Cursos Livres

Curso Livre de Matemática

O Instituto Superior de Engenharia (ISE) organiza a 1.ª edição do Curso Livre de Matemática, que tem por objetivo a formação e o desenvolvimento de competências na área da Matemática, ao nível pós-secundário, e constitui uma oferta complementar à proporcionada nos vários cursos de formação inicial.

O funcionamento do curso assenta predominantemente no uso de novas tecnologias, nomeadamente, vídeos explicativos, resolução de exercícios e outros recursos multimédia de apoio ao estudo, complementados com uma componente presencial de apoio tutorial. Estes recursos, à disposição do estudante através de computadores pessoais e dispositivos móveis, tablets e smartphones, permitem estudar e resolver exercícios, com possibilidade de repetir visualizações contribuindo para melhorar a compreensão das matérias, com liberdade de horários.

Espera-se que as características desta oferta possam ajudar os estudantes a suprir dificuldades, que se vêm manifestando quer em abandono escolar quer em baixas taxas de sucesso escolar, com especial preocupação nos cursos técnicos superiores profissionais.

Os conteúdos programáticos do curso livre foram organizados de modo a permitir atribuição de equivalências entre conjuntos de unidades deste curso e unidades curriculares de matemática dos cursos técnicos superiores profissionais, nesse sentido se propõe a atribuição de equivalências conforme Tabela aprovada pelo Conselho Técnico-Científico do ISE.

Regulamento do Curso

Equivalências do Curso

Unidades Curriculares

 

O Instituto Superior de Engenharia organiza a 1.ª edição do Curso Livre em Digitalização e Modelação 3D, que tem início previsto a 11 de março.

Destinado, principalmente, a antigos alunos da Licenciatura em Engenharia Topográfica e do Curso de Cspecialização Tecnológica em Topografia e Cadastro, este curso tem como objetivo proporcionar contacto e conhecimentos relativos a tecnologias recentes de digitalização e modelação 3D, por aquisição de informação geométrica massiva a partir de fotografias digitais do objeto alvo de modelação 3D. 

 

O Instituto Superior de Engenharia organiza a 1.ª edição do Curso Livre em Mobilidade Sustentável, que irá iniciar a 4 de fevereiro.

Contexto

Os atuais paradigmas da sustentabilidade e da resiliência focalizam-se no desenvolvimento económico, na inclusão social, na participação pública, na proteção do ambiente e na gestão de riscos. Neste âmbito requer-se uma Mobilidade Sustentável onde se pretende diminuir a intensidade carbónica da mobilidade urbana, promover um maior equilíbrio entre o uso do transporte individual motorizado e os coletivos e modos suaves, reforçar a utilização dos transportes coletivos, promover a intermodalidade e garantir critérios de qualidade nas infraestruturas pedonais e cicláveis e nas interfaces modais.

Este curso irá abordar as seguintes temáticas:

  • Abordagens à provisão de transportes. Mobilidade sustentável. Política Europeia e Nacional de Mobilidade Urbana.
  • O Sistema Mobilidade Urbana. Meios e modos de transporte.
  • Planeamento e gestão da rede viária – princípios de planeamento e desenho.
  • Transportes suaves e moderação de tráfego. Acalmia de tráfego.
  • Rede Pedonal - Princípios de Planeamento e Desenho da Rede Pedonal. Decreto-Lei 163/2006 e a acessibilidade para todos.
  • Rede Ciclável - Princípios de Planeamento e Desenho da Rede Ciclável.
  • Redes e serviços de transportes públicos. Mobilidade inteligente.
  • Interfaces de transportes públicos de passageiros.
  • Estacionamento. Cálculo de capacidade de vias e dimensionamento de intersecções.
  • Acessibilidade, Mobilidade e Transportes nos Planos Municipais de Ordenamento do Território e nos Planos de Pormenor de Reabilitação Urbana.

INSCRIÇÕES