Campanha #ProtegeOTeuCampus apela à sensibilização em cibersegurança

A Universidade do Algarve associou-se à iniciativa de "Sensibilização em Cibersegurança" nas Instituições de Ensino Superior (IES), um projeto de colaboração entre a Rede Colaborativa MetaRed e o Instituto de Cibersegurança de Espanha (INCIBE), autor do kit original.
Share
 

A Cibersegurança tem alguma coisa a ver comigo? Todos os dias temos acesso a um vasto conjunto de informação pessoal, institucional, bancária, de saúde, de investigação, de propriedade intelectual entre outros. Todos os dias utilizamos os mais variados dispositivos (computador, tablet, smartphone,..) para aceder a essa informação. Estamos seguros? O meu papel na cibersegurança é relevante?

A Metared Portugal lança agora um kit informativo para dar resposta a estas e outras questões, sensibilizando a comunidade académica para a sua importância. Inicialmente desenvolvido pelo Instituto Nacional de Cibersegurança de Espanha (INCIBE) e depois adaptado pela rede global de IT de Instituições de Ensino Superior, MetaRed, para o contexto universitário, o documento é agora disponibilizado em português pela MetaRed Portugal para Portugal e Brasil.

A MetaRed Portugal é uma associação de instituições de ensino superior públicas e privadas portuguesas, aberta igualmente a outras entidades da administração pública que desenvolvam atividade relevante no domínio das TIC e em particular na sua aplicação no âmbito do ensino superior. Pretende ser um «ponto de encontro» para debate, reflexão e trabalho colaborativo sobre o uso de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no ensino superior, com total respeito ao princípio da autonomia das instituições, respeitando a sua liberdade individual para tomar suas próprias decisões, propondo recomendações e promovendo a partilha de experiências e boas práticas.

De acordo com a Verizon*, 85% das falhas que levam à perda de dados têm origem no erro humano. A IBM**, por outro lado, destaca que a engenharia social, o phishing, o compromisso do e-mail, as passwords comprometidas e as perdas acidentais de dados/dispositivos estão entre os vetores de ataque mais explorados por ciber-criminosos.

Fazemos parte deste grande mundo digital onde estudamos, trabalhamos e nos divertimos. Cada um de nós é parte essencial desta engrenagem. A campanha #ProtegeOTeuCampus vem no sentido de sensibilizar e informar as comunidades académicas para os riscos e as boas práticas na área da cibersegurança. Faz sentido que os jovens aprendam na universidade as melhores práticas para agirem e se defenderem neste âmbito.

O Kit é constituído por recursos gráficos, elementos interativos e informativos bem como outros recursos tecnológicos. O objetivo da Metared Portugal é que qualquer Instituição de Ensino Superior o posso utilizar e implementar de acordo com as necessidades específicas e velocidade adequadas. Mais de 23 instituições da MetaRed Portugal, universidades e politécnicos, já receberam o Kit e cerca de dez pretendem organizar a sua divulgação e a implementação conjunta de forma a ter um maior impacto.

O propósito desta iniciativa é aumentar o impacto das campanhas de sensibilização e destacar o papel que cada um de nós tem na segurança da Instituição.

A implementação do Kit em Portugal arranca em outubro de 2021, o mês europeu da Cibersegurança, uma iniciativa da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA), em que se destacam um conjunto de temas que fazem parte do Kit. A divulgação decorrerá ao longo de nove meses com várias ações dentro de cada IES.

O Kit tem o apoio à divulgação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), do RCTS CERT (um serviço de resposta a incidentes de segurança informática cuja origem ou o alvo seja a RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade) e da MetaRed Global, assim como a participação das Instituições de Ensino Superior Nacionais.

Sobre a Metared

A Metared é uma iniciativa que nasceu no IV Encontro Internacional de Reitores Universia, onde mais de 700 reitores de 26 países refletiram sobre a Universidade do Século XXI. Surge com a finalidade de servir de lugar de encontro, debate, reflexão e trabalho colaborativo sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas universidades, com total respeito pelo princípio da autonomia universitária. O seu contributo centra-se também na partilha de esforços e no contributo de boas práticas dos diferentes países.

Sobre a rede Universia

A Universia é a rede universitária de referência para a comunidade ibero-americana e desde a sua criação conta com o mecenato do Banco Santander. Reúne 1.341 universidades, que representam 19,9 milhões de professores e estudantes. Em Portugal a rede integra 31 instituições de ensino superior. Mais informação em www.universia.pt.

Relacionadas