Formação "Como elaborar um trabalho académico"

Foto: Matthew Feeney
Por acesso remoto via Zoom-Colibri

"Como elaborar um trabalho académico: Fundamentos da redação de um trabalho académico" é o título da formação que irá ter lugar no dia 09 de fevereiro, pelas 16h00, por acesso remoto via Zoom-Colibri. A sessão será apresentada por Filipa Perdigão e Rita Baleiro, docentes da Universidade do Algarve.

A elaboração de um trabalho académico exige um tipo de escrita caracterizada pelo rigor e pela precisão. Esta escrita implica conhecer e cumprir um conjunto complexo de regras e de tarefas (interpretar, organizar, selecionar, parafrasear, entre muitas outras) e manifesta-se no rigor da estruturação do trabalho, na natureza analítica do discurso, na formalidade do registo, na linguagem cuidada, precisa e analítica, na atenção ao pormenor, nas citações rigorosas das fontes e no cumprimento dos estilos de formatação das referências. Nesta formação, o objetivo é apresentar, de uma forma prática e através de diversos exemplos, um conjunto de estratégias que facilitam estes desafios e, consequentemente, contribuem para o sucesso académico.

Destinada a estudantes de licenciaturas, o módulo centrar-se-á nos seguintes tópicos:

• Estrutura do trabalho
  • Redação do trabalho – introdução e conclusão
  • Citações e as referências bibliográficas
  • Figuras e tabelas

A formação é gratuita e limitada a 20 participantes. A inscrição obrigatória deverá ser efetuada para ialves@ualg.pt, até dia 07 de fevereiro.

Organizada pela biblioteca da UAlg, em Portimão, a iniciativa confere certificado de participação.