I&DT

GREEN – GRUPO DE ESTUDOS ENERGÉTICOS

Um centro de apoio ao desenvolvimento do Algarve

O Grupo de Estudos Energéticos (GREEN) da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Algarve, foi criado, em Abril de 1999, por iniciativa de alguns docentes da Área Departamental de Engenharia Mecânica, em resposta a algumas solicitações de diversas entidades regionais, públicas e privadas.

Ao longo do seu curto tempo de vida desenvolveu já um conjunto vasto de projectos, de entre os quais se destacam acções de formação dirigidas a quadros técnicos regionais e integradas no domínio da regulamentação energética dos edifícios. O sucesso alcançado com estas acções projectou o GREEN para a sua realização a nível nacional, nomeadamente com acções em Lisboa e no Porto. Ainda no capítulo da formação técnica outras acções foram também realizadas, incidindo em temas de grande actualidade, como sejam a acumulação de calor nas instalações de climatização.
Em virtude da sua actividade o GREEN induziu a realização de convénios de colaboração entre a Universidade e entidades públicas e privadas, de âmbito regional e nacional, os quais se têm vindo a revelar fonte de cooperação.
Sensibilizado e vocacionado para as questões energéticas e ambientais, o GREEN tem procurado criar e desenvolver competências e promover e realizar projectos e acções que contribuam, por um lado, para o desenvolvimento sustentado da Região do Algarve e, por outro, que fomentem o papel da Universidade na região.

HIDROTEC

O Hidrotec é um Centro de Investigação Aplicada na área das Ciências do Mar para domínios costeiros e estuários. Recorre para isso a ferramentas de modelação matemática dos processos físicos e biológicos, complementada com resultados de trabalhos de campo.

O seu principal objectivo é o de efectuar trabalhos de investigação e prestação de serviços em áreas como:

  • Caracterização Hidrodinâmica
  • Transporte de Sedimentos
  • Qualidade da Água
  • Modelação Ecológica e Ambiental