Yesterday news

 

Elisa Silva

Departamento de Engenharia Civil, Instituto Superior de Engenharia

Licenciatura em Engenharia Civil (1º ano)

 

Nº de estudantes: NA

 

Objetivo que se pretende atingir com o uso da estratégia

Rever os conteúdos dados na aula anterior, de modo a verificar o que os alunos conseguiram captar e reter.

 

Tempo (i) de preparação e (ii) em aula      

Sem preparação; ii) 10 minutos para este método

 

Recursos necessários (ex. espaço, organização do espaço, material, etc.)         

Nenhum

 

"Frequência" de utilização (apenas uma vez ou frequentemente?)         

Semanalmente e alterando entre alunos.

 

"Prática": como é aplicada, o que requer dos estudantes, que instruções devem ser dadas     

Peço, no início das aulas, que se faça um resumo da matéria que foi dada na aula anterior; faço pedido a um aluno específico para responder. Em cada aula questiono alunos distintos.

 

Principal motivação para colocar a estratégia em prática?         

Constatar se os alunos estão inteirados das matérias lecionadas.

 

Reação ou resposta dos estudantes?          

Os alunos evitam responder e por vezes tentam chegar um pouco atrasados para evitar ser confrontados com questões.

 

Evidência(s) do sucesso da estratégia (para si próprio, enquanto docente, e para os estudantes)?     

Os alunos ao responderem e reagirem positivamente a esta ação, dão indícios de que estão a seguir a matéria e que a “têm em dia”.

 

Escala - "usabilidade" com turmas grandes e/ou pequenas?      

Sem limitação

 

Transferabilidade para outras UC que leciona? Como? Porquê? 

...

 

Share Partilhar