Resolução de problemas em grupo

 

Elisa Silva

Departamento de Engenharia Civil, Instituto Superior de Engenharia

Licenciatura em Engenharia Civil (1º ano)

 

Nº de estudantes: 12

 

Objetivo que se pretende atingir com o uso da estratégia

Promover a interação entre alunos provenientes de diferentes países e com distintos backgrounds

 

Tempo (i) de preparação e (ii) em aula       

1 hora de preparação dos exercícios com as soluções; ii) 2 horas para resolução dos exercícios

 

Recursos necessários (ex. espaço, organização do espaço, material, etc.)         

Mesas colocadas para trabalhar em grupo.

 

"Frequência" de utilização (apenas uma vez ou frequentemente?)         

Semanalmente e variando com outras técnicas.

 

"Prática": como é aplicada, o que requer dos estudantes, que instruções devem ser dadas     

Preparar os exercícios e ter as soluções. Os alunos terão que estudar antes da aula. No final disponibiliza-se na tutoria as respostas corretas.

 

Principal motivação para colocar a estratégia em prática?         

Dinamizar as aulas, aumentar a assiduidade, trabalhar em equipa e promover a troca de conhecimentos.

 

Reação ou resposta dos estudantes?          

Muito boa, porque os alunos apoiam-se uns nos outros.

 

Evidência(s) do sucesso da estratégia (para si próprio, enquanto docente, e para os estudantes)?     

Apresentação da resolução dos exercícios propostos pelo grupo, perante os outros.

 

Escala - "usabilidade" com turmas grandes e/ou pequenas? ( É um fator a considerar?)         

Só para turmas pequenas, no máximo 12 alunos. Turmas maiores implica uma divisão das turmas.

 

Transferabilidade para outras UC que leciona? Como? Porquê?  

Já aplico.