Aprendizagem cooperativa

 

Paulo Santos

Departamento de Engenharia Eletrotécnica, Instituto Superior de Engenharia

Licenciatura em Engenharia Elétrica e Eletrónica (1º ano)

 

Nº de estudantes: 32

 

Objetivo que se pretende atingir com o uso da estratégia

Melhorar as taxas de aprovação, motivar os alunos para o estudo da Física e evitar o abandono.

 

Tempo (i) de preparação e (ii) em aula       

algum tempo de preparação na 1ª vez, pois foram feitos materiais de apoio novos; ii) 2h por semana nas aulas TP

 

Recursos necessários (ex. espaço, organização do espaço, material, etc.)         

Sala de aula adaptada (neste momento não existe). Alunos organizados em grupos

 

"Frequência" de utilização (apenas uma vez ou frequentemente?)         

Durante todo o 1º semestre

 

"Prática": como é aplicada, o que requer dos estudantes, que instruções devem ser dadas     

Requer que os estudantes se organizem em grupos e que se sintam confortáveis no seio do grupo. Motivação para trabalhar em equipa. Instruções dadas pelo docente pontualmente. Tarefas semanais distribuídas, exercícios para resolverem em grupo, trabalho expositivo etc.

 

Principal motivação para colocar a estratégia em prática?         

Aumentar taxas de aprovação

 

Reação ou resposta dos estudantes?          

Ao início ficaram um pouco hesitantes, mas facilmente aderiram à estratégia.

 

Evidência(s) do sucesso da estratégia (para si próprio, enquanto docente, e para os estudantes)?     

Motivação dos alunos, sala cheia até final do semestre (motivação do docente). Taxa de aprovação mais elevada.

 

Escala - "usabilidade" com turmas grandes e/ou pequenas?       

Julgo que é indiferente se a turma é grande ou pequena.

 

Transferabilidade para outras UC que leciona? Como? Porquê?

...