 2014-2020. Este projeto tem como objetivo geral promover critérios de eficiência... (ver mais)
Reportagem da TVI 24 - Jornal da Uma no dia 21 de Abril sobre a APP MILAGE APRENDER+
Reportagem da TVI 24 - Jornal da Uma no dia 21 de Abril sobre a APP MILAGE APRENDER+ http://195.23.58.154/files/tv/2018/04/74635338.mp4  
Habilitações
Habilitações Doutoramento: Ciência e Engenharia Alimentar, Universidade Católica Portuguesa, 2009 Licenciatura: Engenharia Alimentar, Universidade do Algarve, 2001 Ensino Unidades curriculares a lecionar atualmente: Processamentos Térmicos e Emergentes, Validade dos Alimentos, Desenvolvimento e Otimização de Produtos, Design Higio-sanitário de Equipamentos e... (ver mais)
Habilitações Doutoramento: Engenharia Agro-Industrial - Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal Mestrado: Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ramo Engenharia Alimentar - Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa, Portugal Licenciatura: Engenharia Química - Ramo Química Aplicada - Instituto Superior Técnico, Universidade... (ver mais)
Habilitações Doutoramento: Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade do Algarve- Dissertação com o tema: Bebidas espirituosas do Algarve Mestrado: Tecnologia Alimentar/Qualidade pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova - Dissertação com o tema: Otimização de parâmetros para a produção de aguardente de medronho Licenciatura... (ver mais)
Habilitações Doutoramento: Engenharia Alimentar, Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa, 2015 Mestrado: Produção Animal, Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa, 1999 Licenciatura: Engenharia Zootécnica (Ramo Científico-Tecnológico), Universidade de Évora, 1995 Ensino Unidades curriculares a... (ver mais)
Habilitações Doutoramento: Ciências Biológicas, ramo Microbiologia. PhD: Biological Sciences /Microbiology. Mestrado: Ciências Biológicas. Master: Biological Sciences. Licenciatura: Medicina Veterinária. Bachelor: Veterinary Medicine. Ensino Unidades curriculares a lecionar atualmente: Biologia; Microbiologia Geral; Nutrição; Saúde Pública (... (ver mais)

Páginas