Apresentação

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica é composto por uma equipa de Docentes e Funcionários que no seu conjunto asseguram o funcionamento de um Mestrado e Licenciatura em Engenharia Elétrica e Eletrónica, uma Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação, e de dois Cursos de Especialização Tecnológicos (CET).

A equipa de docentes do Departamento de Engenharia Eletrotécnica, cobre um leque alargado de especializações que resultam da sua experiência na participação e/ou coordenação de projetos de Investigação de Desenvolvimento Tecnológico (I&DT), de âmbito Nacional e Internacional. Para além da investigação realizada no ISE, existe uma forte cooperação com diversos Centros de Investigação Nacionais em diversos domínios da Engenharia, incluindo Eletrónica, Redes de Comunicação, Telecomunicações, Visão Computacional, Energias Renováveis, Comunicações Acústicas Submarinas, Sistemas de Controlo, entre outros.

Decorrentes da investigação fundamental e em parceria com empresas, os alunos de Mestrado participam na divulgação dos resultados científicos e técnicos obtidos sob a orientação dos docentes, através de apresentações em Congressos Internacionais e Nacionais, publicações em Revistas Científicas e submissões de pedidos de registo de Patentes, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento do tecido empresarial e para o seu próprio desenvolvimento profissional.

Orientado pelos princípios do Ensino Politécnico, o Departamento de Engenharia Eletrotécnica procura pautar o processo de ensino dos diversos cursos que assegura por uma forte componente prática, preparando os alunos para o desenvolvimento e utilização de equipamentos profissionais. Neste âmbito, uma nova metodologia de Ensino/Aprendizagem, denominada de Problem Based Learning (PBL), está a ser implementada na Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação, que prepara os alunos para os desafios do mercado de trabalho.

Essa formação prática é complementada com uma sólida componente teórica que prepara os alunos para a resolução de problemas reais e para responderem a uma constante inovação que caracteriza a Eletrotecnia e as Tecnologias de Informação e Comunicação, no seu todo.

Porque a empregabilidade e a integração profissional é um fator fundamental, todos os cursos do Departamento de Engenharia Eletrotécnica permitem a realização de um Estágio, em empresas nacionais ou estrangeiras. Para tal, são mantidos vários protocolos com empresas de referência, que facilitam a obtenção da uma primeira experiência profissional.

Os cursos estão também estruturados para facilitar a mobilidade Internacional dos alunos, através de programas Europeus (Erasmus), entre outros. Nesse âmbito, vários alunos de outros países Europeus e de fora da Europa frequentam as Unidades Curriculares dos diversos cursos.

A dinâmica introduzida pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica reflete-se também na realização periódica das Jornadas Técnicas de Eletrotecnia, que juntam empresas com investigação, pelas visitas às escolas no âmbito da Equipa UAlg, ou pelos programas Banda Larga na Rádio Universidade do Algarve (RUA).

Resultante do empenho do Departamento de Engenharia Eletrotécnica na formação dos seus alunos, os cursos ministrados têm sido reconhecidos pelos elevados índices de empregabilidade alcançados (ver referência) e pelos prémios sucessivos que têm sido ganhos pelos nossos alunos.