Candidaturas do Concurso Estudante Internacional

A 1.ª fase de candidaturas do Concurso Especial Estudante Internacional decorre de 23 de janeiro a 01 de março. Nos dias 26 de janeiro, 9 e 27 de fevereiro realizar-se-ão três webinares sobre Estudar em Portugal, de modo a esclarecer possíveis dúvidas dos candidatos.
69

A Universidade do Algarve (UAlg) recebe estudantes internacionais (não nacionais de um país membro da União Europeia) para frequência de um ciclo de estudo de licenciatura (graduação) e mestrado integrado ao abrigo do Estatuto de Estudante Internacional.

Os diplomas conferidos pela UAlg são válidos e reconhecidos em todos os países da União Europeia permitindo realizar um cursos de mestrado e doutoramento em qualquer universidade da Europa.

Acesso e ingresso

No caso dos candidatos brasileiros, para os cursos de graduação (licenciatura e mestrado integrado), que tenham frequentado o sistema de ensino brasileiro, como a UAlg aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil as provas de ingresso serão substituídas pelos resultados obtidos no ENEM (a UAlg exige um mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das restantes provas), poderá utilizar a nota de qualquer uma das edições anteriores.

Este ano, os candidatos brasileiros que não tenham ENEM podem fazer as provas na UAlg e candidatar-se na 2.ª fase.

A UAlg aderiu também ao GaoKao/Liankao (China), ao Exame Unificado de Acesso (Macaue ao Bachillerato (Colômbia e Equador).

Os candidatos internacionais com validação ou reconhecimento a nível nacional devem aceder à informação de referente a Outros Países.

O ano letivo de 2023/2024 tem início em setembro de 2023.

Valor da propina / Taxa académica anual

• Entre 1.500 e 4.500 Euros para Estudantes Internacionais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e América Latina
  • Entre 3.500 e 4.500 Euros para Estudantes Internacionais

Pode ser paga até ao máximo de 10 mensalidades.

Calendário de candidaturas online

• 1.ª Fase (1)23 de janeiro a 1 de março de 2023
  • 2.ª Fase (1), (2)28 de março a 14 de abril de 2023
  • 3.ª Fase (1), (2), (3)19 de junho a 14 de julho de 2023 (alguns cursos poderão não disponibilizar vagas na 3.ª fase)

(1) Para candidatos que realizaram prova de acesso ao ensino superior, reconhecida pela UAlg, no seu país

(2) Para candidatos que realizaram prova de acesso ao ensino superior, reconhecida pela UAlg, no seu país ou que realizaram/realizarão prova de ingresso na Universidade do Algarve

(3) Para candidatos seriados através do programa SUPERNOVA

Taxa de candidatura: 50 Eurospor cada curso a que se candidate

Consultar mais informação e candidaturas online aqui

Webinares sobre Estudar em Portugal

A Universidade do Algarve vai realizar, nos dias 26 de janeiro, 9 e 27 de fevereiro, pelas 14h00 (hora de Brasília), Webinars destinados a estudantes brasileiros que tenham interesse em estudar em Portugal, nomeadamente através do ingresso num curso de graduação (licenciatura ou mestrado integrado).

Inscreva-se aqui

Curso livre de Matemática Básica

Este Curso de Matemática Básica abordará várias temáticas ligadas à Matemática abordadas no 3º Ciclo do ensino básico e ensino secundário em Portugal.

Pretende-se complementar ou reforçar a formação na área da Matemática de estudantes da UAlg que ingressam através do Concurso para Estudantes Internacionais, bem como promover o sucesso desses estudantes nas unidades curriculares da área da Matemática, que fazem parte do plano de estudos do ciclo de estudos em que ingressaram ou tencionam ingressar.

As candidaturas decorrem de 3 de abril a 23 de maio de 2023.

Candidate-se aqui