Destaques

curso de Pós-Graduação em Cidades Sustentáveis

Informamos que estão abertas, até ao próximo dia 9 de janeiro de 2018, as inscrições para o curso de Pós-Graduação em Cidades Sustentáveis, no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.

As cidades consomem 75% da energia produzida e geram cerca de 80% das emissões de CO2. O objetivo do curso consiste na atribuição de uma especialização de natureza profissional, que dê resposta aos novos desafios da sustentabilidade e da adaptação local às alterações climáticas. Pretende-se garantir informação para a gestão urbana num contexto de sustentabilidade e de resiliência e a promoção de tecnologias inovadoras para a cidade visando a sua ecoeficiência.

Este curso está direcionado para cidadãos e técnicos que têm um papel fundamental na construção de cidades sustentáveis, resilientes e inclusivas.

Para mais informações e candidaturas on-line, consultar:

http://www.ualg.pt/pt/curso/1774 ou mmrosa@ualg.pt.

CONFERÊNCIA: Construções naturais, estruturas leves e membranas de sabão

 

Provas Publicas de atribuição do Título de Especialista, na área científica de Construção Civil – Engenharia Civil, do Engº Augusto José de Mira Candeias

No dia 21 de novembro de 2017 serão realizadas as Provas Publicas de atribuição do Título de Especialista, na área científica de Construção Civil – Engenharia Civil, do Engº Augusto José de Mira Candeias, docente do Departamento de Engenharia Civil do ISE-UAlg.

As provas irão decorrer no Anfiteatro 1.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha e constam da apresentação e discussão do seu currículo profissional (11:00) e da apresentação e discussão de um trabalho de natureza profissional sob o tema Execução e coordenação de obras – Empreitada de intervenção e requalificação dos ilhotes (Ratas, Côco, Altura, Cobra, Ramalhetes) e Ilha Deserta da Ria Formosa (15:00).

PROVAS PÚBLICAS DO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DO ALUNO João rio

No próximo dia 20 de novembro, segunda-feira,  às 11h no Anf. José Silvestre vai ter lugar a prova pública do Mestrado em Engenharia Civil do aluno João Manuel de Jesus Rio sobre Edifício com consumo de energia nula. Caso de estudo - "Eco-Power Zero Résidence", que teve como orientadores a Profª Fátima Farinha e o Profº Elson Almeira.

Palestra: Fundações de edifícios antigos

 

 

doação do espólio do topógrafo Manuel dos Santos Ruivo à Universidade do Algarve

Informa-se que no dia 16 de novembro de 2017, às 14:00 horas, irá decorrer nas instalações do Laboratório de Geomática do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve a assinatura do contrato de doação do espólio do topógrafo Manuel dos Santos Ruivo à Universidade do Algarve. A cerimónia é aberta ao público e irá contar com a presença do Sr. Reitor da Universidade do Algarve, Professor Doutor António Branco, do diretor do Instituto Superior de Engenharia, Professor Doutor António Mortal, do Diretor do Departamento de Engenharia Civil, Professor Doutor Rui Lança, de membros da família do topógrafo Manuel dos Santos Ruivo e de docentes e alunos do Instituto Superior de Engenharia.

OFERTA DE Emprego

A Enercoutim procura um/a colaborador/a para a região do Algarve. Mais informação na páginas das Empresas.

 

Palestra "THE SOIL-STEEL BRIDGES, CULVERTS AND TUNNELS: REVIEW, TESTING AND CALCULATIONS"

No próximo dia 24 de outubro de 2017, o Professor Damian Beben da Opole University of Technology – Polónia, proferirá uma palestra intitulada: “THE SOIL-STEEL BRIDGES, CULVERTS AND TUNNELS: REVIEW, TESTING AND CALCULATIONS”

A mesma terá inicio às 19:00, na sala 2.04 do Edifício de Engenharia Civil, e será gratuita.

PROVAS PÚBLICAS PARA A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA E TÉCNICO-CIENTÍFICA NA ÁREA CIENTÍFICA DE ENGENHARIA CIVIL, ÁREA DISCIPLINAR DE CIÊNCIAS BÁSICAS E SOCIAIS PARA A ENGENHARIA CIVIL DA MESTRE PAULA RIBEIRO

No próximo dia 9 de outubro serão realizadas as provas públicas para a avaliação de competência pedagógica e técnico-científica na área científica de Engenharia Civil, área disciplinar de Ciências Básicas e Sociais para a Engenharia Civil da Mestre Paula Ribeiro, docente do Departamento de Engenharia Civil do ISE-UAlg.

As provas irão decorrer no Anfiteatro 1.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha e constam da apresentação e discussão de uma lição (11:00) e da apresentação e discussão do currículo (15:00).

 

PROVAS PÚBLICAS PARA A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA E TÉCNICO-CIENTÍFICA NA ÁREA CIENTÍFICA DE ENGENHARIA CIVIL, ÁREA DISCIPLINAR DE Estruturas do mestre claudio semião

No passado dia 29 de setembro foram realizadas as provas públicas para a avaliação de competência pedagógica e técnico-científica na área científica de Engenharia Civil, área disciplinar de Estruturas do Mestre Cláudio Semião, docente do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.

As provas decorreram no Anfiteatro 1.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha e constaram da apresentação de uma lição e da discussão do currículo.

 

Provas de doutoramento do Mestre Pedro Guerreiro

No passado dia 29 de Setembro, o Professor Pedro Miguel Mendes Guerreiro, docente do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, defendeu, na Universidade de Sevilha, a sua tese de doutoramento intitulada "Evolutionary Computational Model for Sustainable, Efficient and Resilient Networks".

A tese foi orientada pelo Professor Doutor Alberto Márquez Pérez, Professor Catedrático da Universidade de Sevilha e pelo Professor Doutor Mário Carlos Machado Jesus, Professor Adjunto da Universidade do Algarve.

 

4.ª edição do curso Turismo Acessível

O CIEO - Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações organiza, nos dias 26 de outubro, 2, 9, 16 e 17 de novembro, a 4.ª edição do curso Turismo Acessível: Aspetos Urbanísticos e Arquitetónicos, que irá realizar-se em Portimão na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT).

O curso,  vocacionado para profissionais de turismo, engenheiros, arquitetos, arquitetos paisagistas, técnicos em turismo, investigadores e alunos de pós-graduação, tem como objetivo dar a conhecer as normas técnicas básicas de eliminação de barreiras urbanísticas e arquitetónicas em edifícios públicos e hoteleiros, equipamentos coletivos e via pública, para melhoria da acessibilidade de todas as pessoas.

Coordenado pela Professora Manuela Rosa, do Instituto Superior de Engenharia da UAlg e investigadora do CIEO, o curso terá lugar às quintas-feiras, das 14h30 às 17h30, na sala 2 da ESGHT, no Campus de Portimão, e no último dia do curso, 17 de novembro (sexta-feira),  realizar-se-á uma visita de estudo.

Programa em anexo.

Formulário de inscrição: https://goo.gl/CDNHPe


entrevista dada pelo Professor Carlos Martins na RTP sobre sismo

Entrevista dada pelo Professor Carlos Martins na RTP sobre o sismo de 4.3 na escala Richter que se sentiu em Lisboa às 7h44 desta quinta-feira, 17/agosto/2017.

 

OFERTA DE Emprego

A empresa Newdomain Construções Lda está à procura de um Engenheiro(a) Civil. Mais informação em Estágios.

 

Mestrado em geomática

Pós-Graduação em sistemas de informação geográfica

licenciatura em engenharia civil

 2.ª fase das inscrições  para o curso de Pós-Graduação em Reabilitação - Edifícios e Áreas Urbanas

Está aberta, até ao próximo dia 14 de julho, a 2.ª fase das inscrições  para o curso de Pós-Graduação em Reabilitação – Edifícios e Áreas Urbanas, no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.

O curso tem por objetivo a atribuição de uma especialização de natureza profissional, que dê resposta aos novos desafios da construção civil, designadamente na área da reabilitação, decorrentes de legislação específica recente e do aumento significativo desta área de atuação que se tem verificado nos últimos anos.

Para mais informações e candidaturas on-line, consultar http://www.ualg.pt/pt/curso/1730 ou  rlaranja@ualg.pt

Flyer disponível aqui.

2ª fase de candidaturas ao curso de Pós-Graduação em Proteção Costeira e Fluvial

A 2ª fase de candidaturas ao curso de Pós-Graduação em Proteção Costeira e Fluvial está aberta até ao próximo dia 14 de julho.

O curso visa conferir uma especialização que responde aos desafios inerentes à proteção da orla costeira e fluvial, procurando uma visão transversal e integradora dos diversos domínios técnicos e científicos relacionados.

Para mais informações e candidaturas on-line, consultar http://ise.ualg.pt/pt/curso/1776 ou rlanca@ualg.pt

Flyer disponível aqui.

 

Oferta de estágio - nobislux

A empresa Nobislux está à procura de recém Licenciados em Engenharia Civil para contratos a Termo ou Estágios Profissionais. Mais informação em Estágios.

 

Mestrado em Engenharia civil 2017/18

Estão abertas as inscrições até ao próximo dia 1 de setembo de 2017.

Mestrado em Ciclo Urbano da Água 2017/18

Este é um Mestrado que está integrado na Cátedra da UNESCO em Ecohidrologia - Água para os Ecossistemas e Sociedades e estão abertas as inscrições até ao próximo dia 1 de setembo de 2017.

 

Seminário: A realidade da reabilitação sísmica do parque edificado

seminário de investigação aplicada à engenharia

seminário: Poluição Orgânica - desafios atuais

 

celebração dos 30 anos do curso de engenharia civil da universidade do algarve

seminário: Reforço de Elementos de Betão Armado com Compósitos de Carbono (CFRP)

seminário: ecohidrologia urbana

Seminário "Praias Acessíveis"

III Feira da Proteção Civil - Albufeira

 

Seminários Neuce

O Departamento de Engenharia Civil, do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, irá realizar dois Seminários apresentados pelo Técnico José Leandro da empresa Neuce.

Os mesmos são constituídos por duas partes, uma componente teórica expositiva e uma componente prática de manuseamento e aplicação dos produtos.

Datas:

  •  31 de março, às 19:30h, no edifício do Dep. de Engenharia Civil, na sala 2.01.
  •  1 de abril, às 15:30h,no edifício do Dep. de Engenharia Civil, na sala 2.01.

Propiping – Facility Services

A Propiping – Facility Services, Lda.  é uma empresa de referência na sua área de atuação Metalomecânica e Construção Civil, Recrutamento, procurando a melhoria permanente e contínua das suas técnicas e dos seus serviços, a constante formação dos seus profissionais e os cumprimentos das normas de higiene e segurança e do ambiente, contribuindo assim, para a máxima satisfação dos seus clientes.

Procuramos contribuir de forma positiva para a sua obra, fornecendo pessoal qualificado, de elevado rigor e qualidade, garantindo assim todos os serviços efetuados.

Estamos vocacionados para efetuar outsourcing de equipas de trabalho, nomeadamente:


Metalomecânica-Construção Civil:

  •              Pedreiros
  •              Pintores
  •              Serralheiros Montadores
  •              Serralheiros Civis
  •              Serralheiros Mecânicos
  •              Tubistas
  •              Soldadores: TIG
  •              Soldadores: MIG/MAG
  •              Eletricistas
  •              Carpinteiros
  •              Ajudantes, Etc

Procuramos estabelecer uma relação confiança com todos os nossos clientes, oferecendo todo o apoio necessário através de atendimento personalizado e focado nas suas necessidades.

Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e aguardamos o seu contato.

Atenciosamente.

Propiping – Facility Services, Lda.

Avenida Marcos Portugal N.5 Amora
Diretor / Financeiro:  Sr. Carlos Caldeira
Telem.: (+351) 96 336 62 66 / 21-8256477

E-mails: c.caldeira@propiping.pt

OFERTA DE EMPREGO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DOS CET E TESP, ÁREA DE CONSTRUÇÃO E OBRAS PÚBLICAS

A Teixeira Duarte S. A. pretende actualizar os grupos profissionais constituídos pelos seus técnicos e encarregados. Para tal, efectuará uma selecção de candidatos com formação académica adequada.
O grupo profissional cuja carreira profissional é encabeçada por encarregados da construção civil será o seu foco de interesse.
A candidatura ao processo de selecção estende-se, igualmente, a alunos que terminarão o curso de TeSP no final do ano 2016/2017, estando em aberto a realização de estágios.
Neste sentido, a Teixeria Duarte pretende receber ofertas de detentores do CET e TeSP no domínio da construção e obras públicas (encarregados).
O Curriculum Vitae deve ser enviado para pfr@teixeiraduarte.pt

seminário  «Reforço de estruturas - betão armado e alvenaria resistente»

No dia 10 de Março às 19h00 terá lugar na sala 1.01 do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve um seminário intitulado “Reforço de estruturas - betão armado e alvenaria resistente”, cujo orador é o Engº Paulo Portugal da empresa LUSOMAPEI.

O seminário é gratuito, mas de inscrição obrigatória para ascarrei@ualg.pt

Com os melhores cumprimentos

Ana Carreira
 

Dia do Aluno Do DEC

No âmbito do Dia do Aluno Do DEC, o Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil vem convidar toda a comunidade académica para assistirem à apresentação do Empreendimento de Fundo de Investimento do Alqueva, que se realizará dia 9 de Março pelas 14h30 no auditório José Silvestre


seminário «Análise de risco na gestão de projetos»

No dia 8 de março às 15:00 terá lugar na sala 2.01 do Edifício de Engenharia Civil, Campus da Penha, Universidade do Algarve um seminário intitulado «Análise de risco na gestão de projetos». O orador convidado será o Engenheiro Peter Paalman, o qual possui larga experiência internacional em análise de risco e gestão de projetos nas diversas áreas da engenharia civil, mais propriamente nos setores da construção e das infraestruturas para a industria do petróleo e do gás. Já integrou comissões para a criação de planos curriculares de cursos em Universidades Holandesas e atualmente trabalha como consultor independente. 

O seminário é gratuito mas é exigida inscrição, a efetuar por e-mail para isedec@ualg.pt ou telefone para +351 289 800 166.  No final será dado um certificado de participação.


Com os meus melhores cumprimentos
Rui Lança

seminário «Dimensionamento de ligações estruturais aço-betão»

No dia 23 de Fevereiro às 19h00 terá lugar no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve um seminário intitulado “Dimensionamento de ligações estruturais aço-betão”, cuja oradora é a Engª Silvia Martins da empresa Hilti Portugal.
A sessão incluí uma exposição teórica e uma parte prática dedicada ao programa de cálculo de ligações aço-betão da Hilti “ProfisAnchor”.
O seminário é gratuito, mas de inscrição obrigatória para ascarrei@ualg.pt.

Com os melhores cumprimentos

Ana Carreira

 

 

PROVAS PÚBLICAS DO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DO ALUNO Rui andrade

No próximo dia 1 de março quarta-feira,  às 15h na sala de video conferência do Campus de Gambelas, vai ter lugar a prova pública do Mestrado em Engenharia Civil do aluno Rui Miguel da Silva Andrade sobre "Estudo comparativo entre contrução tradicional e LSF".

 

 

 

PROVAS PÚBLICAS DO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DO ALUNO nuno gonçalves

No próximo dia 22 de fevereiro quarta-feira,  às 15h no Anf. José Silvestre vai ter lugar a prova pública do Mestrado em Engenharia Civil do aluno Nuno Miguel Bello Gonçalves sobre "Reabilitação do Cine Teatro António Pinheiro - Estudo de Caso".

 

 

 

Ação de Formação Complementar para PQ-I

Tendo esgotado as vagas para os dias 20 e 21 de fevereiro a ADENE agendou nova sessão de Formação Complementar para PQ-I em Faro nos dias 6 e 7 de março (sala 6 ISE/UAlg).

Para efeitos de inscrição, Portal da Academia ADENE.

Para quaisquer esclarecimentos contactar ADENE: telf 214722800 ou e-mail: formar@adene.pt

 

aula aberta de Construção de mapas concetuais aplicados à temática do planeamento energético

A Universidade do Algarve, através da sua Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA), e do projeto E-RESPLAN convida os alunos da UAlg a participar na aula aberta de Construção de mapas concetuais aplicados à temática do planeamento energético, a realizar no dia 22 de fevereiro na sala 1.01 do Departamento de Engenharia Civil (DEC), Campus da Penha.

O E-RESPLAN visa aplicar a ferramenta educacional C-maps (mapas concetuais) em matérias relacionadas com o planeamento sustentável do território e da paisagem, no sentido de proporcionar aos formandos uma abordagem pedagógica inovadora e tecnológica através do uso do software CMap.

Para além da Universidade do Algarve, a parceria do projeto é constituída por: University of Maribor – Parceiro Líder (Maribor, Eslovénia), IRENA - Istrian Regional Energy Agency Ltd. (Labin, Croácia), MIEMA - Malta Intelligent Energy Management Agency Malta (La Valeta, Malta), UNIROMA3 - Universita degli Studi Roma Tre (Roma, Itália) e Universidad Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha).

 Objetivos da aula aberta:

  1. Breve apresentação: o que são mapas concetuais;
  2. Exploração do software CMap;
  3. Elaboração, em grupo, de Cmaps relacionados com a temática do projeto e baseados no mapa ENERGY_CMAP_00;
  4. Análise dos resultados conseguidos;
  5. Construção do mapa ENERGY_CMAP_01 enquanto versão da UAlg do mapa ENERGY_CMAP_00.

Duração: 4 horas (das 19h00 às 23h00, com breve pausa para jantar)

Público-alvo: Estudantes da Universidade do Algarve de cursos de licenciatura ou mestrado das áreas de Arquitetura Paisagista, Engenharia Civil e Engenharia do Ambiente.

Número máximo de alunos: 20

Inscrições: até 21 de fevereiro de 2017 (não se aceitarão inscrições após a data limite de receção)

Material necessário: os alunos deverão levar o seu computador portátil enquanto ferramenta de trabalho para conceção dos mapas concetuais.

Para mais informações contacte: Marisa Madeira: mimadeira@ualg.pt | 289 800 088

Esta aula aberta é organizada no âmbito do E-RESPLAN – Innovative Educational Tools for Energy Planning – projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do ERASMUS + (Programa Comunitário 2014-2020).

 

Curso Livre em Digitalização e Modelação 3D

O Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve oferece a 1a edição do Curso Livre em Digitalização e Modelação 3D, com inicio previsto para 11 de março, com duração de 9 horas, distribuídas por 3 sábados, no Campus da Penha, Faro.

Este curso tem como objetivo proporcionar contacto e conhecimentos relativos a tecnologias recentes de digitalização e modelação 3D, por aquisição de informação geométrica massiva a partir de fotografias digitais do objeto alvo de modelação.

Mais informações em Curso Digitalização e Modelação 3D. e as candidaturas podem ser efectuadas num formulário online até 28 de fevereiro.

 

SEMINÁRIO EM AULA ABERTA

AULA ABERTA  |  UNIVERSIDADE DO ALGARVE

AULA ABERTA | UNIVERSIDADE DO ALGARVE

SEMINÁRIO EM AULA ABERTA – Anfiteatro José Silvestre

13 Fevereiro 2017

INSCRIÇÕES GRATUITAS MAS OBRIGATÓRIAS AQUI

18h00 sessão de abertura
Prof.ª Fátima Farinha | instituto superior de engenharia
Arquiteta Aline Delgado | portal da construção sustentável

18h15 Projeto E-Resplan | ferramenta educacional ao planeamento energético integrado; Fátima Farinha

SOLUÇÕES EFICIENTES para a construção

• 18h30 WICANDERS | pavimentos naturais
• 18h45 CIN | tintas e vernizes naturais
• 19h00 Roca | soluções de banho mais sustentáveis
• 19h10 Modulogreen | paredes verdes
• 19h30 Cobert | Soluções de cobertura

19h45 Projeto de investigação | desenvolvimento de competências no domínio do planeamento energético em países do Mediterrâneo. O caso do Projeto ENEPLAN; Marisa Madeira

20h00 Debate e encerramento

Como chegar ao Campus da Penha
GPS: 37°01’42.4″N 7°55’28.4″W

Seminário sobre arborização urbana

Vai realizar-se no dia 2 de fevereiro pelas 14:30 a palestra intitulada "Arborização Urbana. Diversidade biológica e suas diversas contribuições para as cidades.", a decorrer no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, no campus da Penha.

 

 

Curso livre em mobilidade sustentável

O Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve organiza a 1.ª edição do Curso Livre em Mobilidade Sustentável, que se irá iniciar a 4 de fevereiro, com a duração de 15 semanas.

Este curso, dirigido a todos os cidadãos, atende aos atuais paradigmas da sustentabilidade e da resiliência que determinam a necessidade de uma Mobilidade Sustentável e Saudável, em que se pretendem implementar sistemas de mobilidade de baixo carbono, promover um maior equilíbrio entre o uso do transporte individual motorizado e os coletivos e modos suaves, reforçar a utilização dos transportes coletivos, promover a intermodalidade e garantir critérios de qualidade nas infraestruturas pedonais e cicláveis e nas interfaces modais.

Mais informações e inscrição em https://www.ualg.pt/pt/content/mobilidade-sustentavel 

 

Congresso Internacional de Engenharia e Sustentabilidade on Século XXI

Vai realizar-se o Congresso Internacional de Engenharia e Sustentabilidade on Século XXI, o INCREaSE 2017 de 11 a 13 de Outubro de 2017, na Universidade do Algarve e com organização do Instituto Superior de Engenharia da mesma Universidade.

Está a decorrer a divulgação e call for papers, dirigido a docentes e investigadores nacionais e estrangeiros.

Para mais informações, aceder ao link www.increase2017.com

Bolsa de Investigação para licenciado em engenharia civil

Até ao próximo dia 23 de dezembro encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), para licenciado em engenharia civil no âmbito do Projeto CRESC I&DT nº 017718 – “SPOOLs – Sustainable POOLs", cujo trabalho será desenvolvido neste departamento. Toda a informação pode ser consultada no edital do concurso, disponivel em emprego/anuncio_para_bi-l_-_proj_017718_spools_-_edital_no_088-2016-dezembro-2016.pdf.

 

curso Turismo Acessível: Aspetos Urbanísticos e Arquitetónicos

O CIEO – Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve organiza, nos dias 4, 11, 18, 25 e 26 de janeiro de 2017, a 3.ª edição do curso Turismo Acessível: Aspetos Urbanísticos e Arquitetónicos,  que irá realizar-se na Faculdade de Economia (edifício 9) no Campus das Gambelas, em Faro.

O curso,  vocacionado para profissionais de turismo, engenheiros, arquitetos, arquitetos paisagistas, professores, investigadores e alunos de pós-graduação, tem como objetivo dar a conhecer as normas técnicas básicas de eliminação de barreiras urbanísticas e arquitetónicas em edifícios públicos e hoteleiros, equipamentos coletivos e via pública, para melhoria da acessibilidade de todas as pessoas.

Coordenado pela Professora Manuela Rosa, do Instituto Superior de Engenharia da UAlg e investigadora do CIEO, o curso terá lugar às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30, na Faculdade de Economia (edifício 9) e na última quinta-feira do mês de janeiro realizar-se-á uma visita de estudo a um hotel acessível.

O programa pode ser obtido aqui, e as inscrições são feitas online, em https://goo.gl/forms/Nnbk0WsFb6bWwhkl1

 

STAR WARS – Ciência por trás da ficção – 2016

O Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve participou numa ação conjuntamente com o Centro de Ciência Viva do algarve, cedendo uma câmara de infravermelhos.

A ação intitulava-se STAR WARS – Ciência por trás da ficção – 2016. Para mais informações, acedam, por favor aos seguintes links: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1197763333593675.1073742221.111441195559233&type=1&l=9a9e6aefea
https://www.facebook.com/ccvalgarve/posts/1204074726295869

 

seminário: intervenções em Património Edificado

No âmbito da UC de Introdução à História do Património Edificado, da Pós-Graduação em Reabilitação, realizar-se-ão dois seminários subordinados ao tema "Intervenções em Património Edificado", sendo o segundo no próximo dia 16 de dezembro de 2016, com início às 14h.

O local será o Auditório José Silvestre, no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Campus da Penha.

Pós-Graduação em Proteção Costeira e Fluvial - Infraestruturas

Informamos que o Instituto Superior de Engenharia e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve vão realizar a segunda edição do curso de Pós-Graduação em Proteção Costeira e Fluvial - Infraestruturas.
O curso confere uma especialização de natureza profissional, que responde aos desafios inerentes às questões relacionadas com a orla costeira e fluvial. Este curso detém uma visão integradora, um enfoque prático e, simultaneamente, assenta numa sólida formação nas áreas da Hidráulica, Geotecnia e Ambiente.
O curso inicia em fevereiro de 2017 e tem a duração de um semestre letivo (15 semanas) em regime pós-laboral. As inscrições são realizadas online até 9 de janeiro de 2017 através do endereço https://www.ualg.pt/pt/curso/1776
O flyer está disponivel para descarregar do link divulgacao/pg_protecao_costeira_e_fluvial_2016_2017.pdf

Pós-Graduação em Cidades Sustentáveis

O Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve está a propor para o segundo semestre do ano letivo de 2016/2017 uma Pós-Graduação em Cidades Sustentáveis. O objetivo do curso consiste na atribuição de uma especialização de natureza profissional, que dê resposta aos novos desafios do urbanismo e da sustentabilidade. Pretende-se garantir informação para a conceção urbana num contexto de sustentabilidade e a promoção de tecnologias inovadoras para a cidade visando a sua ecoeficiência.
Este curso está direcionado para decisores técnicos e políticos que intervenham no território e que têm um papel fundamental na construção de cidades sustentáveis.
O flyer está disponivel para descarregar do link divulgacao/triptico_cidades_sutentaveis2.pdf

 

programa Mentori Alumni

O programa Mentori Alumni consiste, sumariamente, na atribuição de um mentor aos estudantes de licenciatura/mestrado integrado numa unidade orgânica da Universidade do Algarve.
O mentor é uma pessoa que já é diplomada pela UALG, na área de interesse desses alunos e que está a exercer a profissão. A sua função é ajudar na preparação da entrada no mercado de trabalho dos atuais estudantes da UALG.
Para mais informações, deverão enviar um mail para o Eng. Rui Costa: rcosta@ualg.pt.

 

seminário: ISOLAMENTOS E IMPERMEABILIZAÇÕES

seminário: intervenções em Património Edificado

No âmbito da unidade curricular de Introdução à História do Património Edificado, realizar-se-ão dois seminários subordinados ao tema "Intervenções em Património Edificado", o primeiro no dia 25 de novembro e o segundo no dia 16 de dezembro de 2016,com início às 14h.
O local será o Auditório José Silvestre, no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Campus da Penha

 

 

 

 

seminário: Estruturas de madeira na reabilitação

No próximo dia 18 de novembro, com início às 17h00, realizar-se-á um seminário no âmbito das Estruturas de Madeira na Reabilitação, dividido em duas partes, com os temas:

  • Parte I  -  "Sistemas de Fixação, ontem e hoje!" 
  • Parte II -  "Importância dos detalhes para o ‘Conforto do Habitat’ em Construções em Madeira!"

O orador será o Eng.º Ricardo Braz, da empresa ROTHO BLAAS Ibérica, S.L.

Local: Sala 2.01 – DEC-ISE, Universidade do Algarve

 

Curso de iniciação à utilização do Módulo de Planeamento do Sistema “Candy”

2016.10.18

O curso pretende atribuir competências essenciais para trabalhar com o módulo de Planeamento do Sistema “Candy”, de modo a aprender a utilizar o software para elaborar um Programa de Trabalhos. No mesmo domínio de conhecimento, será introduzida a utilização do QTO (Quantity Take-Offs) par a suporte à elaboração do mapa de trabalhos (medição assistida).

Prioritariamente o curso é destinado aos alunos inscritos na UC “Estaleiros e Segurança”, podendo serem aceites outros alunos e ex-alunos a considerar face ao número de vagas (15).

Requisitos: A sala dispõe de um número limitado (10) de trabalho equipados. Contudo, privilegia-se que os formandos se apresentem preferencialmente com um PC portátil, com Windows 7 ou superior.

Horário : (4a.-feira) Dia 19-outubro-2016 e (4a.-feira) Dia 26-outubro-2016, das 09h00 às 18:30, com intervalo das 13:00 às 14:00 para almoço (livre).

Local: Sala 0.01, Edifício de Engenharia Civil — Campus da Penha

Inscrições: As inscrições devem ser dirigidas por e-mail (assilva@ualg.pt) ao Prof. Abel Santos Silva, indicando o número e nome do aluno ou ex-aluno

Seminário Portugal Steel, 2016

2016.10.14

O Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, em parceria com a Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM) realizará um Seminário, no âmbito do projeto Portugal Steel, para o qual o convidamos a estar presente.

Data: 4 de novembro de 2016, sexta-feira, a partir das 14h e 15m.

Local:  Anfiteatro José Silvestre, Instituto Superior de Engenharia, Campus da Penha, Universidade do Algarve, Faro.

A entrada é livre. No entanto, por razões logísticas, agradecemos que se inscreva on-line.

Portugal Steel 2016

Oferta de estágios profissionais - Infraquinta

2016.09.15

A Infraquinta, empresa que gere as infraestruturas da Quinta do Lago está a aceitar estágios profissionais para Licenciados e Mestres em Engenharia Civil da Universidade do Algarve. As candidaturas podem ser entregues diretamente nos serviços de recursos humanos da Infraquinta, info@infraquinta.pt.

 

Sessão de divulgação da oferta formativa pós-graduada do ISE

Na próxima quinta-feira, dia 16 de junho, das17h30 às 19h30, no anfiteatro José Silvestre - ISE, decorrerá uma sessão de divulgação da oferta formativa pós-graduada do ISE, Mestrados e Cursos de Pós-graduação.

 

 

 

apresentações desenvolvidas no âmbito do Curso por Alunos de Engenharia Civil da UALG

OFERTA FORMATIVA 2016/17

visita de estudo às Barragens do Funcho e do Arade

No dia 7 de maio de 2016 realizou-se uma visita de estudo às Barragens do Funcho e do Arade, bem como à Lagoa dos Salgados em Albufeira, a qual foi recentemente sujeita a intervenção. Esta visita foi realizada sob orientação do Engenheiro Paulo Cruz da Agência Portuguesa do Ambiente e dos seus colegas Marques Afonso, Leopoldino Gomez e António Contreiras. Um especial agradecimento aos mesmos pela partilha e oportunidade dada

 

visita de estudo às Minas de Sal em Loulé

No dia 6 de maio de 2016 realizou-se uma visita de estudo às Minas de Sal em Loulé com os alunos do Curso de Técnico Superior Profissional em Manutenção e Reabilitação de Edifícios e Infraestruturas. A visita foi realizada no âmbito da unidade curricular de Noções de Hidráulica e Geotecnia. O Diretor Técnico Engenheiro Alexandre Andrade  e Engenheira Cátia Barradas conduziram a visita e realizaram uma excelente apresentação sobre a exploração desta Mina de Sal, tendo ainda sido acompanhados pelos docentes Elisa Silva, Rui Lança e Conceição Ribeiro.

 visita_minas_sal

 
 

Provas públicas do Mestrado em Engenharia Civil dO aluno david bezerra

2016.05.09

No próximo dia 11 de maio quarta-feira,  às 16h no Anf. José Silvestre vai ter lugar a prova pública do Mestrado em Engenharia Civil do aluno David Bezerra sobre "Elementos de Apoio ao Dimensionamento de Secções Compostas em Light Steel Framing".

 

Provas públicas do Mestrado em Engenharia Civil dO aluno filipe silvestre

2016.05.09

No próximo dia 11 de maio quarta-feira,  às 14h no Anf. José Silvestre vai ter lugar a prova pública do Mestrado em Engenharia Civil do aluno Filipe Silvestre sobre "Dimensionamento Automático de Pilares de Betão Armado Aplicando o Método da Capacidade Real".

 

PROF. Rui Lança É O NOVO DIRETOR DO DEC

No passado dia 4 de maio reuniu o Conselho do Departamento que elegeu a nova Direção com mandato até setembro de 2017.

O Diretor é o Prof. Rui Lança e o Subdiretor é a Profª Elisa Silva.

O Diretor que agora cessa funções felicita a nova direção e agradece a colaboração por todos prestada.

 

CURSO: Atualização sobre Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndios em Edifícios

2016.04.21

A Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP) vai realizar nos próximos dias 9 e 10 de maio no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve uma ação de formação:  Atualização sobre Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndios em Edifícios.

Estão disponiveis online o cartaz, a ficha de conteúdos, o folheto e a ficha de inscrição, relativos a este curso.

Caso seja do seu interesse deve preencher a ficha de inscrição e envia-la para anqip@anqip.pt.

 

Resultados do segundo concurso de pontes em esparguete

 

2016.03.21

Realizou-se no passado dia 18 de março o segundo concurso de pontes em esparguete, ao qual concorreram 28 grupos de alunos do Algarve e Baixo Alentejo, cada um concorrendo com uma ponte em esparguete. Uma ponte foi desclassificada porque não cumpria as normas indicadas no regulamento, das restantes, os resultados foram os seguintes:

  1. Grupo "João De Deus", da Escola Secundária João de Deus em Faro, com uma ponte de 350,00g suportando uma carga de 293N.
  2. Grupo "2GilEanes", da Escola Secundária Gil Eanes em Lagos, com uma ponte de 310,72g suportando uma carga de 160N.
  3. Grupo "PI", do Agrupamento de Escolas de Mértola, com uma ponte de 246,50g suportando uma carga de 156N.
  4. Grupo "6GilEanes", novamente da Escola Secundária Gil Eanes, com uma ponte de 229,23g, suportando uma carga de 122N.

A classificação final de todos os grupos pode ser consultada no pdf em anexo e em baixo pode-se ver uma foto da ponte vencedora, durante o ensaio de carga.

Ponte vencedora

 

as pontes do rio douro

Segundo Concurso de Pontes em esparguete

2016.02.23

Estão abertas as inscrições para o 2º Concurso de Pontes em Esparguete do Algarve e Baixo Alentejo, organizado pelo Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.

Este concurso consiste no ensaio de rotura de pontes elaboradas por equipas de dois alunos inscritos nas escolas secundárias, utilizando esparguete.

Os prémios a atribuir são 2 iPads para o primeiro lugar; 2 tablets para o segundo e terceiro lugares; 2 vales de combustível para o quarto lugar.

Participa! Ainda vais a tempo!

O regulamento pode ser consultado aqui e as inscrições são feitas online aqui.

ATUALIZAÇÃO:
As datas limites foram alteradas para as seguntes:

  • Inscrições: 11 de Março
  • Entrega das pontes: 14 de Março
  • Ensaio de rotura das pontes: 18 de Março

 

Provas públicas do Mestrado em Engenharia Civil dA alunA Soraia Almeida

2016.02.05

No próximo dia 12 de fevereiro, sexta-feira,  às 10h no Anf. José Silvestre vai ter lugar a prova pública do Mestrado em Engenharia Civil da aluna Soraia Almeida sobre "Impacte da erosão localizada pontenciada por cheias pós-incêndio no comportamento estrutural de pilares de pontes".

 

aula aberta sobre ecoprodutos para coberturas, fachadas e soluções de interior

2016.01.28

Irá realizar-se no próximo dia 19 de fevereiro, pelas 18h, na sala 2.01 do Edifício de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, uma aula aberta sobre ecoprodutos para coberturas, fachadas e soluções de interior, com o seguinte programa:

18h00 - Sessão de abertura
Prof.ª Fátima Farinha | instituto superior de engenharia
Arquiteta Aline Delgado | portal da construção sustentável

18h30 - ecoprodutos | COBERTURAS E FACHADAS
CS – Coelho de Silva - COBERTURAS
ALUCOBOND - FACHADAS VENTILADAS

19h15 - ecoprodutos | SOLUÇÕES DE INTERIOR
GYPTEC - INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO GESSO LAMINADO
SONAEINDUSTRIA - MADEIRAS E DERIVADOS
OLI - AUTOCLISMOS EFICIENTES

20h15 - Debate / encerramento

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição aqui.

oferta de emprego

A empresa Melt Group está à procura de pessoas para colmatar os seguintes cargos:

Para mais informações entrar em contacto directo com a empresa, através dos contactos disponiveis nas ofertas de emprego.

- See more at: https://ise.ualg.pt/pt/content/empresas-parceiras#sthash.6BJRoqLF.dpuf

2016.01.28

A empresa Melt Group está à procura de candidatos para cargos no âmbito de Engenharia Civil. Mais informações aqui.

 

Provas para atribuição de Título de Especialista

Informa-se que se irão realizar, no dia 24 de julho de 2015, na Sala de Atos (Anfiteatro 1.4) do Complexo Pedagógico, no campus da Penha em Faro - as Provas Publicas de atribuição do Título de Especialista , na área científica de Construção Civil – Engenharia Civil, do candidato Roberto Carlos Rodrigues Laranja, com  a seguinte distribuição de tarefas:

10h00 – Apresentação oral pelo candidato do seu currículo profissional (15 min.), seguido da apreciação e discussão do mesmo (arguentes: Prof. Doutor Carlos Vinagre Nascimento dos Santos e Eng.º Carlos Alberto Pereira Martins).

14h00 - Apresentação oral pelo candidato do seu trabalho de natureza profissional (duração máxima de 60 min.), seguindo-se a apreciação e discussão do trabalho (arguentes: Prof. Doutor Henrique José Monteiro Oliveira e Eng.º Luís de Carvalho Machado).

XXII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística

2015.06.15

A Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) e a Universidade do Algarve (Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia e Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia) estão a organizar o XXII Congresso da SPE, que irá decorrer entre os dias 7 e 10 de outubro, no Centro de Congressos Ria Formosa, em Olhão.

O Programa Científico será composto por minicurso, sessões temáticas (Ambiente e Ecologia, Bioinformática, Ciências Marinhas, Ciências Sociais, Educação e Saúde), sessões livres (orais e poster) e quatro sessões plenárias:

·         James W. Taylor, Saïd Business School, University of Oxford

·         Luzia Gonçalves, Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa

·         Manuel Scotto, Departamento de Matemática, Universidade de Aveiro

·         Peter Müller, Department of Mathematics, University of Texas at Austin

Datas importantes:

Candidaturas apoio financeiro para estudantes: 15 de Junho

Submissão resumos (máx. 2 pág.): 15 de Junho

Notificação aos autores: 7 de Julho

 Inscrição a preço reduzido: 31 de Julho

Comissão Organizadora (UAlg):

FCT - Clara Cordeiro (ext. 7663), Mª Helena Gonçalves (ext. 7646) e Nelson Antunes (ext. 7645)

ISE - Conceição Ribeiro (ext. 6246) e Carlos Sousa (ext. 6280)

LEICA TOUR NA UNIVERSIDADE DO ALGARVE

2015.06.15

A Universidade do Algarve e a Leica Geosystems convida V. Exas para assistirem ao evento LEICA TOUR NA UNIVERSIDADE DO ALGARVE que se realizadia 2 de julho de 2015, no departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia, às 13:30, na sala Vitor Charneca.

A inscrição é gratuita mas obrigatória para
http://facts.leica-geosystems.com/roadshows_portugal

 

Workshop: Soluções eco-inteligentes para a população idosa

2015.06.01

O projeto WIDER apoiou  a implementação de projetos de inovação, de PME algarvias, no âmbito da ‘eco’ construção inteligente e equipamentos, destinados a melhorar a qualidade de vida e a autonomia da população idosa.

Foram 6 os projetos financiados pelo WIDER: um sistema de eco-ventilação saudável, um sistema de monitorização da qualidade do ar, um dispositivo de localização georreferenciado  para interiores, um cinto que previne quedas, uma “sanita-bidé” e até uma casa “gaveta”. Venha conhecê-los em detalhe no seminário “Soluções eco-inteligentes para a população idosa” a realizar no dia 4 de junho, das 14h30 às 17h00, na sala 2.01 do Edifício de Civil (DEC), Campus da Penha, Universidade do Algarve.

O workshop é gratuito, mas de inscrição obrigatória. Reserve já o seu lugar, em http://criaualg.formees.com/f/widerworkshop7

Programa

14h30 - Boas vindas
Rui Lança, Vice-Diretor do DEC – Instituto Superior de Engenharia, UAlg

14h45 - O projeto WIDER
Eurídice Cristo, CRIA/UAlg.

15h00 - Reabilitação Energética de Edifícios
Fátima Farinha, DEC – Instituto Superior de Engenharia, UAlg

15h30 - Os projetos de Inovação “Vouchers Wider”
     “SANITABIDÉ” – António Guerreiro, GAPROCOR e Rui Silva, YGREEN
     “COLO AIRBAG” – António Correia, NOVACORTIÇA e Sérgio Silva, Easysensing
     “CASA GAVETA” – Anabela Macieira, KEY ZEN ARQUITECTURA
     “HVAC SYSTEM FOR SENIORS” – Eusébio Conceição, CINTAL

16h30 - Grupo Focal e Beberete de Networking

17h00 - Encerramento

Aproveite ainda para ver a exposição de posters dos projetos de inovação dos outros países da parceria WIDER, no átrio do edifício, entre 1 e 5 de junho.

 

Seminário “Do Imobiliário Sustentável aos Destinos Turísticos Sustentáveis

2015.05.25

No próximo dia 4 de junho (dia Mundial do Ambiente), vai realizar-se pelas 17h30 na sala 6 do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Algarve, Campus da Penha, um seminário com o título: “Do Imobiliário Sustentável aos Destinos Turísticos Sustentáveis”.

Este seminário aborda a forma como a sustentabilidade pode ser aplicada na construção e criar valor, sendo  apresentadas as abordagens para o imobiliário sustentável e para o turismo (nomeadamente, casos de empreendimentos turísticos e de destinos turísticos sustentáveis).
 

Programa:
17:30 - Abertura e enquadramento Prof.ª Fátima Farinha, Universidade do Algarve
17:40 -  Apresentação “Do Imobiliário Sustentável aos Destinos Turísticos Sustentáveis”, Prof.º Manuel Duarte Pinheiro (Técnico, U. Lisboa, Responsável do Sistema LiderA)
18:40-19:00- Debate.

O seminário é gratuito, mas de inscrição obrigatória para: isedec@ualg.pt.

Esta acção tem o apoio da Biblioteca da Universidade do Algarve e da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo.

O Prof. Manuel Duarte Pinheiro é Professor no Técnico de Lisboa, sendo o responsável pelo apoio ao desenvolvimento e certificação da sustentabilidade nos ambientes construídos que é o sistema LiderA.
Entre os vários trabalhos desenvolvidos destacam-se dois que vão ser abordados neste seminário: 1)  livro “Imobiliário Sustentável” publicado recentemente; 2) como se pode desenvolver “destinos turísticos sustentáveis”.
Esta abordagem agora disponibilizada consiste em assegurar a sustentabilidade na construção do edificado da área do turismo, desde alojamento, a restauração e outros serviços e integrar a gestão em rede colaborativa para assegurar o desenvolvimento de destinos turísticos sustentáveis.

 

concurso de pontes em esparguete

No dia 13 de maio, realizou-se, no Instituto Superior de Engenharia, Campus da Penha, o 1º Concurso de Pontes em Esparguete das Escolas Secundárias do Algarve e Baixo Alentejo. Esta iniciativa consistiu na idealização, materialização e posterior ensaio de pontes construídas em esparguete, elaboradas por 16 equipas oriundas de diversas escolas secundárias, cada uma constituída por dois alunos.

A equipa vencedora deste primeiro concurso, constituída por dois alunos da Escola José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel, construiu uma ponte em esparguete que suportou uma carga de 99 N. Apesar de não poderem comparecer, fizeram-se representar por dois colegas, também eles concorrentes, cuja construção lhes valeu o terceiro lugar.

Organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Algarve, em parceria com a Ordem dos Engenheiros da Região Sul, este concurso enquadrou-se num conjunto de atividades que visam divulgar os cursos de engenharia da UAlg, bem como demonstrar a importância da profissão de engenheiro para uma sociedade competitiva e tecnologicamente evoluída

Aula aberta: novos desafios tecnológicos...

2015.05.14

No âmbito do Mestrado em Ciclo Urbano da Água, realizar-se-à uma aula aberta sobre "Novos Desafios Tecnológicos...", pelas 14h do próximo dia 22 de maio no Anfiteatro José Silvestre ISE/UAlg - Campus da Penha, Faro. Mais informações no flyer.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição por email.

 

visita de estudo ao Porto de Algeciras

2015.05.04

O Departamento de Engª Civil está a organizar uma visita de estudo ao Porto de Algeciras e que será realizada no dia 2 de Junho de 2015 (ver programa no poster em anexo). As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os alunos e docentes da UAlg.

Deverá confirmar a inscrição por e-mail para isedec@ualg.pt, manifestando o interesse em participar na visita de estudo e indicando o nome completo, nº de aluno, nº de cartão de cidadão e contacto telefónico.

Por motivos de segurança, a autoridade do porto pede os dados dos visitantes com antecedência, pelo que só serão consideradas as inscrições efetuadas antes do dia 15 de maio.

 

ciclo de conferências:  Turismo Acessível

2015.04.14

O Instituto Superior de Engenharia, através do Departamento de Engª Civil, está a organizar um ciclo de conferências sobre Turismo Acessível em parceria com a Região de Turismo do Algarve, a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, a Escola Superior de Saúde, a Escola Superior de Educação e Comunicação e as Ordens de Engenheiros e Arquitetos. O Turismo Acessível é um dos segmentos a desenvolver no quadro do Plano de Marketing Estratégico para a Região do Algarve e constitui um significativo contributo para a competitividade e a sustentabilidade do negócio turístico e para a inclusão social.

A entrada nos seminários é livre mas sujeita a inscrição, por email ou telefone: 289 800165.

O primeiro Seminário centra-se na temática da  Acessibilidade na Hotelaria e irá decorrer no dia 20 de abril de 2015, na Universidade do Algarve, no  Complexo Pedagógico da Penha  (Auditório 1.5),  com início às 14h00, conforme informação em anexo.

 

 

O segundo Seminário centra-se na temática da  Acessibilidade nos Centros Históricos e Turísticos e irá decorrer no dia 22 de maio de 2015, na Universidade do Algarve, no  Complexo Pedagógico da Penha  (Auditório 1.5),  com início às 14h00, conforme informação em anexo.

 

 

 

seminário: Ligações estruturais na reabilitação: Aço-Betão e Betão-Betão

2015.04.06

Realizar-se-à no dia 10 de Abril, com início às 19h00, um seminário intitulado "Ligações estruturais na reabilitação: Aço-Betão e Betão-Betão", na sala Vitor Charneca do edifício do Departamento de Engenharia Civil do ISE/UALG. A apresentação será efetuada pelo Engº David Pinto da empresa Hilti.

A entrada no seminário é livre mas sujeita a inscrição, por email ou telefone: 289 800165.

 

 

Seminário: ENGENHARIA DA REABILITAÇÃO – PROJECTOS E CASOS DE OBRA – UM BALANÇO

2015.03.23

Cumprindo duas das missões da Universidade do Algarve, a de proporcionar formação contínua nas áreas da sua formação, bem como a da transferência de conhecimento, o Departamento de Engenharia Civil desta instituição vai realizar no próximo dia 17 de Abril, 6ª feira, das 15 às 17 horas, em colaboração com a Ordem dos Engenheiros, um seminário subordinado ao tema “ENGENHARIA DA REABILITAÇÃO – PROJECTOS E CASOS DE OBRA – UM BALANÇO”, lecionado pelos Engºs Júlio Appleton (A2P-Consult e IST), José Paulo Costa (STAP) e Carlos Martins (ISE-UAlg).

Nesse sentido, vimos por este meio convidá-lo(a) a estar presente. Tratando-se dum evento sem custos de inscrição, dada a limitação de lugares associada ao espaço, deverá proceder à sua inscrição para os contactos que se indicam no cartaz da sua divulgação, de forma a garantir o seu lugar. Agradece-se desde já a sua presença.

 

Seminário: introdução à norma passive house

2015.03.10

Numa iniciativa conjunta do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve e a Passivhaus Portugal, irá realizar-se  um seminário de entrada livre denominado INTRODUÇÃO À NORMA PASSIVE HOUSE. O seminário terá lugar às 14h do dia 7 de abril de 2015, no Anfiteatro José Silvestre ISE/UAlg - Campus da Penha, Faro.

 

Duração: 3 horas

Destinatários: Pessoas ligadas ao sector da construção, gestão de edifícios e público em geral.

Objectivos: Divulgar o conceito Passive House, identificar os princípios e requisitos Passive House, identificar as particularidades da adaptação da norma a Portugal; Divulgar a Associação Passivhaus Portugal - PHPT.

Custos: gratuito, mas de inscrição obrigatória

Informações e inscrições: passivhausportugal@gmail.com | www.passivhaus.pt

14ª Edição FARO: 7 Abril 2015 programa   FICHA DE INSCRIÇÃO

Seminário: Poluição Orgânica

2015.03.09

No âmbito do Mestrado em Ciclo Urbano da Água e numa iniciativa conjunta com as Águas do Algarve e com a Agência portuguesa do Ambiente, realizar-se-à um seminário sobre as últimas novidades em "Poluição Orgânica e Segurança da Água", pelas 14h do próximo dia 20 de março no Anfiteatro José Silvestre ISE/UAlg - Campus da Penha, Faro. Para mais informações deve ser consultado o programa.

A entrada no seminário é livre mas sujeita a inscrição, por email ou telefone: 289 800165.

 

Seminário: Estruturas de Madeira na Reabilitação

2015.03.09

Realizar-se-à no dia 20 de março, com início às 19h00, um seminário intitulado "Estruturas de Madeira na Reabilitação", na sala 2.01 do edifício do Departamento de Engenharia Civil do ISE/UALG. A apresentação será efetuada pelas Eng.ª Sílvia Fernandes e Arq.ª Susana Valente, da empresa CARMO.

A entrada no seminário é livre mas sujeita a inscrição, por email ou telefone: 289 800165.

 

Seminário: Técnicas de reforço não convencionais de estruturas de betão armado

2015.03.09

Realizar-se-à no dia 16 de março, com início às 19h00, um seminário intitulado "Técnicas de reforço não convencionais de estruturas de betão armado", na sala 2.04 do edifício do Departamento de Engenharia Civil do ISE/UALG. A apresentação será efetuada pelo Engº Fernando Barata da empresa STAP.

A entrada no seminário é livre mas sujeita a inscrição, por email ou telefone: 289 800165.

 

Aula Aberta: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO

2015.03.09

Realizar-se-á no dia 13 de março, com início às 14h15, uma aula aberta intitulada "Inovação e Sustentabilidade  na Cosntrução", na sala 2.01 do edifício do Departamento de Engenharia Civil do ISE/UALG. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição, com direito a um certificado de participação. Para mais informações deve ser consultado o programa.

 

 

Provas públicas do Mestrado em Engenharia Civil do aluno Filipe Sobral

2015.02.19

No próximo dia 23 de fevereiro, 2ª feira,  às 17h no Anf. José Silvestre vai ter lugar a prova pública do Mestrado em Engenharia Civil do aluno Filipe Sobral sobre "Recurso à Biomassa para Produção de Energia Calorífica em Piscinas Públicas - Caso de Estudo".

 

 

Seminário: Reparação e Reforço de Estruturas de Betão armado

2015.02.19

Realizar-se-á no dia 23 de Fevereiro, com início às 19h00, um seminário intitulado "Reparação e Reforço de estruturas de betão armado", na sala 2.04 do edifício do Departamento de Engenharia Civil do ISE/UALG. A apresentação será efetuada pelo Eng.º Paulo Portugal, da empresa Lusom.

 

 

Seminário: Risco(s). Teoria e Uso.

2015.02.02

Realizar-se-á no dia 9 de fevereiro, pelas 18h30, um seminário intitulado “RISCO(S). Teoria e Uso.”, no anfiteatro José Silvestre, do ISE/UALG, dirigido pelo Professor Doutor António Betâmio de Almeida. A entrada é livre mas de inscrição obrigatória (isedec@ualg.pt).

 

 

proposta de Inserção no mercado de trabalho

2015.01.14

A PROCIFISC, empresa localizada em Castelo Branco que atua ao nível da realização de projetos, fiscalização e coordenação de obras de engenharia e certificação energética procura neste momento colaboradores com disponibilidade e interesse em realizar levantamentos arquitectónico de edifícios no Algarve no âmbito da certificação energética de edifícios.

Sabemos a importância que representa a apresentação de alguma experiência prática na procura de emprego e inserção na vida activa para a grande parte dos estudantes. Estamos disponíveis para fornecer qualquer informação adicional através do email: asilva@procifisc.com

 

estágio profissional

2015.01.14

A Concexpla Engenharia encontra-se neste momento a reforçar a sua estrutura, procurando um Engenheiro/a Civil para Estágio Curricular e/ou Profissional pelo IEFP.

Recruta-se Técnico com licenciatura ou mestrado em Engenharia Civil que reúna os seguintes requisitos:

  • Bons Conhecimentos em Autocad (fator eliminatório)
  • Bons Conhecimentos em Cype
  • Domínio da Língua Inglesa (fator preferencial)
  • Conhecimentos transversais de especialidades envolvidas em projecto de edifícios
  • Rigoroso, organizado e com espírito de equipa
  • Gosto e conhecimentos nas áreas de Térmica e Incêndios (formação preferencial)
  • Conhecimento em Civil3D
  • Conhecimento em topografia
  • Carta de Condução e viatura própria

O âmbito do estágio é para a área do projecto e certificação energética.

Os interessados deverão enviar os respetivos Currículos para o seguinte email: geral@concexpla.com

 

Curso ITeCons: DL118/2013 – Pequenos Edifícios de Serviços Sem Climatização (PESsC) – Conceitos, Metodologia e Ferramentas de Aplicação

2015.01.14

Nos próximos dias 22 (tarde) e 23 de janeiro o ITeCons vai realizar no DEC o curso: DL118/2013 – Pequenos Edifícios de Serviços Sem Climatização (PESsC) – Conceitos, Metodologia e Ferramentas de Aplicação, com a duração de 10,5 h, que tem como principal objectivo dotar os formandos dos conhecimentos considerados necessários para que consigam, nos PESsC, levantar toda a informação necessária relativa à iluminação e sistemas instalados e avaliar caudais de ventilação, bem como, utilizar a nova ferramenta de cálculo para a avaliação do desempenho energético dos PESsC disponibilizada pelo ITeCons.

Este curso interessa a Peritos Qualificados de Categoria I e outros técnicos interessados na aplicação do DL118/2013 de 20 de Agosto aos Pequenos Edifícios de Serviços Sem Climatização (PESsC), que não tenham formação específica nas vertentes de Engenharia Mecânica e/ou Electrotécnica.

A inscrição tem o valor de 200 euros ou 180 € para membros da Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Engenheiros Técnicos e Ordem dos Arquitetos. Participação anterior numa das sessões do curso “[C95] Curso de Actualização de Conhecimentos – DL118/2013 de 20 de Agosto – Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH)” realizadas em Coimbra (promovidas pelo ITeCons): -10% (acumulável com os 10% de desconto para “Membros de Ordens Profissionais”).

As inscrições estão limitadas e decorrem online em: http://www.itecons.uc.pt/index.php?module=formacao&smodule=accaof&id=100

 

A Universidade do Algarve recebe estudantes ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional

A Universidade do Algarve (UAlg) recebe estudantes ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional e aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para selecionar alunos para os seus cursos de graduação (licenciatura e mestrado integrado).

Para mais informações consulte o seguinte link:

http://www.ualg.pt/home/pt/content/estudantes-do-ensino-medio-brasileiro

Formação: Pordata - Base de dados portugal contemporâneo

2014.11.21

No próximo dia 5 de dezembro, das 11h30 às 13h30 na sala 0.01 do Edificio de Engenharia Civil, vai ter lugar uma formação PORDATA - Base de dados Portugal contemporâneo. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia para isedec@ualg.pt.

 

 

Seminário sobre reforço de estruturas de betão com materiais compósitos

2014.11.17

Realizar-se-á no dia 21 de Novembro, com início às 19h00, um seminário intitulado “Reforço de estruturas de betão com materiais compósitos”, na sala Vitor Charneca do edifício do Departamento de Engenharia Civil do ISE/UALG. A apresentação será efetuada pelo Eng.º Filipe Dourado, da empresa Clever Reinforcement Ibérica, Lda.

 

 

Provas públicas do Mestrado em Engenharia Civil do aluno Joaquim Vermelhudo

2014.10.31

No próximo dia 21 de novembro às 17h no Anfiteatro José Silvestre, vai ter lugar a prova pública do Mestrado em Engenharia Civil do aluno Joaquim Vermelhudo sobre Gestão de Obra em Angola – A Componente Logística.

 

 

Reunião Geral de Alunos do Departamento de Engenharia Civil

2014.11.06

Considerando que as atividades extracurriculares se revestem de grande importância para os alunos e para o departamento, promovem-se no próximo dia 13 de novembro (quinta-feira) duas reuniões com o objetivo de debater e incentivar esta prática:

  • Horário diurno – das 15 às 16 horas na sala 2.01 do Edifício de Eng. Civil.
  • Horário noturno – das 19 às 20 horas no anfiteatro 1.3 do complexo pedagógico.

Nos horários referidos não serão lecionadas aulas. É importante a participação de todos! Contamos com a vossa presença.

 

Curso DE IMPERMEABILIZAÇÃO, PAREDES VERDES e COBERTURAS AJARDINADAS

2014.10.31

A Landlab está a organizar, em conjunto com o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve e a Ordem dos Engenheiros - Região Sul, a III edição do Curso IMPERMEABILIZAÇÃO, PAREDES VERDES e COBERTURAS AJARDINADAS

Este curso realizar-se-á nos dias 27 e 28 de Novembro 2014 no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Faro.

Podem consultar o programa AQUI, a as inscrições são feitas AQUI (até ao dia 19 de Novembro)

O preço do curso é de 250 € (IVA INCLUÍDO)

15% de desconto na inscrição para associados das entidades: Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas e Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses mediante apresentação comprovativo (cartão ou inscrição atualizada).

30% de desconto na inscrição para estudantes e desempregados mediante apresentação comprovativo.

NOTA: A REALIZAÇÃO DESTE CURSO ESTÁ SUJEITA AO NÚMERO DE INSCRITOS

 

Visita de Estudo: Edifício Solar XXI , LNEG, Lisboa

2014.10.31

No próximo dia 12 de novembro, 4ª feira, às 14h30 vai realizar-se uma visita de estudo ao Edifício Solar XXI, no Campus do LNEG em Lisboa.

O transporte é livre sendo que o Comboio Alfa é uma boa opção: saída de Faro às 9h46 e regresso às 17h29 (bilhete de ida e volta 26 euros adquirido com a antecedência mínima de 5 dias).

Confirmar presença para o email: isedec@ualg.pt.

Esta visita realiza-se no âmbito da disciplina de Construção Sustentável e Inovação Tecnológica do  curso de Mestrado em Engenharia Civil e do curso de Pós-graduação em Reabilitação mas são convidados a participar todos os alunos do DEC.
 

Seminário sobre Gestão de Edifícios de Condomínio

2014.10.24

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve (UALg), promove o primeiro seminário sobre o tema «Gestão de Edifícios», com particular atenção aos Edifícios de Condomínio. Para este efeito, estarão presentes vários especialistas nacionais afim de debater esta problemática de forma interdisciplinar.

O Seminário terá lugar no anfiteatro 03 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, no dia 7 de novembro, com início às 14:30 H e conclusão prevista para as 18:00 H em conformidade com programa anexo; e tem o apoio e colaboração da Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) , do Centro de Estudo de Edifícios em Serviço (CEES), da Ordem dos Engenheiros, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP),  e mobiliza docentes do Instituto Superior de Engenharia e da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística o INE, cerca de 40% da população residente em Portugal reside em edifícios constituídos em regime de propriedade horizontal. Nos edifícios em condomínio surgem questões de natureza económica e técnica que têm de ser respondidas sem esquecer o ambiente social em que se inserem residentes e proprietários.

Para melhor se compreender a problemática, coloca-se a debate as seguintes questões :

1.      São os condóminos do nosso edifício, “sócios” que não escolhemos para partilhar, em muitos casos, o único e mais importante investimento de uma família?

2.  Como gerir conflitos resultantes das vontades dos múltiplos proprietários?

3.  Qual a importância da conceção arquitetónica dos edifícios nos custos de manutenção?

4.  A utilização dos edifícios incluí a assunção de riscos. São os seguros da especialidade realmente úteis?

5.  Que direitos e deveres expressos em normas jurídicas existem na legislação portuguesa?

6.  Qual é o comportamento típico de um edifício em serviço?

7.   Será que temos recursos para continuar com a prática corrente de deixar aparecer as anomalias construtivas, esperar pelas consequências e só depois atuar?

8.   Que poupança poderia resultar da aplicação de um plano consistente de manutenção, atuando preventivamente ao invés de deixar agravar as anomalias?

9.   É possível compatibilizar a opinião dos utilizadores com a opinião dos técnicos, relativamente às intervenções a efetuar nos edifícios?

10. Que benefícios resultam da participação de técnicos em obras de manutenção de edifícios?

11.  Quanto se podia poupar na redução de incertezas técnicas nas intervenções em edifícios?

12. De que forma a manutenção de edifícios se relaciona com os princípios da construção sustentável?

13. Quanto se poderia poupar com a não realização de obras desnecessárias ou resultantes de errada interpretação dos fenómenos patológicos em edifícios?

14. Será possível melhorar a eficiência energética em edifícios sujeitos a adequados planos de manutenção?

15. Quanto se poderia poupar com a realização prévia de um projeto e correspondente Mapa de Tarefas e Quantidades, antes de se proceder à adjudicação de uma obra?

Se já pensou nestas temáticas, se gostaria de colocar estas e outras questões aos oradores convidados, não falte ao Seminário sobre Gestão de Edifícios de Condomínio.

A participação no Seminário é gratuita mas sujeita a inscrição prévia através de email a enviar para isedec@ualg.pt, indicando no assunto "Inscrição no Seminário sobre Gestão de Edifícios de Condomínio", e indicando o nome  e a atividade profissional.

Seminário: Gestão sustentável: das instalações à cidade

2014.10.07

Na próxima sexta-feira, 24 de outubro, das 18:30 às 20:30 realiza-se no Anf. José Silvestre o Seminário: Gestão Sustentável: das instalações à cidade pela Prof. Susana Lucas da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição para isedec@ualg.pt (caso pretenda certificado de presença solicite aquando da inscrição).

Este seminário realiza-se no âmbito da disciplina de Construção Sustentável e Inovação Tecnológica do  curso de Mestrado em Engenharia Civil e do curso de Pós-graduação em Reabilitação e tem o apoio da Delegação Distrital de Faro da Ordem dos Engenheiros.

 

Seminário: biblioteca, serviços e recursos eletrónicos

2014.10.07

Sexta-feira, dia 17 de outubro de 2014, terá lugar o seminário intitulado "Biblioteca, Serviços e Recursos Eletrónicos", proferido pela Drª Maria João Barradas. O seminário irá ocorrer na sala 0.01 do Edíficio de Engenharia Civil, das 17h às 18h30. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição para isedec@ualg.pt.

Aberta a 2ªfase de candidaturas para os CETs

2014.09.29

O 2º período de candidaturas para os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) da Universidade do Algarve é de 24 de setembro a 13 de outubro.

O Departamento de Engenharia Civil ainda dispõe vagas para os seguintes CET's:

As inscrições podem ser feitas online, através do seguinte link: http://www.ualg.pt/home/pt/content/formulario-candidatura-cet

Estagio remunerado

2014.09.22

Estágio remunerado para os cursos de:

  • Engenharia Civil
  • Engenharia Topográfica
  • SIG
  • Topografia e Cadastro
  • Encarregado de Construção Civil

Mais informações no cartaz, disponivel aqui.

2ª fase de candidaturas para o mestrado em engenharia civil

2014.09.08

Até ao próximo dia 10 de setembro decorre a 2ª fase de candidaturas ao curso de Mestrado em Engenharia Civil (2ª Edição). Informação detalhada em: http://ise.ualg.pt/home/pt/curso/1723.

As aulas funcionam em horário pós-laboral: 2ª a 6ª feira das 19h às 23h. O curso tem início dia 15 de setembro.

Também é possivel frequentar unidades curriculares isoladas como extra-curriculares – cada unidade curricular funciona num único dia da semana.

As inscrições são feitas online em: http://ise.ualg.pt/home/pt/content/inscricao-nos-mestrados-do-departamento-engenharia-civil

2ª fase de candidaturas para a pós-graduação em reabilitação - Edifícios e Áreas Urbanas

2014.09.08

A 2ª fase das candidaturas à Pós-graduação em Reabilitação - Edifícios e Áreas Urbanas,  decorre de 8 a 10 de setembro. as candidaturas podem ser  realizadas através da internet:

http://ise.ualg.pt/home/pt/content/inscricao-nas-pos-graduacoes-do-departamento-engenharia-civil

Mais informações poderão ser obtidas em: http://ise.ualg.pt/home/pt/curso/1730

Apresentação do mestrado em ciclo urbano da água

Apresentação do Mestrado em Ciclo Urbano da Água2014.07.23

Na próxima segunda-feira, dia 28 de julho, pelas 14:30h na sala 2.01 do DEC/ISE no Campus da Penha, Faro, irá realizar-se uma sessão informal de apresentação do MESTRADO EM CICLO URBANO DA ÁGUA.

Em simultâneo e no âmbito das parcerias estabelecidas para este mestrado, vamos ter o prazer de ter connosco a Doutora Rafaela Matos, Diretora do Departamento de Hidráulica e Ambiente do LNEC, que traz consigo um Delegado da UNESCO.

 

oferta de EMPREGO: topógrafo / geógrafo / técnico de sig

2014.07.23

OFERTA DE EMPREGO:

Topógrafo / Geógrafo / Técnico SIG

  • Local de Trabalho - Zona de Tavira
  • Empresa contratante - Eixocardinal, Lda
  • Com ou sem experiência
  • A iniciar funções a 01.08.2014
  • Preferência a recém-formados.

Contatar Miguel Machado, 918941070

oferta de Emprego: Perito(a) Regularizador(a) / Averiguador de Sinistros

2014.07.21

A Sinistrauto, prestigiado Gabinete Técnico prestador de serviços na área da Avaliação e Averiguação de Riscos e Danos, com principal atuação na Indústria Seguradora, pretende integrar na sua equipa:

Perito(a) Regularizador(a) / Averiguador de Sinistros
para a zona do Algarve
Preferencialmente c/ Licenciatura em Engenharia Civil ou Mecânica

Privilegiam-se os candidatos com:

  • Excelente domínio da língua portuguesa;
  • Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
  • Capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
  • Organização e responsabilidade;
  • Espírito de iniciativa;
  • Dinamismo e ambição;
  • Disponibilidade para viajar;
  • Carta de condução;
  • Viatura própria.

Oferece-se:

  • Formação na área Seguradora;
  • Estágio;
  • Possibilidade de integração em empresa dinâmica;
  • Desenvolvimento de uma atividade profissional aliciante.

Aos interessados, agradece-se resposta, com Curriculum Vitae detalhado e fotografia para rh@sinistrauto.pt

Taxas de empregabilidade dos cursos de engenharia civil

Segundo dados obtidos na plataforma desenvolvida pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e pela Direção Geral do Ensino Superior online desde 19 de Junho, o curso de licenciatura em Engenharia Civil da Universidade do Algarve ocupa a 2ª posição em termos de sucesso na taxa de empregabilidade (fonte: http://infocursos.mec.pt/). As taxas de empregabilidade estão expressas na lista abaixo:

  • IST-4%
  • UALG-5.7%
  • ISE-6.2%
  • IPCB-6.9%
  • IPViseu-7%
  • ISEL-7.6%
  • ISEP-8.6%
  • FEUP-9.5%
  • IPLeiria-9.5%
  • UAveiro-10.4%
  • U.F.Pessoa-10.5%
  • UBI-10.8%
  • UMinho-10.8%
  • FCTUC-11.9%
  • U.Lusófona-11.5%
  • UTAD-12.2%
  • IPBragança-13.3%
  • U.Évora-17%

sessão de apresentação do Mestrado em Engenharia Civil

No dia próximo dia 25 de junho, 4ª feira, na sala 1.03 do DEC, Campus da Penha, às 18h decorrerá uma sessão de apresentação sobre o curso de Mestrado em Engenharia Civil, para a qual convidamo-lo a estar presente.

workshop : "Coberturas ajardinadas”

Vimos por este meio divulgar a realização do workshop intitulado "Coberturas ajardinadas", que irá decorrer pelas 19h00, no dia 30 de maio de 2014, na sala 2.01 do Departamento de Engenharia Civil do ISE-UAlg, Campus da Penha, Faro, tendo como oradores Eng.º Paulo Palha e Eng.ª Ana Mesquita da empresa LANDLAB.

O seminário é de entrada livre com inscrição obrigatória (através de isedec@ualg.pt ou de 289 800 154), para obtenção de certificado de presença.

Visita de estudo à central de betão pronto – Betão Liz

OFErta de emprego

A GEO é uma empresa global cuja missão é incrementar a eficiência dos processos de perfuração e escavação na indústria das fundações, através da aplicação de técnicas e produtos inovadores. Neste momento, a GEO está a recrutar Consultores Técnicos de Engenharia para serem integrados na sua equipa internacional, nomeadamente na Ásia e América Latina.

O Consultor Técnico irá prestar serviços de assistência técnica em obra em contexto de produção. Prestará um serviço de consultoria técnica em estabilizações de solos usando métodos inovadores em obras de: pontes, viadutos, portos, aeroporto, estações de metro e construção em altura, em mercados emergentes.

Descrição da Função (consultoria técnica em):

  •     Implementação de métodos inovadores de estabilização de solos em fundações profundas
  •     Planeamento e supervisão na implementação de centrais de fluidos
  •     Identificação de problemas de estabilização de solos
  •     Planeamento e implementação de soluções
  •     Controlo de qualidade

Requisitos da Função:

  •     Licenciatura em Engenharia Civil, Geotécnica, Minas ou Geológica
  •     Idade não superior a 31 anos
  •     Fluência falada e escrita da língua portuguesa e inglesa (factor eliminatório)
  •     Fluência falada e escrita de castelhano (factor preferencial)
  •     Forte capacidade de adaptação e integração a diferentes contextos e novas culturas
  •     Disponibilidade para trabalhar em permanência fora de Portugal

Os candidatos a integrar terão oportunidade de desenvolver uma carreira internacional em projetos de referência.

Se considera ter o perfil adequado por favor, envie-nos o seu cv para cv@geosoil.com

SEMINÁRIO TÉCNICO : "PROTEÇÃO PASSIVA CONTRA INCÊNDIOS DE EDIFÍCIOS – AS MELHORES PRÁTICAS, PARA ASSEGURAR A EFECTIVA SEGURANÇA DE PESSOAS E BENS”

Vimos por este meio divulgar a realização do seminário técnico intitulado "Proteção passiva contra incêndios de edifícios – As melhores práticas, para assegurar a efectiva segurança de pessoas e bens”, que irá decorrer pelas 19h00, no dia 13 de junho de 2014, na sala 2.01 do Departamento de Engenharia Civil do ISE-UAlg, Campus da Penha, Faro, tendo como orador Sílvio Saldanha da empresa TRIA - Serviços, Materiais e Equipamentos, Lda.

O seminário é de entrada livre com inscrição obrigatória (através de isedec@ualg.pt ou de 289 800 154), para obtenção de certificado de presença.

Visita de estudo à central de betão pronto – Betão Liz

Curso de Verão BEST: R2-Rehabilitahion and Renewability

 

O Curso de Verão organizado pelo BEST decorrerá na última semana de Julho e será leccionado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Algarve. A designação do curso é R2-Rehabilitahion and Renewability, com enfoque na reabilitação do edificado e renovabilidade. O curso terá uma grande componente prática, englobando visitas de estudo, inspeções em obra, ensaios de campo e de laboratório.

O BEST já elegeu os 22 alunos estrangeiros, oriundos de 14 países distintos, para integrarem o curso. Contudo, deixou 3 vagas para os alunos da Universidade do Algarve, preferencialmente do DEC. O curso é gratuito para os 3 alunos que forem selecionados, tendo acesso a todos os momentos lúdicos do mesmo.

Para os alunos se candidatarem ao curso terão apenas que escrever uma carta de motivação e enviar para: marta.reis@BEST.eu.org e jose.barbio@BEST.eu.org

CURSO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NOS EDIFÍCIOS - EDIFÍCIOS DE HABITAÇÃO (2ª EDIÇÃO)

Nos próximos dias 19 e 20 de junho vai realizar-se no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve o curso Eficiência Energética nos Edifícios - Edifícios de Habitação, com a duração de 16 h, que tem como principal objectivo analisar o Decreto-Lei 118/2013 e as portarias e despachos publicadas em agosto e dezembro de 2013.

Este curso interessa a estudantes, arquitetos, engenheiros civis, engenheiros técnicos civis, engenheiros mecânicos, engenheiros técnicos mecânicos, engenheiros eletrotécnicos, engenheiros técnicos de energia e sistemas de potência, especialistas em engenharia de climatização ou energia e técnicos com atividade na área dos edifícios.

A inscrição tem o valor de 200 € ou 180 € para alunos, ex-alunos da UAlg, membros da Ordem dos Engenheiros e membros da Ordem dos Arquitetos.

As inscrições estão limitadas a 30 vagas e decorrem online em: http://ise.ualg.pt/home/pt/content/incricoes-online-para-cursos-curta-duracao-no-dec.

Uma primeira edição deste curso foi realizada nos dias 6 e 7 de maio e contou com 24 participantes.

Mais informações no poster do curso.

Visita de estudo à central de betão pronto – Betão Liz (Grupo CIMPOR)

No passado dia 14 de maio, os alunos da disciplina de Tecnologia de Betão do curso de Licenciatura em Engenharia Civil realizaram uma visita de estudo à central de betão pronto, Betão Liz (grupo Cimpor) em Loulé.

A visita incidiu no funcionamento da central, desde a seleção das matérias-primas até ao produto final, passando pelo controlo de qualidade e ambiental.

Visita de estudo à central de betão pronto – Betão Liz

Prof. Miguel Oliveira é o novo Diretor do DEC

No passado dia 5 de maio reuniu o Conselho do Departamento que elegeu a nova Direção para o biénio 2014-2016.

O Diretor é o Prof. Miguel Oliveira e o Subdiretor é o Prof. Rui Lança.

A Direção que agora cessa funções felicita a nova direção e agradece a colaboração por todos prestada.
Fátima Farinha e Roberto Laranja

Curso DE Eficiência Energética nos Edifícios - Edifícios de Habitação

Nos próximos dias 6 e 7 de maio vai realizar-se no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve o curso Eficiência Energética nos Edifícios - Edifícios de Habitação, com a duração de 16 h, que tem como principal objectivo analisar o Decreto-Lei 118/2013 e as portarias e despachos publicadas em agosto e dezembro de 2013.

Este curso interessa a estudantes, arquitetos, engenheiros civis, engenheiros mecânicos e técnicos com atividade na área dos edifícios. A inscrição tem o valor de 200 euros ou 180 € para alunos, ex-alunos da UAlg, membros da Ordem dos Engenheiros e membros da Ordem dos Arquitetos.

As inscrições estão limitadas a 30 vagas e decorrem online em: http://ise.ualg.pt/home/pt/content/incricoes-online-para-cursos-curta-duracao-no-dec.

Caso o número de inscrições exceda o número de vagas disponíveis, será aberta nova edição do curso.

Mais informações no poster do curso.

Reabilitalgarve 3

O Departamento de Engenharia Civil, convicto da importância da reabilitação urbana, particularmente na nossa região, tem promovido a realização de seminários sobre o tema.

A 1ª edição do ReabilitAlgarve em julho de 2013, contou com a presença do Arq. José Paixão, responsável pelo projeto Arrebita na cidade do Porto, que divulgou esta estimulante iniciativa. Foram, também, efetuadas diversas apresentações por técnicos de várias autarquias do Algarve e de alguns organismos estatais, com uma salutar troca de experiências entre técnicos de distintas origens e áreas de formação.

Reconhecido o sucesso desta primeira iniciativa, o DEC em conjunto com a Delegação Distrital de Faro da Ordem dos Engenheiros, realizou a 2ª edição do ReabilitAlgarve em 22 de novembro.

Nesta 2ª edição, realizada com idêntico ou mesmo superior êxito, o orador principal foi o Prof. Doutor João Appleton, reconhecido e laureado a nível nacional em projetos de reabilitação e com várias publicações sobre a matéria, a que se seguiram outras interessantes apresentações técnicas.

No próximo dia 28 de fevereiro, às 14:30, no Campus da Penha, em conjunto com a Delegação Sul da Ordem dos Arquitetos, vamos realizar a 3ª edição do ReabilitAlgarve, cujo promissor programa pode ser consultado aqui.

O seminário é de entrada livre com inscrição obrigatória, para obtenção de certificado de presença.

AULA ABERTA sobre ecoPRODUTOS PARA EDIFÍCIOS

O Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve vai levar a efeito, no próximo dia 26 de fevereiro, uma iniciativa designada Aula Aberta ecoPRODUTOS PARA EDIFÍCIOS, apoiada pela Delegação Distrital de Faro da Ordem dos Engenheiros e pela Secção Regional Sul Delegação do Algarve da Ordem dos Arquitectos .

Este evento terá início pelas 14h30, no Anfiteatro José Silvestre, no Campus da Penha.

Mais informações no programa do evento.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição em:  http://www.csustentavel.com/

Curso de especialização Pequenos edifícios de serviços sem climatização (PESsC )

A ADENE vai realizar no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da UAlg, nos próximos dias 24 e 25 de fevereiro, das 9h às 18h30, um curso de especialização sobre a aplicação da metodologia de cálculo aos pequenos edifícios de serviços sem climatização (PESsC).

Objetivo:
Com o intuito de apoiar os PQ-I para uma melhor compreensão da metodologia definida no âmbito do Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS) para os PESsC, a ADENE preparou um conjunto de formações que incluem a avaliação de requisitos impostos na certificação de edifícios novos, critérios para edifícios existentes, método de cálculo simplificado monozona e a apresentação de casos práticos de aplicação desta metodologia. A frequência desta formação pressupõe que os formandos já tenham tido formação prévia em REH.

Para informações complementares: http://www.academiaadene.pt/

Inscrições: http://formar.adene.pt/forms/insc_curso.php?tipo=pessc (curso PESsC_07_Fa)

Opinião de alunos ERASMUS

ERASMUS STUDENTS from Silesian University of Technology 
Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve

Actual report, january, 17th, 2014: "We spent great time in Faro! We could discover alot of new things at the University. Working with the teachers was an interesting experience. Portugal turned out to be totally different country from Poland. We admired breathtaking views with cliffs, clear ocean and cactuses!  We had an opportunity to live completely different lifestyle: more peaceful, lazy and calm. We met a lot of amazing people that we will never forget. We are definitely going to be in touch and visiting each other. We were also be given a chance to learn portuguese language, which occured to be very useful in everyday life here ("um saco, por favor"). We will miss your cuisine, especially bacalhau. Now we know "how the heaven tastes" - we tried pastéis de nata! 
Obrigado a todos,
polish students: Kasia, Marta, Łukasz, Marcin"

Cursos de Especialização Tecnológica (3ª fase)

Está confirmada a abertura no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve de dois novos Cursos de Especialização Tecnológica:

Caso esteja interessado(a) poderá ainda submeter a sua candidatura de 27 a 31 de janeiro. A candidatura pode ser feita presencialmente no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia ou através do formulário de candidatura online.

As aulas têm início dia 3 de fevereiro e ambos os cursos funcionam em regime pós-laboral.

Cursos de Especialização Tecnológica (2ª fase)

Decorre de 13 a 17 de janeiro a 2ª fase de candidaturas aos Cursos de Especialização Tecnológica:

O valor da propina anual é 586 euros, a ser liquidado em 4 prestações trimestrais sendo a 1ª, com a matrícula ou com a inscrição, de 166 euros e as seguintes de 140 euros.

As aulas têm início dia 3 de fevereiro e irão funcionar, no Instituto Superior de Engenharia – Campus da Penha. Os cursos funcionam com um número mínimo de 15 alunos.

A candidatura pode ser feita presencialmente no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia ou através do formulário de candidatura online.

Uma brochura sobre estes novos CETs pode ser descarregada aqui.

Sessão de divulgação sobre os Cursos de Especialização Tecnológica

No próximo dia 20, 6ª feira às 18h vai realizar-se na sala 2.04 do DEC uma sessão de divulgação dos Cursos de Especialização Tecnológica:

A 1ª fase de candidaturas decorre até dia 31 de dezembro e podem ser feitas presencialmente no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia ou através do formulário de candidatura online. Os cursos têm início dia 3 de fevereiro.

O valor da propina anual é 586 euros, a ser liquidado em 4 prestações trimestrais sendo a 1ª, com a matrícula ou com a inscrição, de 166 euros e as seguintes de 140 euros.

Sessão de atualização de conhecimentos para peritos RCCTE

A ADENE vai realizar no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da UAlg, nos próximos dias 9 e 10 de janeiro, uma sessão de atualização de conhecimentos para peritos RCCTE.

A transposição para a legislação nacional da nova Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético de Edifícios assegura a revisão da legislação existente, consubstanciada em melhorias ao nível da sistematização e âmbito de aplicação ao integrar num único diploma (Decreto-Lei 118/2013) o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), o Regulamento do Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH) e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS).

No caso vertente do REH, essa revisão implicou que a definição de novos requisitos e de metodologias para a avaliação de desempenho energético dos edifícios, as quais passam a basear-se em dois pilares: o comportamento térmico e a eficiência dos sistemas. Para além disso, são ainda definidos requisitos específicos para edifícios novos, edifícios sujeitos a grandes intervenções e edifícios existentes.

Neste contexto, a ADENE, enquanto entidade gestora do SCE, promove um conjunto de ações de formação, de curta duração, que pretendem dar resposta às necessidades em termos de atualização de conhecimentos dos peritos qualificados RCCTE (Decreto-Lei 80/2006), cuja área de atuação, doravante, passará a ser regulada pelo REH.

Para informações complementares: http://www.adene.pt/formacao/sessao-de-atualizacao-de-conhecimentos-para-peritos-rccte-sac-reh

Inscrições: http://formar.adene.pt/forms/insc_curso.php?tipo=sac_reh

Novos Cursos de Especialização Tecnológica

Decorre de 2 a 31 de dezembro a 1ª fase de candidaturas aos Cursos de Especialização Tecnológica.

Com início a 3 de fevereiro de 2014 irão funcionar, no Instituto Superior de Engenharia, três novos cursos:

O valor da propina anual é 586 euros, a ser liquidado em 4 prestações trimestrais sendo a 1ª, com a matrícula ou com a inscrição, de 166 euros e as seguintes de 140 euros.

A candidatura pode ser feita presencialmente no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia ou através do formulário de candidatura online.

Mestrado em Engenharia Civil: Construção e Estruturas (3ª fase)

Decorre de 4 a 8 de novembro a 3ª fase de candidaturas ao Mestrado em Engenharia Civil: Construção e Estruturas.

Para informação consultar: http://ise.ualg.pt/home/pt/content/mestrado-em-engenharia-civil-novo. O valor da propina anual é 990 euros.

A candidatura pode ser feita presencialmente no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia ou através do formulário de candidatura online disponível em: http://ise.ualg.pt/home/pt/content/inscricao-nos-mestrados-do-departamento-engenharia-civil

Os licenciados anteriores ao Processo de Bolonha poderão solicitar creditação à parte escolar. Aqueles que têm menos de cinco anos de experiência profissional deverão realizar uma dissertação e os que têm mais de cinco anos de experiência profissional poderão realizar uma dissertação ou apresentar um relatório detalhado da sua atividade profissional nos últimos cinco anos. O valor da propina, correspondente a 42 ECTS, é de 693 euros.

Provas de Doutoramento da Profª. Elisa Silva

Na próxima segunda-feira, dia 28 de outubro de 2013, a Profª Elisa Silva, docente do Departamento de Engenharia civil, vai apresentar e
defender a tese de doutoramento intitulada “CONSOLIDATION OF SOFT SOILS IN THE PRESENCE OF BAND-SHAPED DRAINS”, no Salón de Grados da Escuela Técnica Superior de Arquitectura, na Universidad de Sevilla.

Esta foi orientada pelo Professor Catedrático Emérito, Doutor José Luís de Justo Alpañés y co-orientada pelo Profesor Associado, Doutor Percy Durand Neyra, ambos do Departamento de ESTRUCTURA DE EDIFICACIÓN E INGENIERÍA DEL TERRENO da Universidade de Sevilha.

O Júri será constituído pelos seguintes elementos:

Professor Doutor SAGASETA MILLÁN (PRESIDENTE) – UNIVERSIDADE DE CANTABRIA
Professor Doutor SAURA MARTÍNEZ (SECRETARIO) – UNIVERSIDADE DE SEVILHA
Professor Doutor ANTONIO JARAMILLO (VOGAL) – UNIVERSIDADE DE SEVILHA
Professor Doutor MARAHA DAS NEVES (VOGAL) – UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA
Professor Doutor MANUEL PASTOR (VOGAL) – UNIVERSIDADE POLITÉCNICA DE MADRID

Mestrado em Engenharia Civil: Construção e Estruturas (2ª fase)

Decorre de 24 a 29 de setembro a 2ª fase de candidaturas ao Mestrado em Engenharia Civil: Construção e Estruturas.

Para informação consultar: http://ise.ualg.pt/home/pt/content/mestrado-em-engenharia-civil-novo. O valor da propina anual é 990 euros.

A candidatura pode ser feita presencialmente no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia ou através do formulário de candidatura online disponível em: http://ise.ualg.pt/home/pt/content/inscricao-nos-mestrados-do-departamento-engenharia-civil

Os licenciados anteriores ao Processo de Bolonha poderão solicitar creditação à parte escolar. Aqueles que têm menos de cinco anos de experiência profissional deverão realizar uma dissertação e os que têm mais de cinco anos de experiência profissional poderão realizar uma dissertação ou apresentar um relatório detalhado da sua atividade profissional nos últimos cinco anos. O valor da propina, correspondente a 42 ECTS, é de 693 euros.

A Comissão de Avaliação Externa da A3ES recomenda a ACREDITAÇÂO dos cursos de Licenciatura em Engenharia Civil do ISE

A Comissão de Avaliação Externa (CAE) da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES ) publicou, no início de setembro, os Relatórios Preliminares referentes à avaliação dos cursos de Licenciatura em Engenharia Civil, diurno e noturno, do ISE.  

O resultado da avaliação foi muito positivo, tendo a CAE recomendado a acreditação dos cursos, com a seguinte fundamentação:

“O plano de estudo é bem planeado e equilibrado.
As UCs são ministradas por professores com formação e perfil adequado. O corpo docente é estável, qualificado, e com formação e experiência em diversas áreas da engenharia civil.
As instalações são boas e têm os laboratórios necessários para desenvolver as atividades de ensino correspondentes.
A biblioteca é bem equipada e tem um conjunto significativo de referências adequadas para os estudantes e investigadores em Engenharia Civil.
A produção científica do corpo docente, a transferência de conhecimento científico e as capacidades tecnológicas instaladas são amplamente adequadas.”

INSCRIÇÕES NAS TURMAS E HORÁRIOS PARA O 1º SEMESTRE DE 2013/14

Os horários dos cursos ministrados pelo Departamento de Engenharia Civil no presente ano letivo podem ser consultados aqui.

De igual forma ao ocorrido nos outros anos lectivos, nas disciplinas em que há mais do que uma turma, os alunos devem dirigir-se ao secretariado para proceder à sua inscrição, no seguinte horário:

  • Licenciatura em Engenharia Civil (Regime Diurno): 9 e 10 setembro – 9h30 às 12h e 14h30 às 17h
  • Licenciatura em Engenharia Civil (Regime Noturno): 10 e 11 setembro – 18h às 20h

Notas:

  1. A inscrição é presencial sendo obrigatória a apresentação de identificação (Cartão de Estudante ou Bilhete de Identidade);
  2. Inscrição por terceiros necessita da apresentação de uma declaração e identificação do aluno (só será aceite uma declaração por aluno);
  3. Só serão aceites inscrições até 17 de Setembro e no horário das 14h30 às 17h;
  4. Não são aceites alterações depois da inscrição;
  5. Fraudes implicam a anulação da inscrição.

FORMAÇÕES DE 2º CICLO NO DEC: PÓS-GRADUAÇÕES E MESTRADOS

Estão a decorrer as inscrições nas formações de 2º ciclo do Departamento de Engenharia Civil:

No dia próximo dia 30 de julho, 3ª feira, na sala 2.01 do DEC, Campus da Penha, às 18h decorrerá uma sessão de apresentação/esclarecimento destes cursos.

BOLSA DE ESTUDO PARA ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL

Os alunos que ingressem no curso de Licenciatura em Engenharia Civil da Universidade do Algarve (UAlg), através do concurso nacional de acesso ao ensino superior, terão oportunidade de usufruir de uma bolsa de estudo, com o valor da propina anual do 1º ano.

Mais informações aqui.

SESSÃO DE DEBATE SOBRE O "PROJECTO DA NOVA PONTE DA PRAIA DE FARO"

Face à actualidade do tema, dado estar em fase de inquérito público, e por se tratar duma questão interessante sob o ponto de vista técnico, o Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia promove uma sessão de debate sobre o "PROJECTO DA NOVA PONTE DA PRAIA DE FARO", no próximo dia 23 de Julho, 3ª feira, às 15:00, na Sala Vitor Charneca (sala 2.01).

Compareça!

SEMINÁRIO TÉCNICO REABILITALGARVE

O Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve vem dedicando uma particular atenção à vertente da conservação, reabilitação e reforço de edifícios. Assim, e com o apoio da Ordem dos Engenheiros - região Sul, realizar-se-á no dia 19 de julho, 6ª feira, entre as 14:30 e as 19:00 horas, no Anfiteatro 1.3 do complexo pedagógico do Campus da Penha, o 1º Seminário técnico ReabilitAlgarve. Contará com a presença do Arqt. José Paixão responsável pelo Arrebita!Porto, projeto implementado na cidade do Porto e que constitui um plano inovador de repovoamento e dinamização da cidade através da reabilitação de prédios a custo zero. Serão também apresentados casos concretos de ações de reabilitação, por técnicos de Câmaras Municipais da região e de outras instituições. A entrada é livre, sujeita a inscrição que deverá ser feita on-line (aqui) ou por e-mail para isedec@ualg.pt.   
   

MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL

O Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia irá iniciar no próximo ano lectivo (2013/14) um novo Mestrado em Engenharia Civil, com duas áreas de especialização: Construção e Estruturas.

Mais informações aqui.

Inscrições online até 13 de setembro, no formulário de candidatura.

Cartaz

 

CURSOS DE VERÃO 2013

O Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia realiza no mês de julho de 2013 diversos cursos gratuitos de curta duração, destinados a jovens do ensino secundário

Cursos de Verão 2013

Estes cursos têm como principal objetivo promover o gosto pelas diversas áreas de ensino e investigação e possibilita ainda aos participantes a vivência da realidade académica dos campi e o contacto com alunos e docentes da UAlg, proporcionando, assim, uma experiência diferente e única a todos os participantes.

Todos os cursos serão gratuitos, mas com inscrições obrigatórias até dia 21 de junho

Mais informações e inscrições em http://www.ualg.pt/home/pt/content/cursos-verao-2013-3

 

Seminário "Compatibilidade entre Endurecedores de Superfície e o Betão de Base"

A aplicação de endurecedores na superfície de pavimentos não é recente.

Porém, a manifestação sistemática de problemas é actual e terá origem na alteração dos constituintes utilizados, quer no que se refere ao betão de base quer no endurecedor utilizado.

Neste contexto, o Departamento de Engenharia Civil (DEC) do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve (UAlg), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), a Universidade de Évora (UÉ) e o Instituto Superior Técnico (IST) realiza no próximo dia 29 de Maio, 4ª feira, no Anfiteatro José Silvestre do ISE-UAlg no Campus da Penha, um seminário intitulado Compatibilidade entre Endurecedores de Superfície e o Betão de Base. Este seminário é gratuito e interessa aos diversos intervenientes no sector da construção: empresas que executam e fiscalizam este tipo de trabalhos, projectistas, empresas produtoras de betão, empresas produtoras de cimento, empresas produtoras de endurecedores de superfície, empresas construtoras, câmaras municipais e outras entidades públicas. 

Constituirá também uma excelente formação complementar para todos os alunos.

Consulte o Folheto da Seminário.

Embora se trate de um evento gratuito é necessária inscrição para isedec@ualg.pt

Gostaríamos bastante de contar com a vossa presença.
 

Curso "Soluções de Reabilitação e Resolução de Problemas Correntes em Instalações Prediais de Águas e Esgotos"

O Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, a Delegação Distrital de Faro e a ANQIP irão realizar o Curso "Soluções de Reabilitação e Resolução de Problemas Correntes em Instalações Prediais de Águas e Esgotos", no próximo dia 17 de maio, entre as 9h30 e as 17h30.

Estudos recentes indicam que as instalações de águas e esgotos são responsáveis por perto de 90% dos problemas e incomodidades na utilização dos edifícios. Ruídos, faltas de pressão, odores ou variações bruscas de temperatura são exemplos de problemas correntes nessas instalações, que contribuem significativamente para a falta de conforto na sua utilização. Neste curso, serão apresentadas as fundamentações técnicas para estes problemas e descritas as soluções possíveis para a sua resolução. A maior parte dos problemas correntes em instalações prediais de águas e esgotos (ruídos, faltas de pressão, odores, variações bruscas de temperatura, etc.) pode ser facilmente solucionado, mas a maioria dos intervenientes no processo de construção ou os utilizadores desconhecem as soluções disponíveis. No presente curso apresenta-se, para essas situações, a respetiva fundamentação teórica e descrevem-se as possíveis soluções, bem como as metodologias adequadas para o seu dimensionamento.

Para mais informações clique no link: Folheto informativo / Ficha de inscrição a enviar para keila@anqip.pt.

 

MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL

O Conselho de Admistração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) aprovou acreditar pelo período de 5 anos a proposta de curso de Mestrado em Engenharia Civil, submetida pelo ISE/UAlg em parceria com a ESTBarreiro/IPS. O curso terá início em Setembro.

Para mais informações sobre o Curso clique no seguinte link: Mestrado em Engenharia Civil


ESTÁGIOS CURRICULARES E EXTRA-CURRICULARES - ERASMUS

Pelo facto da Universidade do Algarve integrar o Consórcio AL SUD para Estágios Erasmus, tem um total de 25 bolsas para estágios curriculares ou extra-curriculares para os alunos de qualquer nível de ensino superior (1º ciclo, mestrado e doutoramento), aos quais os alunos do ISE poderão concorrer.

Há a possibilidade dos alunos que concluíram o curso em 2011/2012, se inscreverem num estágio extracurricular e pagar a respetiva inscrição (correspondente ao número de créditos associados ao referido estágio), para poder usufruir de uma destas bolsas de estágio Erasmus.

Os alunos interessados deverão procurar angariar o seu local de estágio numa instituição de ensino superior (desde que o trabalho a realizar seja prático, laboratorial ou trabalho de campo) ou empresa num país da União Europeia (+ EFTA + candidato). Os estágios deverão ter uma duração mínima de 3 meses e máxima de 6 meses e ser realizados durante o ano letivo de 2012-2013. A bolsa tem o valor de 350€ mensais.

No site http://we-mean-business.europa.eu/en/next-steps poderão encontrar ajuda para angariar o estágio. Poderão também tentar obter estágio junto de empresas portuguesas que tenham filiais na Europa. Junto encontra vários ficheiros com a oferta de estágios na Europa. Há a possibilidade que compatibilizar estas ofertas com o programa de Estágios AL SUD. Há algumas propostas que não têm a ver necessariamente com as áreas de estudo do ISE.

Os alunos candidatos a estágio, para além da leitura atenta do regulamento “Consórcios Erasmus”, do preenchimento da “Ficha de Intenção de Candidatura”, carta de motivação, histórico académico, comprovativo de matrícula, cópia de BI e NIF/Cartão de Cidadão e NIB, necessitam de apresentar:

Carta de aceitação por parte do Orientador da Instituição de acolhimento;
Descrição da empresa/Instituição de acolhimento onde vai realizar estágio;
Um resumo do trabalho a realizar /sumário das tarefas a serem realizadas durante o estágio, elaborado pelo Orientador, para posterior apreciação pelo respectivo Departamento, onde deve constar o plano de acompanhamento e avaliação.
A data (mês) de início e de termo do período de mobilidade.

Com a aprovação do estágio pelo Departamento a que o aluno pertence, este nomeará um docente que, tendo conhecimento do plano de trabalho proposto, realize o acompanhamento do estágio. A realização do estágio passa pela assinatura de um “Training Agreement” entre o aluno, a Instituição de Acolhimento e a UAlg.

Para mais informações abra o ficheiro seguinte: Estágios Curriculares


PROVAS DE DOUTORAMENTO DA MESTRE MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES RIBEIRO, DOCENTE DO DEC

 No próximo dia 11 de MARÇO, às 10:15, na Universidade de Lisboa, a Mestre Maria da Conceição Rodrigues Ribeiro, docente do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, vai defender a sua tese de doutoramento em Estatística e Investigação Operacional, especialidade de Probabilidades e Estatística, intitulada "MODELAÇÃO DE DADOS ESPAÇO-TEMPORAIS EM SEGURANÇA RODOVIÁRIA".

Tese orientada pela Professora Doutora Maria Antónia Amaral Turkman, Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pelo Professor Doutor João Paulo Lourenço Cardoso, Investigador Principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.


Apresentação e dissertação da Tese de Mestrado do aluno Luís Silva.

A comissão coordenadora do MEC-edição Algarve, vem por este meio comunicar a todos os alunos e docentes do Mestrado, que o aluno Luís Silva tem a apresentação e dissertação da sua tese de Mestrado, intitulada “Fiscalização de obras de manutenção e reabilitação. Funções e competências do Diretor de fiscalização”, marcada para dia 12 março às 14:30, em Évora.

 
Provas de Doutoramento do Prof. Rui Lança do DEC

No próximo dia 13 de fevereiro, às 10:30, na Universidade da Beira Interior, o Prof. Rui Lança, docente do Departamento de Engenharia Civil, vai defender a sua tese de doutoramento em Engenharia Civil, na especialidade de Hidráulica intitulada "CLEAR-WATER SCOUR AT SINGLE PIERS AND PILE GROUPS".

Foi orientador pela Profª Cristina Maria Sena Fael, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e co-orientado pelo Prof. António Heleno Cardoso, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.


Seminário "Inovação e Investigação na reparação de Estruturas de Betão Armado"

 O Departamento de Engenharia Civil (DEC) do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve (UAlg) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) realizam no próximo dia 13 de Fevereiro, no Anfiteatro José Silvestre do ISE-UAlg no Campus da Penha, o 1º Seminário sobre Inovação e Investigação na Reparação de Estruturas de Betão Armado. Este seminário destina-se a engenheiros, arquitetos, investigadores e estudantes.

Consulte o Folheto aqui: Seminário Projeto FCT UALG-LNEC

As inscrições são feitas online. Preencha o seguinte Formulário.

Provas de Mestrado da aluna Luísa Brady

A comissão coordenadora do Mestrado em Engenharia Civil-edição do Algarve, vem por este meio comunicar a todos os discentes e docentes, que a aluna Luísa Brady tem a apresentação e discussão da sua tese de Mestrado, intitulada “APLICAÇÃO DA ACÇÃO DO VENTO AO DIMENSIONAMENTO DE EDIFÍCIOS DE ACORDO COM O EURÓGODIGO 1”, marcada para dia 28 de janeiro de 2013 às 14:30, em Évora.

A mesma foi orientada pelo Professor Doutor Jorge Manuel Vinagre Alfaiate, e co-orientada pelo Professor Doutor Rui Graça e Costa.
 

Provas de Mestrado da aluna Ângela Vairinhos

A comissão coordenadora do Mestrado em Engenharia Civil-edição do Algarve, vem por este meio comunicar a todos os discentes e docentes, que a aluna Ângela Vairinhos tem a apresentação e discussão da sua tese de Mestrado, intitulada “A INFLUÊNCIA DO EFEITO SMEARING NA CONSOLIDAÇÃO DE SOLOS MOLES TRATADOS COM DRENOS VERTICAIS PRÉ FABRICADOS”, marcada para dia 28 de janeiro de 2013 às 11:30, em Évora.

A mesma foi orientada pelo Professor Doutor Percy Durand Neyra da Universidade de Sevilha, e co-orientada pela Professora Elisa Maria de Jesus da Silva.
 

Visita da Comissão de Avaliação Externa - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

 No âmbito do processo de avaliação/acreditação das Licenciaturas em Engenharia Civil (regimes diurno e nocturno) a Comissão de Avaliação Externa (CAE) irá estar no DEC nos próximos dias 17 e 18 de Janeiro, com um plano de trabalhos intenso.

Dia 17 de Janeiro:

09.00-10.00 Reunião com o responsável da instituição e o responsável do estabelecimento de ensino (RIES e RUO)
10.10-11.00 Reunião com a equipa responsável pela gestão dos ciclos de estudos em avaliação e do departamento que os promove
11.10-12.00 Reunião com as comissões de auto-avaliação das Licenciaturas em Engenharia Civil (regimes diurno e nocturno)
12.10-13.00 Reunião com os docentes das Licenciaturas em Engenharia Civil (regimes diurno e nocturno).

13.00-14.30 Almoço de trabalho com entidades externas (empregadores, comunidade, parceiros, etc)
14.30-15.30 Visita às instalações
15.30-16.20 Reunião com os estudantes da Licenciatura em Engenharia Civil
16.30-17.20 Reunião com os estudantes da Licenciatura em Engenharia Civil - Regime Nocturno
17.30-18.20 Reunião com os graduados da Licenciatura em Engenharia Civil
18.30-19.20 Reunião com os graduados da Licenciatura em Engenharia Civil - Regime Nocturno

Dia 18 de Janeiro:

09.00-09.50 Reunião com o pessoal não docente
10.00-10.50 Reunião com os estudantes com funções de gestão
12.00-13.00 Reunião com o RIES, RUO e os coordenadores dos ciclos de estudos sobre as conclusões
 

ecoPRODUTOS NO PLANEAMENTO E CONSTRUÇÂO

AULA ABERTA I 27 DE FEVEREIRO 2013 - Anf. José Silvestre

Consulte o Programa.
 

IX ENEEC - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil 2013
ISE-UAlg, 7 a 10 de Março

O Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da UAlg (NEECUAlg), vai organizar o próximo encontro nacional de estudantes de engenharia civil, o qual decorrerá entre os dias 7 a 10 de março
Mais informação: http://www.neecualg.com/
 

Formação ANQIP 2013

Soluções de reabilitação e resolução de problemas correntes em instalações prediais de águas e esgotos, 15 de Fevereiro
A Associação Nacional para a Qualidade das Instalações Prediais (ANQIP) irá realizar no próximo dia 15 de Fevereiro na sala 6 do Instituto Superior de Engenharia uma formação sobre Soluções de reabilitação e resolução de problemas correntes em instalações prediais de águas e esgotos. Informação adicional (Folheto).
 

APRESENTAÇÃO E DISSERTAÇÃO DA TESE DE MESTRADO DO ALUNO MARCOS TORRADO

A comissão coordenadora do Mestrado em Engenharia Civil, vem por este meio comunicar a todos os alunos e docentes do Mestrado, que o aluno Marcos Torrado tem a apresentação e dissertação da sua tese de Mestrado, intitulada “Estudo de Soluções Construtivas Aplicadas à Reabilitação Energética de Edifícios”, marcada para dia 24 janeiro às 14:30, em Évora.

A mesma foi orientada pelo Professor Doutor António Manuel de Sousa Baltazar Mortal, e co-orientada pelo Professor Doutor Alfredo Manuel Gonçalves da Silva Braga.
 

PROVAS PÚBLICAS PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE ESPECIALISTA EM ENGENHARIA CIVIL DO PROF. CARLOS MARTINS

No próximo dia 11 de Janeiro, pelas 11.00 horas, realizam-se no Anfiteatro 1.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, as provas públicas para obtenção do grau de Especialista em Engenharia Civil do Prof. Carlos Martins, docente do Departamento de Engenharia Civil do ISE da UALg.

As provas constarão da apresentação e discussão do currículo profissional do Prof. Carlos Martins, estando isento da apresentação dum trabalho profissional, na medida em que tem o grau de Especialista em Estruturas outorgado pela Ordem dos Engenheiros.
 

PROVAS PÚBLICAS PARA A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA E TÉCNICO-CIENTÍFICA NA ÁREA CIENTÍFICA DE ENGENHARIA CIVIL, ÁREA DISCIPLINAR DE PLANEAMENTO E ARQUITETURA DA PROF. CELESTE GAMEIRO

No próximo dia 15 de Janeiro realizam-se no Anfiteatro 1.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, as provas públicas para a avaliação de competência pedagógica e técnico científica na área científica de Engenharia Civil, área disciplinar de Planeamento e Arquitetura  da Profª  Celeste Gameiro, docente do Departamento de Engenharia Civil do ISE-UALg.

As provas constarão da apresentação e discussão de uma lição (11h), e da apresentação e discussão do currículo profissional (15h) da Profª Celeste Gameiro.
 

Inscrições nas turmas 2012/2013 

Informam-se os alunos que as inscrições nas turmas do 1º semestre do ano letivo de 2012/2013 decorrerão no secretariado do DEC, no seguinte horário:

    Licenciatura em Engª Civil (curso diurno), alunos do 2º e 3º ano – 5º feira, dia 6/Set, 14h30m
    Licenciatura em Engª Civil (curso nocturno), alunos do 2º, 3º ano e 4ª ano – 2º feira, dia 10/Set, 18h30m

As aulas têm início 2ª feira, dia 10 de Setembro.

Votos de um excelente ano de 2012/2013.

Cursos de Especialização Tecnológica (CET) no Departamento de Engenharia Civil

CET em Topografia e Cadastro e CET em Encarregado de Construção Civil

Os CET são formações pós-secundárias não superiores que visam conferir qualificação profissional de nível 5. São cursos que combinam uma formação geral e científica e uma forte formação tecnológica, aplicada em contexto de trabalho (estágio).

Podem apresentar candidatura:

  • titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • aqueles que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
  • titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
  • titulares de uma qualificação profissional do nível 3;
  •  indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, a instituição reconheça capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.
     

 Oferta de Emprego

Pretende-se 1 a 2 candidatos para trabalhar no âmbito do projecto Casa Pronta Era, na zona do Algarve, que se enquadrem no seguinte perfil:

  • Licenciatura ou bacharelato em Engª Civil
  • Idade entre 25-40 anos (preferencial)
  • Dominio do Inglês falado e escrito
  • Boa apresentação
  • Sentido responsabilidade
  • Capacidade comercial

Os candidatos interessados deverão enviar o respectivo CV até ao dia 26 de outubro, para o seguinte endereço: info@casaprontaera.pt

VISITA DE ESTUDO AO LNEC

No passado dia 7 de Maio o DEC esteve em visita de estudo ao LNEC. Após uma apresentação geral do LNEC no grande auditório, os 50 alunos e 4 docentes que acompanharam a mesma, visitaram os departamentos de Estruturas (túnel de vento e mesa sísmica), Edifícios (revestimentos de paredes de alvenaria) e Barragens de Betão (modelos reduzidos de barragens).

Mesmo debaixo de uma chuva persistente reinou a boa disposição!