Laboratórios

LABORATÓRIOS E OFÍCINAS

LABORATÓRIO AVANÇADO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Trata-se de um laboratório cuja função é proporcionar a realização de trabalhos em disciplinas da especialidade Térmica de Engenharia Mecânica, como são os casos de Ar Condicionado, Instalações Frigorificas, entre outras e também da especialidade de Automação e Controle e Máquinas Eléctricas. Em complemento este laboratório tem servido para apoiar o trabalho de investigação de alguns docentes, sobretudo no domínio de Térmica.

 

LABORATÓRIO BÁSICO DE ENGENHARIA MECÂNICA

O laboratório básico dispõe de um conjunto de equipamentos destinado à realização de trabalhos experimentais para demonstração de princípios fundamentais, nas disciplinas de Termodinâmica, Mecânica dos Fluídos, Transmissão de Calor, entre outras.

 

LABORATÓRIO DE MÁQUINAS TÉRMICAS

Trata-se nesta altura, de um embrião de laboratório de Máquinas Térmicas, funcionando num espaço das Oficinas do ISE, pretendendo-se que no futuro, seja um laboratório de motores de combustão interna e de combustão externa. Actualmente este laboratório tem vivido, sobretudo, à custa de equipamento cedido ao ISE por parte de entidade quer públicas quer privadas, sem qualquer dotação orçamental adequada.

 

OFÍCINAS

As oficinas são constituídas por 2 laboratórios:

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA MECÂNICA (LTM)

Este laboratório tem como objectivo principal apoiar as aulas práticas das disciplinas de "Tecnologia Mecânica I e II" e eventualmente das disciplinas de "Projecto I e II" do Curso de Engenharia Mecânica, assim como disponibilizar equipamentos de apoio aos projectos existentes na Área Departamental.
Este laboratório é constituído por duas secções:
  • Oficina Mecânica equipada com Máquinas-Ferramenta tradicionais : tornos, fresadora, limador, engenhos de furar, postos de soldadura, etc.
  • Serralharia Mecânica equipada com Quinadeira, Guilhotina, Calandra, Soldadura por Pontos, etc.

 

LABORATÓRIO DE FABRICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR (LFAC)

O Laboratório de Fabrico Assistido por Computador (LFAC) disponibiliza recursos informáticos (Software CAD, CADCAM) e máquinas CNC (Tornos e Fresadoras) para as disciplinas de "Fabrico Assistido por Computador" e "Projecto I e II" nas vertentes de CAD, CAM e CAE.
O LFAC é constituído por uma sala de computadores equipados com software de CADCAM de simulação e fabrico.