Prize Winner: Best Paper Award – Young Scientist

Prize Winner: Best Paper Award – Young Scientist

João Duarte Pereira Sardo, aluno finalista do Mestrado de Engenharia Elétrica e Eletrónica, recebeu o prémio de melhor artigo para jovens investigadores apresentado no congresso em engenharia e sustentabilidade no século XXI, INCREASE 2017, com um trabalho com o título: “Portable Device for Touch, Taste and Smell Sensations in Augmented Reality Experiences”.  O objetivo do trabalho premiado é o de apresentar um dispositivo portátil capaz de proporcionar sensações de tato, paladar e olfato, a uma experiência de realidade aumentada. O prémio foi financiado pela empresa Águas do Algarve – Grupo Águas de Portugal.

Este trabalho está inserido num projeto de investigação desenvolvido numa parceria entre a empresa SPIC e a Universidade do Algarve, o projeto Mobile Five Senses Augmented Reality System for Museums (M5SAR). Este projeto visa desenvolver um sistema de realidade aumentada para ser um guia em eventos culturais, históricos e em visitas a museus, complementando ou substituindo a orientação tradicional dada pelos guias, sinais direcionais ou mapas. O sistema completo consiste numa aplicação para smartphone e num dispositivo físico (o trabalho premiado no congresso), para ser integrado no smartphone de forma a explorar os 5 sentidos humanos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Os sistemas tradicionais de realidade aumentada dão feedback sensorial a apenas dois dos nossos sentidos, a visão e a audição. Porém, a multimédia multissensorial concentra-se em fornecer comunicações imersivas e em melhorar a qualidade da experiência dos utilizadores. Assim, o desenvolvimento de um novo dispositivo portátil, que se conecta e adapta ao smartphone, permite ao utilizador sentir toque, cheiro e sabor (para além da visão e audição já proporcionadas pelo smartphone), expandindo a experiência digital típica para todos os cinco sentidos.

O congresso em engenharia e sustentabilidade no século XXI, INCREaSE 2017, organizado pelo Instituto Superior de Engenharia, teve como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento sustentável numa perspetiva multi-disciplinar. Para atingir este objetivo, o evento reúne diversas áreas da engenharia, aos quais se juntam outros tópicos também considerados relevantes. O congresso contou com a apresentação de cerca de 90 trabalhos científicos e apresentações técnicas.