Bolsas de Excelência da UAlg com número recorde de estudantes distinguidos
Esta edição contou com a participação de 54 empresas. Desde o seu início, no ano letivo 2012/13, a iniciativa já premiou 550 estudantes, totalizando um apoio de mais de 470 mil euros. As bolsas pagarão integralmente a propina do 1.º ano de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado, fixada em 697 euros.
Os estudantes colocados com a melhor classificação no respetivo curso, que ingressaram com uma nota de candidatura igual ou superior a 15 valores, foram seriados para atribuição de Bolsa de Excelência. Foram automaticamente selecionados todos os alunos que ingressaram na UAlg através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores.
As “pessoas certas” não surgem por geração espontânea (Paulo Macedo)
Com o apoio da Caixa Geral de Depósitos foram atribuídas nesta edição 15 Bolsas de Excelência, no valor global de 10.455 Euros. Do ponto de vista das empresas é muito importante atrair e apoiar as “pessoas certas”. Este ano, coube a Paulo Macedo, falar em nome dos empresários e das entidades envolvidas.
Recorrendo à expressão latina “alma mater”, que significa mãe criadora ou mãe que alimenta, o presidente da Comissão Executiva da CGD, perspetivando o futuro, garantiu que “daqui por uns anos quando o vosso currículo começar a ter várias páginas – depois passará para muitas páginas – já poderão escrever, com orgulho, “alma mater: Universidade do Algarve”. E, assegurou, “recordar-se-ão sempre, estou certo, do lema “estudar onde é bom viver”.
Sobre a colaboração da CGD com a UAlg, explicou: “este envolvimento de uma instituição como a nossa – um banco – com uma instituição como a vossa – uma Universidade – é-nos essencial”. Segundo a mesma fonte, a CGD é o banco que há mais tempo apoia o Ensino Superior em Portugal. São 28 anos de uma presença que pretendem continuar. “Em 2021 investimos no Ensino Superior 7 milhões e 600.000 euros. Temos uma quota de 50% da população académica Portuguesa. Contamos com 188.000 clientes universitários”.
Na perspetiva de Paulo Macedo, as bolsas de excelência representam “a justiça e o mérito de quem lutou por um objetivo e não só o conseguiu, mas também se superou, atingindo a excelência”.
Sobre a dinâmica da Universidade do Algarve, pode constatar que acompanha a realidade de um mundo em mudança. “Uma universidade com espírito nacional, a que se soma o ambiente internacional que aqui se respira. São cerca de 2000 alunos, de 80 nacionalidades. Umas Nações Unidas em ambiente jovem, à beira da Ria Formosa.”
Em relação aos homenageados, o presidente da Comissão Executiva da CGD referiu: “estou certo da participação de todos os premiados na construção de uma sociedade mais desenvolvida, equitativa e inclusiva, onde cada um de vocês fará a diferença, na certeza de terem em comum a ambição, a curiosidade, a vontade de aprender e de vencer os desafios do dia a dia”. Na sua opinião, “personificam o mérito, o esforço e a resiliência, de uma geração que reconhece que a educação e o conhecimento são o seu valor e futuro”. Por detrás deles, conclui, “estão as famílias, estão os amigos e os professores. E está esta nossa Universidade do Algarve, que dá corpo e solidez a todo este esforço”.
“A UAlg foi a minha primeira opção, a minha primeira vontade”
João Ricardo foi um dos estudantes contemplados. Com 19,16 valores escolheu Gestão de Empresas, em primeira opção, na Faculdade de Economia da UAlg. Nesta cerimónia, discursou em representação dos alunos premiados.
“A atribuição das bolsas de excelência, pela Universidade do Algarve, além de representar a mais calorosa receção aos novos alunos, é reflexo do prestígio, da honra e dos valores desta casa”, afirma João Ricardo. Para o novo estudante da UAlg, “premiar o mérito e a excelência figura com uma das mais nobres qualidades humanas, assente na capacidade de reconhecer o esforço intransigente, o trabalho honesto e a concretização de um objetivo”. Está convicto de que “só assim, somos capazes de construir gerações empenhadas, com vontade de procurarem o sucesso”. Com toda a certeza, refere, “não haverá maior porta de entrada para uma geração faminta de conhecimento do que esta valorização por parte daquela que será a sua casa por pelo menos três anos”.
Em relação à escolha da universidade, João Ricardo, considera que a UAlg “faculta um ensino de qualidade e um espaço de excelentes práticas científicas e pedagógicas”. Além disso, defende ainda que a UAlg oferece algo que mais nenhuma universidade pode oferecer. “Oferece-nos uma excelente qualidade de vida, um tempo maravilhoso, oferece-nos um paraíso. Parece-me a conjugação perfeita de motivos para justificar a escolha desta Universidade.”
“A UAlg é um parceiro de todos os agentes educativos”
No início do seu discurso, o reitor Paulo Águas felicitou os familiares e amigos dos alunos premiados, agradecendo publicamente o trabalho desenvolvido pelos professores, desde o ensino básico, ao ensino. “A Universidade do Algarve é um parceiro de todos os agentes educativos. Trabalhamos para isso.”
Paulo Águas agradeceu ainda às empresas, que desde a primeira edição apoiaram este projeto, e às que, entretanto, se foram juntando, permitindo que, pelo 11º ano consecutivo, tenha sido possível a entrega das bolsas de excelência. “É um sinal que acreditam nos jovens, que acreditam no futuro.”
Dirigindo-se a Paulo Macedo, o reitor da UAlg destacou ainda a assinatura da terceira renovação de um protocolo firmado entre as duas instituições em 2010, “o qual tem um impacto muito significativo no apoio que proporciona à formação dos nossos estudantes. As nossas parcerias remontam a 1995, o que me apraz registar”.
Falando para os estudantes, Paulo Águas assegurou-lhes que fizeram a escolha certa ao dar continuidade aos estudos e à formação. “Vivemos numa sociedade do conhecimento. Só através do conhecimento conseguiremos construir uma sociedade mais justa, mais inclusiva, mais solidária. É também o conhecimento que nos possibilitará o aumento dos níveis de bem-estar, individuais e coletivos, respeitando o planeta.” O reitor apelou ainda à participação ativa na vida académica.
A terminar, Paulo Águas centrou-se na importância de a Universidade contribuir para o cimentar de um conjunto de princípios que deverão acompanhar os estudantes ao longo das suas vidas: “Integridade, Solidariedade, Humanismo, Busca pela Excelência, Sentido Crítico, Inconformismo”.
Inauguração oficial do Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos
No âmbito desta cerimónia, decorreu ainda a inauguração oficial do novo naming atribuído ao Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos.
Sobre as Bolsas de Excelência
A iniciativa Bolsas de Excelência da UAlg pretende reconhecer o trabalho desenvolvido pelos estudantes, para além de constituir uma significativa ajuda para as famílias suportarem os encargos com os seus educandos. A UAlg pretende, assim, motivar os melhores alunos a prosseguirem a sua formação nesta Academia, facultando-lhes um ensino de qualidade.
Recorde-se que o repto foi lançado pela Universidade do Algarve e, mais uma vez, associações, autarquias e entidades de diversas áreas, como turismo, banca, saúde, imobiliário, comércio, novas tecnologias e serviços, se associaram à iniciativa, premiando o mérito e a excelência académica dos estudantes.
Fotos disponíveis para visualização na Galeria aqui.
Mais informações: https://www.ualg.pt/bolsas-de-excelencia