One-minute quizz

 

Elisa Silva

Departamento de Engenharia Civil, Instituto Superior de Engenharia

Licenciatura em Engenharia Civil (2º ano)

 

Objetivo que se pretende atingir com o uso da estratégia

Verificar a capacidade de retenção da matéria lecionada em cada aula, no seu final ou a meio desta através de um questionário rápido e dando várias hipóteses de escolha na resposta.

 

Tempo (i) de preparação e (ii) em aula       

30 minutos de preparação para o quizz com 4 a 5 questões e com escolha múltipla ii) 1 minuto para resolverem o quizz e mais 1 minuto para avaliarem as respostas.

 

Recursos necessários (ex. espaço, organização do espaço, material, etc.)

PowerPoint com as questões com as respostas múltiplas indicadas e sem a solução; o mesmo quizz mas já com as soluções e projetor para apresentar logo na aula. Não se entrega em papel de modo a evitar custos adicionais. No final disponibiliza-se na tutoria as respostas corretas.

 

"Frequência" de utilização (apenas uma vez ou frequentemente?)         

Semanalmente e umas vezes respondem em grupo, noutras individualmente.

 

"Prática": como é aplicada, o que requer dos estudantes, que instruções devem ser dadas     

Preparar os diapositivos em PowerPoint com o quizz, sem e com as soluções. Poder-se-á avisar os alunos no início da aula ou apenas apresentá-lo a meio ou no final.

 

Principal motivação para colocar a estratégia em prática?         

Dinamizar as aulas, efetuando uma pausa ativa no decorrer da mesma. É uma forma de quebrar a monotonia e verificar a atenção dos alunos.

 

Reação ou resposta dos estudantes?          

Muito boa, porque os alunos verificam de imediato se apreenderam os conteúdos ou não.

Evidência(s) do sucesso da estratégia (para si próprio, enquanto docente, e para os estudantes)?     

Imediata, não só para o docente como também para os alunos.

 

Escala - "usabilidade" com turmas grandes e/ou pequenas?

Qualquer tipo de turmas.

 

Transferabilidade para UC que leciona? Como? Porquê?  

...

 

Share Partilhar