Sondagens

 

Jaime Aníbal

Departamento de Engenharia Alimentar, Instituto Superior de Engenharia

Licenciatura em Tecnologia e Segurança Alimentar (2º ano)

 

Nº de estudantes: 15

 

Objetivo que se pretende atingir com o uso da estratégia

Participação ativa dos alunos na aula

 

Tempo (i) de preparação e (ii) em aula       

5 a 10 minutos de preparação no Mentimeter; 5 minutos em aula para mostrar o slide com o Setup para realizar a sondagem e obter respostas dos alunos

 

Recursos necessários (ex. espaço, organização do espaço, material, etc.)         

Computador, projetor e ligação à Internet

 

"Frequência" de utilização (apenas uma vez ou frequentemente?)         

Uma ou várias vezes em cada aula

 

"Prática": como é aplicada, o que requer dos estudantes, que instruções devem ser dadas     

As sondagens podem ser realizadas apenas fazendo uma pergunta e pedindo aos alunos para votar em várias opções de resposta; ou de uma forma mais interativa, utilizando ferramentas digitais como o Mentimeter, o qual permite ver as respostas dos alunos serem projetados no quadro em tempo real, e além disso garantir o anonimato das mesmas respostas. A utilização de Mentimeter deve ser explicada da primeira vez que se utiliza (demora cerca de 2 minutos)

 

Principal motivação para colocar a estratégia em prática?         

Envolver os alunos ativamente na lecionação dos conteúdos programáticos, permitindo-lhes opinar sobre os mesmos

 

Reação ou resposta dos estudantes?          

O facto de as respostas serem realizadas utilizando o telemóvel, aparecerem em tempo real no quadro e serem anónimas, cria uma grande adesão dos alunos a esta estratégia pedagógica.

 

Evidência(s) do sucesso da estratégia (para si próprio, enquanto docente, e para os estudantes)?     

Grande motivação em providências respostas por parte dos alunos

 

Escala - "usabilidade" com turmas grandes e/ou pequenas?

Pode ser utilizada em qualquer tipo de turma, independentemente da sua dimensão

 

Transferabilidade para outras UC que leciona? Como? Porquê?  

Esta estratégia pode ser aplicada a qualquer UC, de qualquer área científica, e de qualquer nível de escolaridade.

 

Share Partilhar