Estágios Curriculares e Extra-curriculares - ERASMUS

Pelo facto da Universidade do Algarve integrar o Consórcio AL SUD para Estágios Erasmus, tem um total de 25 bolsas para estágios curriculares ou extra-curriculares para os alunos de qualquer nível de ensino superior (1º ciclo, mestrado e doutoramento), aos quais os alunos do ISE poderão concorrer.

Há a possibilidade dos alunos que concluíram o curso em 2011/2012, se inscreverem num estágio extracurricular e pagar a respetiva inscrição (correspondente ao número de créditos associados ao referido estágio), para poder usufruir de uma destas bolsas de estágio Erasmus.

Os alunos interessados deverão procurar angariar o seu local de estágio numa instituição de ensino superior (desde que o trabalho a realizar seja prático, laboratorial ou trabalho de campo) ou empresa num país da União Europeia (+ EFTA + candidato). Os estágios deverão ter uma duração mínima de 3 meses e máxima de 6 meses e ser realizados durante o ano letivo de 2012-2013. A bolsa tem o valor de 350€ mensais.

No site http://we-mean-business.europa.eu/en/next-steps poderão encontrar ajuda para angariar o estágio. Poderão também tentar obter estágio junto de empresas portuguesas que tenham filiais na Europa. Junto encontra vários ficheiros com a oferta de estágios na Europa. Há a possibilidade que compatibilizar estas ofertas com o programa de Estágios AL SUD. Há algumas propostas que não têm a ver necessariamente com as áreas de estudo do ISE.

Os alunos candidatos a estágio, para além da leitura atenta do regulamento “Consórcios Erasmus”, do preenchimento da “Ficha de Intenção de Candidatura”, carta de motivação, histórico académico, comprovativo de matrícula, cópia de BI e NIF/Cartão de Cidadão e NIB, necessitam de apresentar:

Carta de aceitação por parte do Orientador da Instituição de acolhimento;
Descrição da empresa/Instituição de acolhimento onde vai realizar estágio;
Um resumo do trabalho a realizar /sumário das tarefas a serem realizadas durante o estágio, elaborado pelo Orientador, para posterior apreciação pelo respectivo Departamento, onde deve constar o plano de acompanhamento e avaliação.
A data (mês) de início e de termo do período de mobilidade.

Com a aprovação do estágio pelo Departamento a que o aluno pertence, este nomeará um docente que, tendo conhecimento do plano de trabalho proposto, realize o acompanhamento do estágio. A realização do estágio passa pela assinatura de um “Training Agreement” entre o aluno, a Instituição de Acolhimento e a UAlg.

Para mais informações abra o ficheiro seguinte: Estágios Curriculares

Aproveitem esta oportunidade!