Congresso Internacional de Engenharia e Sustentabilidade

Congresso Internacional de Engenharia e Sustentabilidade

O Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve organiza, de 9 a 11 de outubro, o INCREaSE 2019 - Congresso Internacional de Engenharia e Sustentabilidade no séc. XXI, que contará com a presença de mais de 150 congressistas, de 21 países. Tendo como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável de forma multidisciplinar, no INCREaSE 2019 será dado ênfase ao desafio da descarbonização no atual cenário de Emergência Climática.​​​​​​​

Este congresso internacional abordará várias temáticas e desafios das sociedades atuais, nomeadamente: Alterações Climáticas e Proteção Ambiental, Tecnologias Oceânicas e Costeiras, Energias Renováveis e Eficiência Energética, Água para os Ecossistemas e Sociedade, Alimentação Saudável, Turismo Sustentável, Smart Cities, Mobilidade Inteligente e Acessibilidade, entre outros. 

Envolverá  entidades nacionais e internacionais,  incluindo empresas, académicos e investigadores, que desenvolvem esforços para a implementação de estratégias inovadoras, procurando a sustentabilidade das sociedades atuais nos vários domínios da Engenharia.

Congregando diferentes áreas da engenharia, tais como a Engenharia Civil, Eletrónica, Alimentar e Mecânica, o INCREaSE 2019 tem como públicos-alvo investigadores, técnicos e especialistas, nacionais e estrangeiros, ligados às diversas áreas da engenharia, bem como às temáticas transversais e demais tópicos relacionados.

Para Manuela Moreira da Silva, docente do ISE e presidente do Conselho Técnico-Científico do congresso, esta iniciativa reveste-se de primordial importância porque “vão reunir-se na Universidade do Algarve especialistas dos diversos quadrantes científicos e geográficos, que têm vindo a desenvolver esforços para criar soluções para os difíceis desafios a enfrentar nos dias de hoje”.

Dos diversos oradores, destaca-se Filipe Duarte dos Santos, professor catedrático jubilado de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na tarde do dia 9 de outubro.

Sendo este um setor de importância global e de forma a fomentar a colaboração internacional a todos os níveis, dentro das diversas áreas da engenharia consideradas, esta conferência irá abordar algumas questões vitais da atualidade, incentivando a troca de informações sobre o estado-de-arte, partilha de conhecimento e trabalho em rede, com enfoque na engenharia e sustentabilidade.

A sessão de encerramento, marcada para as 14h20, do dia 11, focar-se-á no Desafio da Descarbonização. Será feita uma apresentação sobre o projeto CULATRA 2030, coordenado pela Universidade do Algarve, em parceria com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, selecionado recentemente pelo Secretariado da Clean Energy for EU Islands, para criar uma comunidade piloto em energias renováveis.

Esta sessão contará ainda com representantes do grupo CEiiA (https://www.ceiia.com/), um Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto que é uma referência internacional no domínio da mobilidade sustentável, incluindo áreas desde o aeroespacial até ao mar profundo.

Mais informação disponível em: https://increase.ualg.pt/2019/

Share Partilhar