Extensão Universitária

PALESTRAS/ACTIVIDADES

O Departamento de Engª Electrotécnica disponibiliza à comunidade diversas ações de divulgação científica, em especial às escolas secundárias, que visam: (i) estabelecer contatos e estreitar ligações entre o ensino universitário, os outros níveis de ensino e a comunidade em geral, (ii) sensibilizar a comunidade civil e estudantil para a importância do ensino e investigação em engenharia e (iii) promover os cursos do Departamento de Engª Electrotécnica e da Universidade do Algarve. Nesse sentido, os docentes disponibilizam palestras, aulas ou demonstrações, sobre assuntos/temas relacionados com as áreas de Engenharia Electrotécnica, Informática, Matemática e Física, nas instalações da Universidade ou levando-as às escolas secundárias (no âmbito da Equipa UAlg).

A lista de palestras actualmente disponibilizadas é apresentada em seguida. Para mais informações ou pedidos de novas palestras/actividades, queira contactar o Departamento de Engª Electrotécnica através dos emails isedee@ualg.pt, ou jsemiao@ualg.pt.

Redes de comunicação e informação - Novas tecnologias rumo à Futura Internet

Pretende-se com esta apresentação estimular os alunos para a área das redes de comunicação de dados, incluindo uma análise das actuais redes de computadores. Começa-se por descrever o funcionamento das primeiras redes de dados até à actualidade. Apresentam-se e descrevem-se as principais redes locais com e sem fios, assim como as redes de acesso que existem actualmente. Explica-se a importância da Internet como protocolo global que se tornou. Termina-se a apresentação descrevendo qual a importância que a Internet terá no futuro próximo e como ela mesma evoluirá. Docente: Jânio Monteiro (jmmontei@ualg.pt) - ISE.Público-alvo: 7.º - 12.º anos. Obs.: Grupos de alunos do mesmo nível de ensino.

Há formigas nos telefones!?

Porque é que a British Telecommunications PLC (BT) está a estudar as colónias de formigas, entre outros organismos biológicos, nos seus laboratórios? A BT procura soluções na natureza para os seus problemas de capacidade de comunicação. A ideia é copiar as aptidões das colónias de formigas, dos enxames de outros insectos, dos bandos de pássaros e de outros organismos biológicos. Estes grupos são constituídos por membros com capacidades básicas que, quando se organizam, são capazes de realizar tarefas extremamente complexas. Docente: Pedro Cardoso ( pcardoso@ualg.pt) – ISE. Público-alvo: 10.º - 12.º anos.

A evolução dos sistemas integrados: do transístor às nanotecnologias

O objectivo desta palestra é dar a conhecer as tecnologias envolvidas nos sistemas integrados. Numa primeira parte será feita uma retrospectiva da evolução dos circuitos integrados, desde a invenção do transístor até à actualidade. Em seguida, são analisadas as tecnologias actuais para fabricação de circuitos integrados através da visualização de um filme. No final são abordadas algumas perspectivas futuras para a evolução dos sistemas integrados e da electrónica digital. Docente: Jorge Semião ( jsemiao@ualg.pt) – ISE. Público-alvo: 10.º - 12.º anos.

A física do som e da música

Pretende-se com esta apresentação estimular os alunos para o estudo da física e da electrónica, utilizando o som e a música como exemplos de aplicação. Assim, começa-se por caracterizar o som e as suas formas de propagação, utilizando depois os aparelhos eléctricos de medida para entender algumas características do som audível. Em seguida, é analisado o funcionamento de um circuito electrónico onde várias luzes piscam simultaneamente a ritmos diferentes, estimuladas pela mesma fonte sonora. Docente: Jorge Semião ( jsemiao@ualg.pt) – ISE. Público-alvo: 10.º - 12.º anos.

Visão por Computador

Resumo: O objetivo desta palestra é dar a conhecer o que é a Visão por Computador e as suas aplicações. Apresentam-se os passos típicos de um sistema de visão por computador, desde a aquisição de imagem, o pré-processamento, a extração de características, a deteção e segmentação até ao processamento de alto nível e a tomada de decisão (como se parte de uma imagem e se chega ao reconhecimento de faces e objetos). Exemplificam-se os conceitos com aplicações práticas executadas on-site com a colaboração dos intervenientes. Por fim, complementa-se com algumas aplicações que estão a ser realizadas na Universidade do Algarve. Docente: João Rodrigues (jrodrig@ualg.pt ) – ISE. Público-alvo: 10º-12º anos.