Laboratórios de Ensino

LABORATÓRIOS DE REDES DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO - 51

COORDENAÇÃO: PROF. JÂNIO MONTEIRO

Este laboratório tem como objectivo fundamental complementar, do ponto de vista prático, as disciplinas que envolvam redes de telecomunicações (“Redes de Alto Débito”, “Redes de comunicação” e “Redes e Protocolos Internet”), permitindo aos alunos conhecer e trabalhar com equipamento profissional. A sua constituição serve também de suporte à possibilidade de realização de projectos de investigação.

Equipamento:

  • Terminais: 6 Computadores com diversos Sistemas Operativos (Windows NT, XP e Linux), Servidores de Rede, Analisadores de Protocolos e Ferramentas de Simulação de redes.
  • Redes com fios: 2 Bastidores de Rede completos, Cablagem de Redes, Ferramentas, Equipamento de Comutação e Encaminhamento (6 Switches e 9 Routers) Ethernet (normas IEEE802.3).
  • Redes sem fios: Pontos de Acesso Wi-Fi (normas IEEE802.11), Bridges Wi-Fi, Cartas Wi-Fi,Diversos tipos de Antenas de interior e exterior

 

OFICINAS DE ELETROTECNIA

COORDENAÇÃO: PROF.JOSÉ GONÇALVES

O principal objectivo das Oficinas de Electrotecnia é a familiarização dos alunos com os equipamentos e componentes de quadros eléctricos de Automatismos Industriais, com e sem PLC's; implementação e construção de circuitos electrónicos, incluindo placas de circuitos impressos (PCB's); apoio a projectos de fim de curso; às aulas de Tecnologia de Electricidade e da Electrónica e outros trabalhos académicos.

SECÇÃO DE ELETROTECNIA
RESPONSÁVEL: ENG. ANTÓNIO SOUSA

Objectivos: Familiarização dos alunos com os equipamentos e componentes de quadros eléctricos de automatismos industriais, com e sem PLC's; implementação e construção de circuitos electrónicos, incluindo placas de circuitos impressos (PCB's); apoio a projectos de fim de curso; às aulas de Tecnologia de Electricidade e da Electrónica e outros trabalhos académicos.

 

LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO - 117

COORDENAÇÃO: PROF. CARLOS MARINHO

Apoio às aulas práticas das disciplinas de programação. Implementação de trabalhos práticos e projectos de fim de curso.

SECÇÃO DE COMPUTAÇÃO
RESPONSÁVEL: PROF. JOÃO RODRIGUES

Objectivos: Este laboratório dedica-se ao apoio às aulas práticas e realização de trabalhos práticos das disciplinas na área de Computação, bem como ao desenvolvimento de Projectos finais de curso na mesma área.

 

LABORATÓRIO DE PROJETO - SINAL, VISÃO E COMPUTAÇÃO - 163

COORDENAÇÃO: PROF. JOÃO RODRIGUES

Este laboratório dedica-se ao desenvolvimento de projectos tecnológicos nas áreas da Computação, do Processamento de Sinal (aplicações de DSP's), Visão por Computador (Processamento de Imagem) e Robótica.

 

LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA - 52

COORDENAÇÃO: PROF. LARISSA LABAKHUA

O Laboratório de Robótica é composto por equipamentos de robótica e vários equipamentos dos quais alguns foram construídos no próprio laboratório pelos alunos aqui formados. Esta construção passou pela parte mecânica e posteriomente por toda uma fase de programação até atingir os objectivos finais. Todo o trabalho efectuado com este equipamentos passa por uma fase de programação, tentando sempre o aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas capacidades dos robôs.

 

LABORATÓRIO DE MICROPROCESSADORES - 116

COORDENAÇÃO: PROF. PAULO FELISBERTO

O Laboratório de Microprocessadores está vocacionado para o apoio às disciplinas de Microprocessadores e Projecto. Desenvolvimento de sistemas com aplicação de microprocessadores e microcontroladores.

SECÇÃO DE MICROPROCESSADORES
RESPONSÁVEL: ENG. IVO MARTINS

Objectivos: Dar apoio às disciplinas de Microprocessadores I, II e III e Projecto. Desenvolvimento de sistemas com aplicação de microprocessadores e microcontroladores.

 

LABORATÓRIO DE SIMULAÇÃO DE SISTEMAS - 115

COORDENAÇÃO: PROF. ISMÊNIO MARTINS

Este laboratório tem por objectivo o apoio didáctico às disciplinas cujos conteúdos programáticos sejam passíveis de simulação. Nomeadamente: controlo, processamento digital de sinal, etc. Para além desta utilização principal pretende-se que os alunos iniciados utilizem-no para práticas de programação, realização de relatórios, etc...

SECÇÃO DE SIMULAÇÃO DE SISTEMAS
RESPONSÁVEL: DR. ROBERTO LAM

Objectivos: Apoio didáctico às disciplinas cujos conteúdos programáticos sejam passíveis de simulação. Nomeadamente: controlo, processamento digital de sinal, etc. Para além desta utilização principal pretende-se que os alunos iniciados utilizem-no para práticas de programação, realização de relatórios, permitir aos alunos do 1.º Ciclo um primeiro contacto com o Sistema Operativo UNIX, etc..

 

LABORATÓRIO DE ELETRÓNICA E SISTEMAS DIGITAIS - 125

COORDENAÇÃO: PROF. MÁRIO SARAIVA

Fazem parte deste laboratório as seguintes secções: Secção de Electrónica, Secção de Sistemas Digitais e Secção de Instrumentação e Medidas. O seu principal objectivo é a análise e montagem de circuitos electrónicos, promover trabalhos de apoio às disciplinas com componente laboratorial. Desenvolver aptidões nos alunos para o projecto e implementação de Sistemas Digitais. Familiarizar os alunos com o modo de funcionamento e com a utilização apropriada dos vários instrumentos de medida.

SECÇÃO DE ELETRÓNICA
RESPONSÁVEL: PROF. JORGE SEMIÃO

Objectivos: O principal objectivo é dotar o laboratório com os equipamentos fundamentais para a análise e montagem de circuitos electrónicos. Os equipamentos existentes destinam-se, fundamentalmente, a: (1) dar apoio às disciplinas da área de Electrónica, nomeadamente às disciplinas com componente laboratorial; (2) dar apoio à realização dos projectos finais de curso; e (3) disponibilizar os equipamentos aos alunos, de modo a estimular a análise de circuitos electrónicos e a suscitar interesse pela electrónica em geral.

SECÇÃO DE SISTEMAS DIGITAIS
RESPONSÁVEL: PROF. ANTÓNIO JOÃO SILVA

Objectivos: Promover trabalhos de apoio à disciplina de Sistemas Digitais; Desenvolver aptidões nos alunos para o projecto e implementação de Sistemas Digitais com circuitos integrados LSI e MSI. Familiarizar os alunos com a utilização de instrumentos de análise e programação de Sistemas Digitais.

SECÇÃO DE INSTRUMENTAÇÃO E MEDIDAS
RESPONSÁVEL: PROF. PAULO SANTOS

Objectivos: Familiarizar os alunos com o modo de funcionamento e com a utilização apropriada dos vários instrumentos de medida. Dar apoio à componente laboratorial das disciplinas da especialidade, nomeadamente: Instrumentação e Medidas, Laboratório de Electrotecnia, Instrumentação Industrial. Apoiar a realização de projectos finais de curso na área de Instrumentação. Manter a secção devidamente actualizada com equipamentos calibrados e fiáveis, utilização do software "Labview" para controlo remoto de equipamentos, via GPIB e RS232.

 

LABORATÓRIO DE TELECOMUNICAÇÕES - 121

COORDENAÇÃO: PROF. PAULA LAURÊNCIO

O laboratório de Telecomunicações encontra-se dividido em duas secções: a Secção de Transmissão e a Secção de Propagação e Radiação. Ambas as secções têm por objectivos o apoio às disciplinas com componente laboratorial na área de telecomunicações e ainda apoiar a realização de projectos finais de curso na área de telecomunicações.

SECÇÃO DE TRANSMISSÃO
RESPONSÁVEL: ENG. FERNANDO EMÍDIO

Objectivos: A secção de transmissão destina-se à realização de trabalhos práticos da disciplina de Comunicações Digitais, ao apoio à disciplina de Fundamentos de Telecomunicações e ao desenvolvimento de projectos finais de curso.

SECÇÃO DE PROPAGAÇÃO E RADIAÇÃO
RESPONSÁVEL: ENG. PAULO SILVA

Objectivos: Os principais objectivos da secção de Propagação e radiação visam o apoio à componente laboratorial das disciplinas de radiação e propagação de ondas electromagnéticas e sistemas de telecomunicações I e à realização de projectos finais de curso na área de telecomunicações.

 

LABORATÓRIO DE ENERGIA E CONTROLO - 124

COORDENAÇÃO: PROF. CARLOS CABRAL

Este laboratório é constituído por três secções: Secção de Máquinas Eléctricas, Secção de Controlo e Secção de Electrónica de Potência. As secções têm por objectivo o apoio às disciplinas com componente laboratorial na área das Máquinas Eléctricas, dar apoio à realização de trabalhos ilustrativos no âmbito das disciplinas de Controlo e estudo de conversores e apoio laboratorial no âmbito da Electrónica de Potência.

SECÇÃO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS
RESPONSÁVEL: PROF. JOÃO GOMES

Objectivos: Realizar trabalhos no âmbito das disciplinas de Máquinas Eléctricas I e II do 1.º Ciclo e das de Complementos de Máquinas Eléctricas e Máquinas Eléctricas Especiais do 2.º Ciclo. Apoiar a realização de trabalhos de projecto dos alunos. Apoiar a investigação na área das Máquinas Eléctricas e afins por parte dos docentes.

SECÇÃO DE ELETRÓNICA DE POTÊNCIA
RESPONSÁVEL: ENG. LUÍS OLIVEIRA

Objectivos: A Secção de Electrónica de Potência do Laboratório de Energia e Controlo está vocacionada para apoiar as aulas laboratoriais de Electrónica de Potência, Electrónica de Regulação e Comando e Accionamentos Electromecânicos. Adicionalmente, são também aqui desenvolvidos projectos de final de curso e trabalhos de investigação.

SECÇÃO DE CONTROLO
RESPONSÁVEL: PROF. ANA BEATRIZ AZEVEDO

Objectivos: Dar apoio à realização de trabalhos ilustrativos no âmbito das disciplinas de Controlo Automático I e II e Sistemas de Controlo em Tempo real.