Quizzes

 

Eduardo Esteves

Licenciatura em Engenharia Alimentar (3º ano)/Tecnologia e Segurança Alimentar (2º ano)

 

Nº de estudantes: 12

 

Objetivo que se pretende atingir com o uso da estratégia

Recapitular tópicos abordados ao longo do semestre nas aulas TP, percebendo em que medida os alunos vão apre(e)ndendo as matérias.

 

Tempo (i) de preparação e (ii) em aula       

1h para definição das questões a propor e preparação dos quizzes no Mentimeter (v. a seguir) e (ii) 5-10 min para realizar e discutir (correção) respostas

 

Recursos necessários (ex. espaço, organização do espaço, material, etc.)         

Atualmente, recorro ao Mentimeter (www.mentimeter.com) para a preparação e realização dos quizzes porque não os considero para avaliação quantitativa. É possível, reeditar quizzes no Moodle/Tutoria para tornar esta estratégia parte da avaliação quantitativa da UC.

 

"Frequência" de utilização (apenas uma vez ou frequentemente?)         

Utilizo esta estratégia, regularmente, a cada 3-4 semanas durante o semestre.

 

"Prática": como é aplicada, o que requer dos estudantes, que instruções devem ser dadas     

No início da aula, normalmente sem aviso prévio, convido alunos a acederem ao Mentimeter e realizarem o quizz. O acesso pode ser feito via PC ou através de qualquer dispositivo móvel. Com 3-6 questões de escolha múltipla, alunos respondem num tempo estipulado (30 s) a cada uma das questões em sequência. Em tempo real, conhecem-se as respostas (corretas ou incorretas) do grupo, que são discutidas por todos.

 

Principal motivação para colocar a estratégia em prática?         

Abordar, continuadamente, mas de forma quase lúdica e informal, os tópicos principais da UC, aproveitando para esclarecer aqueles que ainda não parecem consolidadas pelos alunos.

 

Reação ou resposta dos estudantes?          

Após a desconfiança inicial, oiço algumas lamentações quando não há quizz.

 

Evidência(s) do sucesso da estratégia (para si próprio, enquanto docente, e para os estudantes)?     

No final deste semestre, pretendo avaliar o impacte destas estratégias e obter as evidências. De qualquer forma, com pouco trabalho adicional de preparação de aulas, consigo mobilizar os alunos durante as aulas e, estou convencido, impelir os alunos a estudar assuntos.

 

Escala - "usabilidade" com turmas grandes e/ou pequenas?

Funcionará certamente em turmas de todas as dimensões.

 

Transferabilidade para outras UC que leciona? Como? Porquê?  

Funcionará com qualquer UC.

 

Share Partilhar